Semana de boas e surpreendentes degustações: cervejas acessíveis e deliciosas como eu não via há tempos!
Mikkeller Wheat is the New Hops: IPA americana produzida com trigo não maltado e fermentada com Brettanomyces. Experimental, surpreendente e excelente! Fazia muito tempo que eu não tomava um novo lançamento no nosso mercado que me animasse tanto quanto esta breja. O frescor cítrico e herbal do lúpulo (maracujá, capim limão, cidreira), elegantérrimo, casa surpreendentemente bem com as frutas frescas (uvas, peras) e o "twist" animal das Brettanomyces. Inovação que não custa os olhos da cara, para quem cansou das mesmas IPAs de sempre.
Invicta Imperial Stout: a stout imperial da Invicta está excelente, a despeito de suas notas medíocres aqui no Brejas. Corpulenta, bem doce, com aroma potente de chocolate daqueles "do padre", caramelo e frutas vermelhas sobre um fundinho de café. Uma pancada. Perdoem-me os puristas, mas me lembrou (bastante até) a lendária 3 Floyds Dark Lord, só que custando um preço justo.
Colorado Demoiselle: tenho um carinho especial por esta cerveja que me inspirou a colecionar rótulos, e ainda acho que ela é a melhor porter patropi. Café, chocolate e floral impecavelmente misturados sobre um fundinho frutado. Macia, acolhedora.
E dois bons vinhos tintos:
Periquita 2011: tinto português interessante, com muita madeira (parece que você está mastigando um criado-mudo), ameixa madura, anis-estrelado e um fundinho de toffee de café. Pena que não seja tão equilibrado na boca para fazer jus ao aroma.
Terrazas Reserva Malbec 2011: clássico argentiníssimo. Doce, corpulento e envolvente como deve ser um malbec, com muita fruta madura, alguma violeta e um achocolatadinho que vai ganhando força com o tempo. Bem-resolvido, não erra.