Cervejas vencidas, comprar ou não ?

Mais
15 anos 4 meses atrás #4214 por Toribio Malagodi
Alexandre e Anderson, o meu bolso agradece !!! Agora vou começar a comprar sem medo !

Abs e boas festas !
Mais
15 anos 4 meses atrás #4221 por Fernando M Pacheco
Concordo que a data de validade é algo um tanto arbitrário. Muitas vezes a cerveja vencida ainda está boa, além disso muitas cervejas dentro da data de validade já estão ruins.

Mas tem que ficar claro que a data de validade não é uma mera formalidade. Ela tem uma razão de ser. Ela é a garantia do produto. O fabricante e o vendedor tem que se responsabilizar pela qualidade do produto enquanto estiver dentro da data de validade. Se o produto estiver estragado dentro da data eles tem a obrigação de trocar por outro. Já o produto vencido não tem nenhuma garantia, o risco é todo seu.

Ahh, além disso vender produto vencido é crime e dá cadeia. É melhor o pessoal da Costi ficar esperto...
  • um visitante
Mais
15 anos 4 meses atrás #4223 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cervejas vencidas, comprar ou não ?
Eu acho que esse negócio vai mais da conservação (estocagem) do que da idade em si, vou repetir o que já disse em algum lugar por aqui, segundo um mestre cervejeiro da AmBev, a cerveja nunca estraga no sentido de fazer mal, ela pode perder algumas características, ou ganhar outras desagradáveis, mas a estocagem é que vai influenciar isso.

Data de validade pra cerveja é burocracia ignorante da ANVISA, o correto seria como no vinho: "prazo de validade indeterminado desde que conservada em local seco, fresco, ao abrigo da luz e com sua vedação original."

O que ouço dizer é que uma cerveja nova mostra mais frescor.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4228 por Fabio Castelucci
Sempre me dei bem com cervejas vencidas, eu tento evitar, mas se acho uma oportunidade boa e uma promoçao legal, nao perco.
Ja fui assim na Hacker Pschor, Black Sheep Ale e Achel... yodas estavam boas e sairam baratissimas!!!!
Mais
15 anos 4 meses atrás #4230 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio (Guima) escreveu:

o correto seria como no vinho: "prazo de validade indeterminado desde que conservada em local seco, fresco, ao abrigo da luz e com sua vedação original."

Acho que não é assim, não, Guima. Há estilos que não têm estabilidade suficiente para isso, e que realmente ficam muito prejudicados se estocados por, digamos, um ano. Mesmo que sejam bem estocados. A química da oxidação faz uma série de coisas com as cervejas: atenua amargor e aroma de lúpulo, atenua ésteres, converte fenóis uns nos outros, desenvolve novos compostos químicos e mesmo novos gostos básicos (cervejas bem envelhecidas podem desenvolver gosto de umami, por exemplo, que vc nunca encontra em cervejas jovens) etc. Tem cervejas que aguentam bem e que podem ficar até melhores, até um certo ponto de envelhecimento. Outras, ao saírem da fábrica, já começaram o caminho descendente e só vão piorar dali em diante.

Quem entende um pouco mais sabe quais cervejas podem envelhecer e quais se deve tomar preferencialmente jovens. Para o consumidor leigo, porém, a data de validade é uma importante indicativo da necessidade de consumir esta ou aquela cerveja mais fresca. Senão o pessoal vai sair achando que qualquer cerveja é cerveja de guarda, e vai começar a envelhecer pale lager. Já deixei uma American lager "envelhecendo" por uns 8 anos, em condições razoáveis de armazenamento, e posso dizer que estava completamente estragada quando abri. Saiu marrom.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
Mais
15 anos 4 meses atrás #4234 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cervejas vencidas, comprar ou não ?
Mas com o vinho é a mesma coisa, Marcussi, existem os apropriados para consumo imediato, como exemplo cito a maioria dos varietais do novo mundo que não passam por madeira e se guardados por muito tempo, mesmo que em condições ideais, vão alterar a cor, o aroma, os taninos vão "morrer", etc. O vinho fica uma bosta, oxidado, marrom, com gosto de "baú"... mas nos contra-rótulos destes a frase "...desde que mantido..." está lá. Muito diferente de um iogurte, por exemplo, que se tomado bem depois da validade pode te dar uma caganeira sem precedentes ! A questão é: a validade está relacionada às sensações organolépticas ou à saúde ?
Tempo para a criação da página:0.450 segundos