Cervejas vencidas, comprar ou não ?

Mais
16 anos 5 meses atrás #4237 por Alexandre Almeida Marcussi
Pensando como produtor, eu preferiria indicar ao meu consumidor a janela de tempo dentro da qual eu acredito que o meu produto terá um desempenho (sensorial) otimizado. Acho que dizer que uma pilsner estará "boa para consumo" por tempo indeterminado é enganar o consumidor, que abre uma garrafa desse estilo esperando certas características que não se mantêm por muito tempo. Como consumidor, nós, apreciadores, sabemos quais cervejas devem ser tomadas jovens e quais podem se beneficiar de um pouco de envelhecimento (e poderíamos até dar um "chute esclarecido" acerca do tempo que podemos envelhecer esta ou aquela), mas o consumidor leigo não tem nenhuma base para saber isso. A data de validade é um indicativo seguro de qualidade, não apenas de dano à saúde.

Claro que há discrepâncias. A maior parte das datas de validade computa uma "janela de tolerância", isto é, o produto normalmente aguenta mais tempo do que o indicado (isso para qualquer tipo de produto com data de validade). E existem algumas "bolas fora" mesmo. Por exemplo, a Baden Baden Red Ale teoricamente fica boa por muito mais tempo do que o indicado na validade, mas para o consumidor leigo, é como o Fernando falou, existe uma garantia de qualidade.

Ainda acho que tudo o que for possível para esclarecer o consumidor deve ser empregado pelos produtores. Ainda mais porque o brasileiro ainda é muito "deseducado" no consumo de cervejas. No fundo, é um pouco como as recomendações de temperatura de degustação. Vc pode tomar em temperaturas diferentes? Claro que pode. Vai estar boa? Muito provavelmente (algumas mais, outras menos). Eu, por exemplo, costumo gostar de cerveja acima da temperatura indicada. Mas o produtor indica a temperatura em que ele acha que a maior parte das pessoas vai preferir sua cerveja, de acordo com certas características esperadas pelo estilo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
  • um visitante
Mais
16 anos 5 meses atrás #4330 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Cervejas vencidas, comprar ou não ?
Então, partindo deste princípio, os produtores de vinho (ou a ANVISA) estão erradíssimos ao afirmarem que um certo Sauvignon Blanc nacional estará apto pro consumo em qualquer data vindoura desde que conservado ao abrigo de luz e blablablá...
Mais
16 anos 5 meses atrás #4331 por Lucas F. Zurwellen
Bom o Barril que tava a um bom tempo quardado (+- 1 ano) e foi dado de presente pra minha família tava vencido e virou vinagre, agora o vinho Bordeaux safra 1995 tava mais do que ótimo.

Certas coisas não foram feitas para durarem muito, mas acho q se tiver bem guardado da forma correta pode durar bem e no caso de comprar uma que tenha vencido a pouco tempo ou está pra vencer da pra guardar por um tempo.

Isto é, fldo de cervejas que não são especiais para se guardar como há muitas por ai!

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Mais
16 anos 5 meses atrás #4334 por Jonas Almeida
não é probibido vender produtos fora do prazo de validade?
Mais
16 anos 5 meses atrás #4336 por Ivan Sellegatto Gomes
Jonas Almeida escreveu:

não é probibido vender produtos fora do prazo de validade?

Com certeza que é, mas por exemplo eu comprei alguumas cervejas que a data de validade é algo como 11/04/2028 ou outras que vem marcado best after 2011. então muitas cervejas poderiam vir com um prazo de validade maior.
Mais
16 anos 5 meses atrás #4358 por Jonas Almeida
2028 é ótimo, qual era??
Tempo para a criação da página:0.476 segundos