Cervejas vencidas, comprar ou não ?

Mais
15 anos 4 meses atrás #4168 por Toribio Malagodi
Hoje eu fui fazer compras de cervejas, e deparei com uma estante com cervejas mais baratos ainda, por estarem vencidas. Nao preciso dizer que com os precos, fiquei com vontade de comprar, mas receoso se a qualidade tava comprometida.

Gostaria de saber o que voces recomendam ? COMPRA OU NAO ? Varia ?

Cerveja Vencida tem uma grande diferença ?

Abs
Mais
15 anos 4 meses atrás #4169 por Anderson Martins
Cara, no geral não da muita dicferença não..., vou citar um exemplo, tenho 2 Hoegaarden la em casa que já estão vencidas desde jul/09, a ultima vez que eu abri uma dessa leva não senti diferença nenhum, estava uma delicia. Essas são as remanecentes de uma compra que fiz no Wal Mart que estava liquidando as Hoegaardens por R$1,28 justamente por estarem vencendo, comprei varias.

Passa a dica aí pra galera, onde você achou essas cervejas vencidas???
Mais
15 anos 4 meses atrás #4178 por Toribio Malagodi
Foi na Costi bebidas, de Porto Alegre.

Tem Venda on line para delirio de alguns aqui !

Esse mesmo link vai direto para os que já estao vencidas e com preços mais baixos.

www.costibebidas.com.br/galeria.php?categoria=210

O problema é que eu tomei uma Achel Trapist 8 do mesmo local, vencida de agosto deste ano, e nao foi uma boa experiencia, o sabor foi maravilhoso, o problema é que tinha muito, mas muito residuos, mesmo sem agitar... Ai acabou nao sendo agradavel que seria.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4202 por Alexandre Almeida Marcussi
Toribio, eu acho que em geral vale a pena comprar, sim. Já tive experiências agradáveis com cervejas vencidas (lembro-me especialmente de uma Gouden Carolus Easter Beer que estava uma delícia). Agora, uma coisa a se prestar atenção é o estilo: cervejas mais delicadas ficam prejudicadas muito mais rápido e de forma muito crítica, enquanto outros estilos "oxidam bem" e podem até ficar melhores (ou diferentes, mas ainda assim interessantes).

O melhor juiz será vc mesmo: prove a cerveja e veja se detecta off-flavors tipicamente associados à oxidação, como aromas de papelão, de ralo, de sabão etc. Mesmo uma cerveja seriamente prejudicada ainda pode ser uma experiência interessante pelo "aprendizado".

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 4 meses atrás #4205 por Toribio Malagodi
Alexandre, foi um belissismo comentário mesmo, esse é o objetivo das brejas, sempre estamos aprendendo.

Queria saber, se pode me indicar os estilos que ficam bem e as delicadas que podem nao ficar bem.
Mais
15 anos 4 meses atrás #4207 por Alexandre Almeida Marcussi
Toribio, em primeiro lugar, ales refermentadas na garrafa (ou seja, com levedura na garrafa) tendem a envelhecer melhor do que cervejas filtradas. Cervejas com teor alcoólico abaixo de 6% ou 7% geralmente não possuem estrutura para envelhecer muito bem, então o risco de oxidação desagradável é maior. Além disso, cervejas escuras geralmente possuem uma estabilidade melhor do que as claras. A exceção mais óbvia a todos esses critérios são as lambic, que são geralmente claras e pouco alcoólicas, mas envelhecem bem.

Estilos especialmente delicados, pouco propícios a oxidar bem, são as pilsner, as witbier, as blonde ales, as Weissbiere etc. Estilos especialmente propícios (pode comprar sem medo) são Belgian dubbel, Belgian tripel, strong ale, old ale, Belgian strong dark ale e barley wine.

Mas, como eu disse, vale a pena se aventurar. Mesmo se a cerveja estiver prejudicada, normalmente o aprendizado já vale o preço (se não for uma cerveja muito cara, óbvio). E os prazos de validade têm muito de "fictício": veja o exemplo que o Anderson deu sobre a Hoegaarden vencida, que estava bem fresca.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.406 segundos