Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Mais
12 anos 3 semanas atrás #45760 por Sandro

Gil Lebre Abbade Franco escreveu:

Rafael Sousa escreveu: Talvez aumentem as opções, Sandro. Não sei já era comum, mas hoje reparei na DadoBier lager de 270 ml a R$1,29 no Pão de Açúcar: artesanal (não tem milho pelo menos) na faixa de preço das de massa - tava o mesmo preço da Skol do mesmo volume -, pra mim, é novo.

Demais a explicação, Marcusi. Valeu!

só um adendo, na última vez que provei a Dado Bier Lager, a garrafona grande de 970ml, senti um poço de DMS, então se você está fugindo dos "vegetais cozidos", não arriscaria nela.

Nem me fala, to correndo !!

Ando comprando Heineken, Sul-Americana, Paulistânia, Therezopolis Gold e etc

DMS never more :(
Mais
11 anos 10 meses atrás #47667 por Sandro
Não sei posso responder em um tópico com mais de 2 meses parado, mas vamos lá ...

Quero agradecer quem indicou a Kaiser Bock no tópico, embora um pouco "aguada", mas uma bela Bock por um preço bem bacana! E puro malte ainda ^^

Além disso, esses dias tomei o Chopp Ashyb e fiquei impressionado, tanto o Claro como o Escuro. Dignos de nota 9/10

valeu ^^
Mais
11 anos 10 meses atrás #47672 por Claudinei  

Sandro escreveu: Quero agradecer quem indicou a Kaiser Bock no tópico, embora um pouco "aguada", mas uma bela Bock por um preço bem bacana! E puro malte ainda ^^

Esta cerva já tem 20 anos de estrada, ousou e inovou numa época em que o mercado brasileiro era envolto em um oceano amarelado de lagers pálidas e aguadas, e por isso tem o meu respeito. Seu corpo sempre variou entre leve a médio, mas em qualquer "safra" ela com certeza se apresenta mais encorpada que a grande maioria dessas lagers padrão por aí. Só pela sua belíssima coloração avermelhada, seu aroma e sabor de malte tostado/caramelizado e o preço camarada já vale a pena!
Mais
11 anos 10 meses atrás #47674 por Sandro

Claudinei   escreveu:

Sandro escreveu: Quero agradecer quem indicou a Kaiser Bock no tópico, embora um pouco "aguada", mas uma bela Bock por um preço bem bacana! E puro malte ainda ^^

Esta cerva já tem 20 anos de estrada, ousou e inovou numa época em que o mercado brasileiro era envolto em um oceano amarelado de lagers pálidas e aguadas, e por isso tem o meu respeito. Seu corpo sempre variou entre leve a médio, mas em qualquer "safra" ela com certeza se apresenta mais encorpada que a grande maioria dessas lagers padrão por aí. Só pela sua belíssima coloração avermelhada, seu aroma e sabor de malte tostado/caramelizado e o preço camarada já vale a pena!

100% de acordo. Foi uma bela surpresa pra mim!
Mais
11 anos 10 meses atrás #47686 por Paulo Fernandes

Alexandre Marcussi escreveu: Galera, essa é uma confusão comum e fácil de ser sanada.

1. O milho é usado como adjunto em alguns estilos de cerveja para conseguir mais álcool sem aumentar demais a doçura e o corpo da breja (porque o milho produz açúcares 100% fermentáveis, e o malte de cevada não). Esse tipo de uso do milho não deixa sabor residual perceptível na cerveja.

2. O sabor de milho que se pode sentir em várias cervejas vem de um composto sulfúrico chamado dimetil-trissulfeto (o famigerado DMS), que é originário do malte de cevada. Esse sabor pode estar presente em qualquer cerveja e normalmente indica um defeito, mas também pode ser parte esperada do perfil sensorial de alguns estilos, entre os quais as lagers claras.

Ou seja: muitas lagers claras têm sabor e aroma de milho, uma mais, outras menos. Mas isso não tem nada a ver com o uso do milho na receita. A Skol é uma marca em que o DMS é especialmente sensível, e é um atributo esperado.

É por aí mesmo. não é só porque leva mel na receita que a cerveja vai ter gosto de mel, e não é só porque leva açúcar mascavo ou milho que ela vai ter, necessariamente gosto residual dessas substâncias.

Assim como, p.ex, notas de cacau podem ser encontradas independentemente da adição de cacau, notas de milho podem não ser causadas pelo milho.

provavelmente esse é um tópico controverso e meu conhecimento de cerveja é extremamente informal, então essa é uma opinião rasa que eu exponho.

pra mim tem cereais muito menos nobres que o milho, como o arroz.
Mais
11 anos 10 meses atrás #47687 por Paulo Fernandes
www1.folha.uol.com.br/ciencia/1164823-ce...esquisa-da-usp.shtml

galera logo no final da matéria, depois ad foto a cerveja tem uma LISTA COM AS CERVEJAS NACIONAIS COM ALTO TEOR DE CEVADA.

certamente acho que isso te ajuda em alguma coisa.

no mais, tendo condição financeira parte logo pras cervejas alemãs e britânicas.
Tempo para a criação da página:0.478 segundos