Cerveja nacional tem muito milho, afirma USP

Mais
12 anos 2 meses atrás #44860 por Sandro

Claudinei   escreveu:
Um tio meu também é alérgico a milho. Não pode nem chegar perto. Talvez a melhor opção para você seja mesmo as cervejas isentas deste cereal. Sabia que muitas ales belgas também levam milho? Por exemplo, a Leffe... você já chegou a prová-la?

Sabia sim Claudinei, nunca provei a Leffe. Basicamente eu tomava Skol, Brahma Extra, Heineken e Original uns dois anos atrás.
Ai a qualidade foi caindo, na minha opinião, daí mudei basicamente para Heineken e Stella Artois. Só que, apesar de uma bela cerveja, a Stella também tem cereais em sua composição, mas especificamente não sei quais são.
Eu começei a pesquisar de verdade recentemente, através do Brejas.com. Sou um Neófito na arte ...rs

Por outro lado, algumas comerciais, como a Bud americana, não levam milho, e sim arroz. Se você não se importar em beber uma cerveja extremamente leve e neutra, como é a Bud, está aí mais uma opção.

Já tomei a Bud americana e uma versãoe especial que um primo trouxe de Orlando, de 500 ML. Achei muito boa!

A Heineken e a Therezópolis Gold são ambas puro malte. Mas entre as duas prefiro a Heineken. Considero a Heineken mais equilibrada, graças ao seu amargor final (choque dulçor X amargor). A Gold tem um amargor baixíssimo, quase zero, dessa forma o que resta no sabor é basicamente aquele dulçor dos açúcares não fermentados do malte. Mas isso é apenas uma questão de gosto pessoal...

È que pra mim a Therezópolis Gold foi novidade :)
Comprei junto a Paulistânia e uma Sul Americana. Esta semana devo fazer a "degustação".

Também tenho que concordar com vc sobre a Heineken Claudinei, no fim do ano passado tomei muitas. Apesar de ter achado a Therezópolis Gold melhor, não posso de jeito nenhum, menosprezá-la. Foi uma pequena festa :)

Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #45486 por Rafael Sousa

Claudinei   escreveu: Sabia que muitas ales belgas também levam milho? Por exemplo, a Leffe... você já chegou a prová-la?

Não sabia disso não, Claudinei. Então nem a presença de cereais não maltados seria um critério absoluto para determinar a qualidade de uma cerveja?
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Rafael Sousa.
Mais
12 anos 1 mês atrás - 12 anos 1 mês atrás #45491 por Alexandre Almeida Marcussi

Rafael Sousa escreveu: Não sabia disso não, Claudinei. Então nem a presença de cereais não maltados seria um critério absoluto para determinar a qualidade de uma cerveja?

De jeito nenhum. Adjuntos não precisam ter nada a ver com qualidade. Para você ter uma ideia, quase todas as melhores strong ales belgas levam entre 10% e 20% de adjuntos, algumas chegam a 30% (normalmente açúcar ou caramelo, mas podem ser derivados de milho também, como é o caso das Leffe e Gouden Carolus). Agora, nas escolas alemã e inglesa, aí sim ser puro-malte pode ser considerado um critério de excelência.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 12 anos 1 mês atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
12 anos 1 mês atrás #45501 por Claudinei  

Rafael Sousa escreveu: Não sabia disso não, Claudinei. Então nem a presença de cereais não maltados seria um critério absoluto para determinar a qualidade de uma cerveja?

Qualidade é um conceito mais complexo, até mesmo subjetivo. Estamos acostumados a "malhar" os cereais não-maltados devido a presença dos mesmos nas insípidas lagers ultra-populares, e quando provamos uma puro-malte de uma artesanal qualquer, ou alemã, percebemos aquele dulçor residual e o corpo maior e dizemos "essa cerveja tem qualidade!"...

No caso de muitas ales belgas, como o Marcussi mencionou, que tradicionalmente levam adjuntos (mas não são "insípidas" como as lagers citadas acima), podemos dizer que têm, sim, muita qualidade, tanto quanto as lagers alemãs que seguem a Reinheitsgebot. Mesmo as "insípidas" têm lá a sua qualidade, se considerarmos sua proposta, sua padronização e o rígido controle e tecnologia usados no processo de produção. Enfim, acho que qualidade não está ligada unicamente à intensidade de sabor do produto e à satisfação pessoal. Isso daria uma boa discussão... :woohoo:
Mais
12 anos 1 mês atrás #45503 por Sandro
Que bom que o tópico continua gerando uma discussão de alto nível!!

Hoje fui a um aniversário e só tinha Brahma de 600 ml. A bendita caiu que nem uma rocha no meu estômago. rs

Sem sabor, sem colarinho, sem consistência. Só sinto o maldito sabor do milho, deve ser psicológico mesmo. De quebra, levei uma Sul Americana e uma Paulistânia. Quem experimentou gostou muito.

Hoje pra mim qualidade é Puro Malte :) Faz algum tempo tive o prazer de conhecer o Bar do Alemão em Itu. Tomei um Chopp alemão que fique de queixo caído, mas mesmo perguntando duas vezes ao Barman o nome do fabricante, eu não lembro :(
Mais
12 anos 3 semanas atrás #45759 por Gil Lebre Abbade Franco

Rafael Sousa escreveu: Talvez aumentem as opções, Sandro. Não sei já era comum, mas hoje reparei na DadoBier lager de 270 ml a R$1,29 no Pão de Açúcar: artesanal (não tem milho pelo menos) na faixa de preço das de massa - tava o mesmo preço da Skol do mesmo volume -, pra mim, é novo.

Demais a explicação, Marcusi. Valeu!

só um adendo, na última vez que provei a Dado Bier Lager, a garrafona grande de 970ml, senti um poço de DMS, então se você está fugindo dos "vegetais cozidos", não arriscaria nela.

nem "brahmeiro", nem "beer snob"
Tempo para a criação da página:0.480 segundos