As melhores cervejas que vocês degustaram em 2012

Mais
13 anos 3 meses atrás #43982 por FiL Crux

Clésio Gomes Mariano escreveu: Depois de ver a lista do Fil até dá vergonha postar uma própria :silly:

Quê isso Clésio! Aposto que você tomou muita coisa boa também. ;) Compartilhe conosco!
Mais
13 anos 3 meses atrás #43983 por Renato .
KRa não vou colocar em ordem mesmo pq não estou mais passando minhas avlaiações pro ranking então não tenho noção das notas mas 10 brejas que me lembrei positivamente em meu 2012

Plyni the Elder
Yeti Oak Age
Ten Fidy
Infinium Ale
Dog Fish Miles Davis
Bodeborwn Black Rye Ipa
Brix Madera
Old Raputim
Pere Jacques
Midas Touch
Mais
13 anos 3 meses atrás #43987 por Alexandre Almeida Marcussi
Legal esse tópico! Escolhi dez brejas que bebi pela primeira vez em 2012 (ou que foram abertas depois de algum tempo de guarda) e as apresento sem uma ordem específica, comentando por que as achei imperdíveis. Foi um ano bem "belga" para mim, com destaque para as excelentes cervejas da De Dolle e da Cantillon. Vamos lá:

De Dolle Oerbier Special Reserva: uma Belgian dark strong ale maturada em carvalho durante 18 meses. A enorme complexidade de frutas, tostados e especiarias da receita original soma-se aos aromas animais, amendoados e amadeirados, aos taninos e à acidez lática da maturação como em uma oud bruin.

Biertruppe Vintage Nº 1 (2 anos de guarda): ela já era incrível quando foi lançada, mas a evolução amaciou ainda mais os maltes sem lhe tirar corpo nem amargor. Frutas, muita madeira, alguma autólise em equilíbrio bacana.

De Struise Pannepot Old Fisherman's Ale 2010: esta versão bem condimentada, um pouco mais rústica e torrada de uma Belgian dark strong ale é um feito da De Struise. A torrefação gentil e agradável não ofusca a avalanche de frutas e especiarias. Pena ter chegado ao Brasil tão cara.

Cantillon Lou Pepe Framboise Vintage 2002 (8 anos de guarda): a longa guarda ainda preserva um pouco da fruta e muito da acidez implacável da Cantillon, mas já a complementa com uma profundidade de aromas de maturação e um perfil carnudo de proteínas que lhe deram mais elegância que as lambics jovens.

De Dolle Arabier: Belgian IPA na medida, puríssima, com muitas frutas frescas elegantamente escoltadas pelos aromas florais, herbais e condimentados, bem rústicos, do dry-hopping de Nugget em flor de Popperinge.

Duchesse de Bourgogne: Flanders red impiedosa e carregada. Malte tostado e muita madeira e acético, com um toque acetonado que impressiona fortemente e não desagrada. Rótulo cuja chegada ao Brasil, a bons preços, eu comemorei muito.

De Struise Cuvée Delphine: dentre todas as que provei, esta mostrou-se o melhor dos experimentos da De Struise com maturação em madeira (barris de bourbon). A madeira amaciou os maltes torrados, intensificou as frutas e lhe deu ares abaunilhados e de álcoois perfumados, sem muita oxidação.

Cantillon Kriek 100% Lambic Bio: no ano em que me apaixonei perdidamente pelas lambics, elegi esta como minha lambic de frutas preferida. Seca, ácida, elegante, com a fruta, o amendoado, os aromas de Brett e um incrível toque de especiarias doces em equilíbrio perfeito.

Chimay Bleue 1986 (26 anos de guarda): é verdade que ela já havia passado do ponto ideal de consumo. O aroma vínico já estava se transformando em químico, mas a picância e o forte salgado de autólise ainda equilibravam heroicamente a doçura. Surpreendentemente harmônica para sua idade.

Bamberg St. Michael: a mais surpreendente das cervejas nacionais que provei em 2012. A Bamberg conseguiu aqui ao mesmo tempo respeitar a tradição alemã (a mais rígida das escolas cervejeiras) e praticamente criar um estilo novo, que mistura as frutas da Weizenbock com o aroma de dry-hopping e uma pegada acética e defumada da maturação em madeira. Ótima criação!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 3 meses atrás #43988 por Clésio Gomes Mariano

FiL Crux escreveu:

Clésio Gomes Mariano escreveu: Depois de ver a lista do Fil até dá vergonha postar uma própria :silly:

Quê isso Clésio! Aposto que você tomou muita coisa boa também. ;) Compartilhe conosco!

Eu sou muito iniciante, ainda não experimentei cervejas suficientes para fazer um Top 10 decente. Comecei a degustar mais seriamente em setembro passado, atualmente tenho 108 rótulos na lista de degustadas e só sete deles considero memoráveis:

Abbaye des Rocs Brune
BrewDog/Mikkeller I Hardcore You
Colorado Vixnu
Delirium Tremens e Nocturnum
La Trappe Quadruppel
Tripel Karmeliet

Tenho aqui estocados mais 59 rótulos, entre eles todas as outras trapistas (menos Westvleteren), St. Bernardus, Gouden Carolus, Rogue, Founders... mas vou de pouco em pouco. Na verdade eu nem tenho paladar ainda para apreciar em toda sua plenitude uma CBS, por exemplo. Quando começar 2014 acho que já terei condições de fazer um Top 10 legal.
Mais
13 anos 3 meses atrás #43989 por Alexandre Almeida Marcussi

Clésio Gomes Mariano escreveu: Abbaye des Rocs Brune
BrewDog/Mikkeller I Hardcore You
Colorado Vixnu
Delirium Tremens e Nocturnum
La Trappe Quadruppel
Tripel Karmeliet

Começou muito bem para um tempo de 4 meses! A Colorado Vixnu realmente está excelente (impressionou os cervejófilos estrangeiros a quem a mostrei), e a Tripel Karmeliet para mim ainda é *a* tripel de referência. Cervejinha infalível, que consegue o feito de agradar todo mundo. Virou minha breja oficial para celebrações.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 3 meses atrás - 13 anos 3 meses atrás #43990 por Bruno Moreno de Brito
10 Skol
09 Brahma Malzbier
08 Baden Baden Golden

kkkkkkk brincadeira, eu não tive acesso a tantas brejas Mestre jedis igual você Fil, mas vamos la!

10 New Belgium & Alpine Lips of Faith Super IPA
09 Great Divide 18TH Anniversary Wood Aged Double IPA
08 Westvleteren 12
07 Stone Self Righteous Ale
06 Struise & 3 Floyds Shark Pants
05 Brewdog Paradox Isle of Arran
04 Brooklyn Black Ops
03 Great Divide Yeti
02 Stone Imperial Russian Stout
01 Struise Black Albert

Aproveitando vou colocar tbm meu TOP 10 caseiras

10 Cabeça de Escritor Labirinto Oatmeal Stout
09 Luda Frankenstein Oatmeal Stout com baunilha
08 Prima Satt Belgian Blond
07 Grandas Alus Baltic Porter
06 Prima Satt Bohemian Pilsen
05 Urbana Padim Padi Ciço
04 Cabeça de escrito Kapuscinski Black IPA
03 Noturna Green Dream
02 Urbana Cat In the Box
01 Nunes e Levy Casa Nova

Não coloquei as minhas nesse Ranking por que não acho uma boa colocar minha própria cerveja nele, já que meu olho de criador pode me influenciar, mas colocaria a Cafuza em Primeiro e Antraz e Touro Sentado em alguma colocação tbm. uheuehueh

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Ultima edição: 13 anos 3 meses atrás por Bruno Moreno de Brito.
Tempo para a criação da página:0.480 segundos