As melhores cervejas que vocês degustaram em 2012

Mais
13 anos 2 meses atrás #44029 por André Rodrigues

Alexandre Marcussi escreveu: E a única gueuze tradicional, não adoçada, que temos é a Mariage Parfait (que é excelente, mas por R$ 30 a garrafinha não é exatamente barata).

Só informando,
Aqui em BH eu encontrei a Mariage Parfait a R$ 19,90 em um Posto de Conveniência ali na Bias Fortes com Curitiba. Vou até passar lá de novo pra levar mais algumas garrafas.

obs: Foi nesse mesmo posto que encontrei a Thomas Hardy's Ale safra 2007 pra vender. Como eu já estava meio bêbado comprei todas as quatro garrafas que tinha na hora (não podia gastar tanto dinheiro). Mas essas não to com pressa de beber!
Mais
13 anos 2 meses atrás #44031 por FiL Crux

Alexandre Marcussi escreveu:

FiL Crux escreveu: Bela cerveja mesmo Marcussi [De Struise Pannepot]! Quase que ela ocupou o lugar da Westy 12 em meu ranking. ;)

Pois é, no meu caso foi o contrário: foi ela quem acabou desbancando a Westy 12 do meu top10 2012!

Interessente hein Marcussi.

Clésio Gomes Mariano escreveu:

FiL Crux escreveu:
#03 | Alchemist Heady Topper

Fil, me diz uma coisa. A Heady Topper é tudo isso mesmo? Hoje vi que ela subiu ao Top 1 do Beer Advocate, deixando a Pliny the Younger em segundo lugar. Você diria que ela é a melhor Imperial IPA que você degustou? (tenho especial interesse em uma possível comparação com os Plínios, Hopslam e Dreadnaught).

Clesio, sim! Ela é tudo isso mesmo! heheh....sem dúvida foi a melhor DIPA que já tomei. Na sequência vem a Hopslam.

Bom, dando continuidade ao meu post inicial, a melhor nacional que tomei em 2012 foi Petroleum.
Mais
13 anos 2 meses atrás #44036 por Luis Dias
Tomei um tanto considerável de boas cervejas em 2012, mas destaco as 10:

- Russian River Pliny The Elder on tap, na Russian River
- Russian River Blind Pig on tap, na Russian River
- Russian River Damnation
- Russian River Redemption
- Old Rasputin RIS
- Gouden Carolus Cuvee Van de Keizer Blew 2009
- Pannepot 2010
- Westvleteren 12
- Ommegang Rare Vos on tap
- Ommegang Three Philosophers

E que venha 2013 ! :)
Mais
13 anos 2 meses atrás #44037 por Alexandre Almeida Marcussi
Aproveitando o tópico, seguem as 10 melhores nacionais que bebi em 2012. A Wäls sem dúvida foi o destaque do ano, para mim (mas também há de se levar em consideração que eu visitei a fábrica da cervejaria em novembro e pude provar muita novidade e revisitar ótimos rótulos antigos). Na verdade, estive um pouco em falta com as nacionais esse ano. Muitos lançamentos importados e muitas cervejas que eu trouxe de fora deixaram as nacionais em segundo plano, mas bebi algumas deliciosas que recomendo:

Biertruppe Vintage Nº 1 (2 anos de guarda): ótima quando foi lançada, e pelo menos tão boa quanto dois anos depois. Malte macio e bem presente, frutas, muita muita madeira e ainda com bom corpo e amargor.

Bamberg St. Michael: surpreendente experimento da Bamberg, misturando o forte frutado de uma Weizenbock com o floral de lúpulo do dry-hopping e com uma pegada sour da maturação em carvalho. Um novo estilo seguindo as rígidas regras da escola alemã!

Eisenbahn Weizenbock: não é que ela ficou ainda melhor do que já era? O doce frutado e caramelado se une a uma leve torrefação do malte e a um frescor de rosas, tutti-frutti e especiarias. Consegue ser uma bock marcante sem deixar de lembrar exatamente a sensação de beber uma boa Weizen. Sempre, sempre na minha geladeira.

Abadessa Slava Cerveja Pilsen: uma pilsen boêmia muito fiel, sem cair na tentação da secura excessiva das outras interpretações contemporâneas do estilo. Uma pancada de maltes com frescor inacreditável devido à ausência de pasteurização, e aquele aroma e amargor finos do Saaz tcheco.

Colorado Vixnu: uma interpretação tropicalizada e festiva do estilo consagrado pelos norte-americanos, com uma indulgente doçura caramelada e boa complexidade de lúpulos cítrico, frutados, herbais e florais.

Wäls Brut: a nova versão da Wäls Brut é uma cerveja muito diferente de quando foi lançada. Com 12 meses de maturação (em comparação com 9 da época do lançamento), ela ainda tem a complexidade frutada e floral da tripel, mas com uma pegada elegante de aromas animais e uma acidez destacada. Única.

Wäls Quadruppel (maturada em barris de carvalho): experimento não-comercial da Wäls, une a complexidade frutada e caramelada da Quadruppel com aromas de vinho do Porto e uma forte sensação salgada e acética da maturação estendida. Promete.

Way 8 Secrets: cerveja colaborativa criada sob a batuta da cervejaria Way, tem um corpo e doçura pesados de malte (aproximando-a de uma red ale imperial) e um perfil frutado de lúpulo que lhe dá sensação de geleia. Pesada e marcante.

Wäls Quadruppel (2,5 anos de guarda): mantém aquela doçura caramelada incrível da Quadruppel fresca, mas aprofundou sua licorosidade com uma cachaça ainda mais evidente, vinho do Porto e um certo achocolatado. Ótima evolução. Poderia ter citado a Quadruppel fresca, mas cito deixo apenas as duas envelhecidas no ranking.

Wäls Petroleum: notável pela iniciativa (parceria com homebrewers) e notável pela receita em si. Chocolate amargo complementado por frutas secas e passas e por uma agudeza de aromas florais da refermentação. Corpo imenso e amargor potente.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
13 anos 2 meses atrás - 13 anos 2 meses atrás #44040 por Felipe Menezes
Como 2012 foi o ano das Russian Imperial Stout, não podia deixar de montar a minha lista das melhores apenas com as minhas amadas RIS. Não consegui colocá-las em ordem, mas ressalto que todas foram degustadas com meus chapas Gil Lebre e Felipe Chehuan, outros dois grandes amantes do estilo:

Stone Russian Imperial Stout
Old Rasputin
Struise Black Damnation III
Mikkeler Beer Geek Brunch Weasel
Struise Black Albert
Dark Lord 2011
Alesmith Speedway Stout
De Molen Hel e Verdoeminis 666
Hoppin Frog DORIS
Bell's Expedition Stout

Agora o prêmio "Hors Concours", a experiência mais rica e diferente que tive em 2012, fica para a Samuel Adams Utopias 2007. Maravilhosa e surpreendente!
Ultima edição: 13 anos 2 meses atrás por Felipe Menezes.
Mais
13 anos 2 meses atrás #44046 por Marcelo Vodovoz
2012 foi um ano foda, realizei o sonho de viajar pelos eua tomando mta breja boa. na ordem:

The Bruery Melange #3
Firestone Walker XV
AleSmith Old Numbskull
Firestone Walker Parabola
Brewdog Paradox Jura
AleSmith Speedway Stout
Three Floyds Arctic Panzer Wolf
Bell's Kalamazoo Stout
Blue Point Sour Cherry Imperial Stout
Stone Smoked Porter w/ Vanilla Beans

pra nao ficar sem nacional:
Colorado Vixnu