Vou postar aqui as top 10 que provei em 2012, com uma parte da resenha de cada uma que postei no ranking:
1ª) Rochefort 10 (4,6 / 19): Mais uma excelente trapista, muito saborosa, forte e marcante. O álcool é notado, mas está bem inserido no conjunto e na complexidade. A abadia de Notre-Dame de Saint-Remy atinge o ápice com este rótulo. Uma cerveja realmente especial, muito potente e complexa. Saboreie-a devagar e com moderação! Amém!
2ª) Chimay Blue (4,5 / 19): Cerveja excepcional, muito, mas muito saborosa. Álcool muito bem inserido, "escondido" no meio de tantos atributos. Uma bebida para ser apreciada devagar, com calma e serenidade. Um néctar divino. Vive le Scourmont!
3ª) Rochefort 8 (4,4 / 18): Excelente cerveja, muito saborosa e marcante. O álcool não agride, encoberto por tantos atributos. Mais uma maravilha trapista que eu tenho o imenso prazer em saborear. Esta eu também quero repetir mais vezes!
Westmalle Tripel (4,4 / 18): A mãe das tripels revelou-se uma excelente cerveja, muito saborosa e complexa. A presença do fermento é marcante e o alto teor alcoólico está muito bem inserido. Minha expectativa era grande antes de prová-la, e não me decepcionei nem um pouco. Muito pelo contrário, a cerveja é fantástica. Pretendo repetir mais e mais vezes. Parafraseando um conhecido blogueiro, ao degustá-la "daria para conversar com Deus"!
5ª) Westmalle Dubbel (4,0 / 16): Bela cerveja, saborosa, com boa drinkability (não é pesada e nem enjoativa). Álcool pouco aparente. Não sei se a cerveja leva malte torrado além do liquid sugar escuro, mas apresenta características de torrefação como o café. Muito boa!
Achel Blond (4,0 / 16): Bela cerveja, com um creme estupendo e uma certa leveza combinada com uma boa complexidade. A presença do fermento é notável. Poderia muito bem ser classificada como uma tripel, reconhecendo que os dois estilos (belgian golden strong ale e belgian tripel) são bem próximos e facilmente confundíveis...
Leffe Radieuse (4,0 / 16): Ótima cerveja, saborosa, muito frutada, de alta drinkability. Álcool pouco percebido, escondido no conjunto, o que a torna "perigosa".
Colorado Demoiselle (4,0 / 16): Ótima cerveja, com destaque para a torrefação como era de se esperar numa porter. O café é bastante nítido no aroma e sabor e potencializa a sensação do torrado do(s) malte(s), permanecendo no retrogosto. Bom corpo e álcool muito bem inserido. Mais uma obra-prima desta brilhante e criativa microcervejaria ribeirão-pretana. Parabéns ao Marcelo Carneiro da Rocha, um grande promotor da cultura cervejeira no Brasil!
9ª) Rochefort 6 (3,9 / 16): Bela cerveja, saborosa e com o álcool muito bem inserido. Possui boa complexidade e ao mesmo tempo é fácil de beber.
10ª) Samichlaus Classic (3,8 / 16): Boa cerveja, diferenciada, saborosa e até extrema. O álcool é bastante presente e provoca uma sensação de aquecimento. Dá pra sentir bem a potência desta cerveja, mais forte que a maioria dos vinhos. Corpo bem denso com carbonatação baixa, praticamente um licor. Ótima para noites muito frias. Beba-a com (muita) moderação!
Só vou discordar do Marcussi em relação a belgian tripel. A Karmeliet é ótima, mas a que mais me impressionou foi a Westmalle...