As melhores cervejas que vocês degustaram em 2012

Mais
13 anos 2 meses atrás #44005 por Burrito Ortega
fetichismo puro esse tópico. minha lista:

10) rogue double chocolate stout
9) brewdog/mikkeller i hardcore you
8) rochefort 10
7) brewdog anarchist alchemist
6) brewdog abstrakt ab:06
5) green flash imperial ipa
4) stone double bastard
3) three floyds dark lord 2010
2) de molen hel & verdoemenis
1) brewdog paradox jura

lembrando que tomei várias IPAs e DIPAs que não entraram por terem perdido frescor, aroma e complexidade pela passagem do tempo... esse ano passei a achar que estilos ou cervejas extremamente lupulados devem ser tomados em viagem ou sob encomenda direta na mala.
Mais
13 anos 2 meses atrás #44008 por Claudinei  
Vou postar aqui as top 10 que provei em 2012, com uma parte da resenha de cada uma que postei no ranking:

1ª) Rochefort 10 (4,6 / 19): Mais uma excelente trapista, muito saborosa, forte e marcante. O álcool é notado, mas está bem inserido no conjunto e na complexidade. A abadia de Notre-Dame de Saint-Remy atinge o ápice com este rótulo. Uma cerveja realmente especial, muito potente e complexa. Saboreie-a devagar e com moderação! Amém!

2ª) Chimay Blue (4,5 / 19): Cerveja excepcional, muito, mas muito saborosa. Álcool muito bem inserido, "escondido" no meio de tantos atributos. Uma bebida para ser apreciada devagar, com calma e serenidade. Um néctar divino. Vive le Scourmont!

3ª) Rochefort 8 (4,4 / 18): Excelente cerveja, muito saborosa e marcante. O álcool não agride, encoberto por tantos atributos. Mais uma maravilha trapista que eu tenho o imenso prazer em saborear. Esta eu também quero repetir mais vezes!

Westmalle Tripel (4,4 / 18): A mãe das tripels revelou-se uma excelente cerveja, muito saborosa e complexa. A presença do fermento é marcante e o alto teor alcoólico está muito bem inserido. Minha expectativa era grande antes de prová-la, e não me decepcionei nem um pouco. Muito pelo contrário, a cerveja é fantástica. Pretendo repetir mais e mais vezes. Parafraseando um conhecido blogueiro, ao degustá-la "daria para conversar com Deus"!

5ª) Westmalle Dubbel (4,0 / 16): Bela cerveja, saborosa, com boa drinkability (não é pesada e nem enjoativa). Álcool pouco aparente. Não sei se a cerveja leva malte torrado além do liquid sugar escuro, mas apresenta características de torrefação como o café. Muito boa!

Achel Blond (4,0 / 16): Bela cerveja, com um creme estupendo e uma certa leveza combinada com uma boa complexidade. A presença do fermento é notável. Poderia muito bem ser classificada como uma tripel, reconhecendo que os dois estilos (belgian golden strong ale e belgian tripel) são bem próximos e facilmente confundíveis...

Leffe Radieuse (4,0 / 16): Ótima cerveja, saborosa, muito frutada, de alta drinkability. Álcool pouco percebido, escondido no conjunto, o que a torna "perigosa".

Colorado Demoiselle (4,0 / 16): Ótima cerveja, com destaque para a torrefação como era de se esperar numa porter. O café é bastante nítido no aroma e sabor e potencializa a sensação do torrado do(s) malte(s), permanecendo no retrogosto. Bom corpo e álcool muito bem inserido. Mais uma obra-prima desta brilhante e criativa microcervejaria ribeirão-pretana. Parabéns ao Marcelo Carneiro da Rocha, um grande promotor da cultura cervejeira no Brasil!

9ª) Rochefort 6 (3,9 / 16): Bela cerveja, saborosa e com o álcool muito bem inserido. Possui boa complexidade e ao mesmo tempo é fácil de beber.

10ª) Samichlaus Classic (3,8 / 16): Boa cerveja, diferenciada, saborosa e até extrema. O álcool é bastante presente e provoca uma sensação de aquecimento. Dá pra sentir bem a potência desta cerveja, mais forte que a maioria dos vinhos. Corpo bem denso com carbonatação baixa, praticamente um licor. Ótima para noites muito frias. Beba-a com (muita) moderação!

Só vou discordar do Marcussi em relação a belgian tripel. A Karmeliet é ótima, mas a que mais me impressionou foi a Westmalle...
Mais
13 anos 2 meses atrás #44010 por Bruno Moreno de Brito
Concordo com vc, eu tbm gosto da Karmeliet, mas a minha referência é a westmalle tbm! Tanto pra tripel quanto pra dubbel! Um cara de preferências belgas vc eim Claudinei! Belo Ranking!!

Cervejaria Serra de Três Pontas
www.facebook.com/stpcervejaria
Mais
13 anos 2 meses atrás #44011 por Claudinei  

Bruno Moreno de Brito escreveu: Concordo com vc, eu tbm gosto da Karmeliet, mas a minha referência é a westmalle tbm! Tanto pra tripel quanto pra dubbel! Um cara de preferências belgas vc eim Claudinei! Belo Ranking!!

Valeu, Bruno. Ano passado foi predominantemente belga, mas eu também aprecio as outras escolas cervejeiras ;)
Mais
13 anos 2 meses atrás #44012 por Yuri Lopes
Vamos lá, a esta dificil tarefa:
Rochefort 10
St. Bernardus abt12
HI5 Black IPA(pelo inusitado virar realidade)
Eclipse Imperial stout
Angel's Share ale ( demais da conta de boa!)
Founders Breakfast Stout
Dogfish head 120

Eis as que mais me recordo... a maioria sendo degustada neste fim de último ano...

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
13 anos 2 meses atrás #44013 por Alexandre Almeida Marcussi

Claudinei   escreveu: Ano passado foi predominantemente belga, mas eu também aprecio as outras escolas cervejeiras ;)

Belíssimo ranking belga, Claudinei! Deu até água na boca. Os monges devem estar orgulhosos! B) Achei bacana a sua lembrança da Demoiselle, eu tenho achado que ela está cada vez melhor nos últimos tempos. Porter impecável!

Quanto às tripel, não tem jeito, eu me amarro naquela aroma delicado, fragrante, das especiarias e álcoois superiores da Tripel Karmeliet. Quer me ver feliz, me dá um copo de Karmeliet. :laugh:

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.491 segundos