Eu já cansei (literalmente) de discutir esse assunto, quem é velho de fórum sabe disso. Concordo com muito do que o Renato diz. E não agüento mais nego dizendo que os preços são sempre culpa dos impostos e da burocracia. Ok, parte do preço extorsivo vem disso, não todo ele. Engraçado é que padecendo dos mesmos males, há micro cervejarias que vendem a um preço razoável e outras que metem a faca, por que será, né...
Outra coisa que me deixa colérica é ver cervejarias nacionais fazendo cervejas que custam mais caro do que as importadas de mesmo estilo, what's the fucking point? O produto nacional tem que ser mais barato do que o importado, porque senão simplesmente perde a razão de ser, isso pra mim é algo tão óbvio que é praticamente axiomático. Por que diabos eu vou pagar mais caro numa cerveja que não é melhor e não tem a mesma tradição e não teve que atravessar um oceano para chegar aqui? Não faz sentido. Esse é o caso da maioria esmagadora das cervejas de trigo artesanais nacionais. Custam mais caro que as alemãs e não são tão boas quanto. Mas tem gente que tem uma lógica torta e acha que devemos valorizar o produto nacional. Ok, de acordo, mas desde que ele tenha um preço razoável, né e não custe o que custar e doa a quem doer, como um pessoal prega.
E pra finalizar, não existe isso de "defensor desinteressado da cultura cervejeira", porque defender a cultura cervejeira, em 99,9% dos casos, significa defender os próprios interesses e o próprio bolso; divulgar a cultura cervejeira é ampliar a visibilidade dos próprios produtos, ampliar o mercado consumidor e conseqüentemente ampliar os próprios lucros. Não tenho dúvidas de que a maior parte dos cervejeiros amem a cerveja e a cultura cervejeira, mas eles não fazem cerveja por amor, fazem porque dá dinheiro, se não desse, apesar de todo o amor, assevero que ninguém faria, vamos deixar de ser ingênuos. There's no free lunch. Ou como diria o Pedro Fraga, não há mártires da cevada.