Claudinei, assim é que a discussão fica boa. Com divergência de opiniões, mas com respeito e ponderação. Estou longe de me incomodar com a defesa que vc fez do seu argumento, acho que é assim que se encaminha uma discussão saudável. Eu mesmo curto uma "polêmica boa", por assim dizer! Se alguém se incomodou com as minhas opiniões, também peço desculpas!
tiago lucas garcia escreveu:uma “generosidade” que compartilho contigo (procuro, antes de tudo, extrair o que a cerveja tem de bom)
Mais uma vez, agradeço o comentário. O Michael Jackson (obviamente o sommelier, e não o cantor pop!) costumava dizer que, se avaliássemos uma cerveja somente pelos seus defeitos, tomaríamos sempre a cerveja "menos pior", e não necessariamente a "melhor". Encontrar defeitos é fácil depois que vc aprende um pouco sobre estilos e processos de produção; o desafiador é olhar a cerveja à sua frente como um enigma, e tentar entender o que ela tem a te dizer.
Minha nota e minha avaliação obviamente são subjetivas, e como tal refletem meus gostos pessoais, mas minha tentativa é sempre "entender" a cerveja, perceber qual é o seu perfil, qual a proposta que ela tenta cumprir, qual a situação que ela quer criar com vc. Tento nunca julgar uma cerveja por uma proposta que ela não se propõe a cumprir. Mas também não hesito em colocar minha opinião: se eu não gostei da cerveja X, isso vai ficar claro no meu comentário (sem querer dizer necessariamente que não é uma boa cerveja).
Gustavo Almeida escreveu:Vamos marcar de tomar uma Heineken e uma Guinness então!
Se fecharmos a noite com uma Baden Baden, estou dentro!