- Postagens: 322
- Obrigados Recebidos: 1
O uso de adjuntos tem dois principais objetivos na indústria cervejeira quando falamos no estilo American lager: o primeiro é atenuar o corpo e afinar a textura, já que o milho e o arroz possuem poucas proteínas. Isso pode ser observado de forma muito clara nas Japanese rice lagers, como a Sapporo, que se tornam mais secas e leves devido ao uso abundante do arroz. O segundo é diminuir os custos de produção, tendo em vista que esses ingredientes são mais baratos que o malte de cevada. Evidentemente, como esses ingredientes são menos aromáticos do que o malte de cevada, o resultado final também é uma cerveja com menos aroma e sabor de malte. Ou seja, o uso dos adjuntos tende a atenuar as características da cerveja. Como uma American lager não deve ter nenhum aroma muito pronunciado (é uma característica do estilo), o uso de adjuntos é admitido pelas características do estilo. Uma American lager pode ser puro-malte (como a Heineken), mas não precisa sê-lo. Agora, não chega a mascarar os off-flavors do mosto, não. É muito comum sentir DMS nas nossas industriais.Isto [o uso de adjuntos] seria para mascarar os off-flavours ("dis-aromas"?? hehe) do malte antes da maturação?
Gustavo,
Eu, siceramente, não vejo quase nenhuma propaganda de nenhuma das marcas que vc citou. Pelo menos não aqui no Brasil. No máximo, algo bem discreto, como um luminoso em um bar, ou um freezer personalizado dentro de um supermercado, mas nada que se compare com as pirotecnias televisivas das grandes marcas (Ambev, Petrópolis, Schin, etc), essas sim grandes "marketeiras".
Eu disse "quase" acima porque na transmissão de jogos da UEFA, a Heineken é patrocinadora, e aparece na televisão (RedeTV, se não me engano), mas não é algo que deva ter muito alcance, creio eu...
Em suma, quem bebe Heineken, Guinness ou Baden Baden, é porque realmente gosta, e não por influência de propaganda.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados