Cervejas hypadas

Mais
14 anos 11 meses atrás #4526 por Alexandre Almeida Marcussi
O aroma de "milho cozido" não tem nada a ver com o uso de milho como adjunto, mas sim com um composto sulfúrico denominado "dimetil-sulfeto" (DMS), que deriva do malte de cevada. Esse aroma é realmente parecido com o de suco ou creme de milho verde, e tem uma certa "untuosidade" meio oleosa. Pode ser encontrado em praticamente qualquer estilo de cerveja, mas é mais característico das lagers claras, devido à sua delicadeza de aromas, o que acaba deixando o DMS aparecer. Ele é frequentemente acompanhado de um outro composto sulfúrico chamado "dimetil trissulfeto" (também derivado do malte), que exala um aroma de cebola cozida ou alho. Os dois juntos frequentemente passam a impressão de "pamonha refogada" ou "legumes refogados". Mas isso não tem nada a ver com cereais não-maltados, que na verdade são usados justamente para atenuar o aroma do malte. Esse é mais um dos mitos cercando as cervejas puro-malte.

E a combinação desses dois compostos sulfúricos é justamente um dos maiores defeitos da Baden Baden Red Ale, na minha opinião. Todas as garrafas que tomei ultimamente exibiram esses dois aromas de uma maneira bem clara, que me incomodou. Entendo que faz parte da "rusticidade" do perfil da cerveja, que contribui para lhe dar um sabor bem marcante, mas eu não curto, e tecnicamente pode ser considerado como um problema. Acho que, se comparada a outras barleywines paradigmáticas (como a Thomas Hardy's Ale), a Baden Baden deixa bastante a desejar, e por isso entendo que há algo de "hype" na fama que ela tem. Diferente do que ocorre com a stout, que se sai muito bem do ponto de vista técnico se comparada às boas stouts do mercado.

Já a Heineken, entendo por que ela agrada muitas pessoas e reconheço suas virtudes, mas acho que ela é apenas mais uma entre outras American lagers razoáveis do mercado. Do ponto de vista estritamente técnico (isto é, ausência de off-flavors e adequação ao estilo), eu entendo que existe muito pouco motivo real para considerar a Heineken como uma cerveja universalmente acima de outras boas premiums do mercado. Como eu disse, entendo o que agrada às pessoas nela (principalmente o amargor do lúpulo, mais acentuado que em outras American lagers - mas leve-se em conta que esse não é um requisito do estilo), mas acho injustificado considerá-la obviamente melhor que outras concorrentes diretas. Mais uma vez, do ponto de vista puramente técnico, desconsiderando preferências pessoais. Por isso entendo que existe um "hype" em torno dela, um "mito" de que ela é a única cerveja decente do mercado. Em parte, acho que isso vem do maior amargor, e em parte do "fascínio" de ela ser puro-malte - o que, sozinho, não prova nada, pois existem excelente cervejas com adjuntos e vice-versa.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 11 meses atrás #4527 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Cervejas hypadas
Alexandre Marcussi escreveu:

Já a Heineken, entendo por que ela agrada muitas pessoas e reconheço suas virtudes, mas acho que ela é apenas mais uma entre outras American lagers razoáveis do mercado. Do ponto de vista estritamente técnico (isto é, ausência de off-flavors e adequação ao estilo), eu entendo que existe muito pouco motivo real para considerar a Heineken como uma cerveja universalmente acima de outras boas premiums do mercado. Como eu disse, entendo o que agrada às pessoas nela (principalmente o amargor do lúpulo, mais acentuado que em outras American lagers - mas leve-se em conta que esse não é um requisito do estilo), mas acho injustificado considerá-la obviamente melhor que outras concorrentes diretas.

Pois é Marcussi, concordo inteiramente contigo nesse ponto. Ontem mesmo tomava uma Conti Premium com meu amigo (depois de uma latinha de Heineken) e fiz um comentário muito parecido, no qual eu colocava a minha opinião de que não considerava que ela (a Conti Premium) perdia em qualidade ou sabor se comparada à Heineken. Acho que são diferentes, lógico, uma mais maltada e "doce" e a outra com o seu amargor característico, mas não dá pra afirmar que uma ou outra é melhor.
Mais
14 anos 11 meses atrás #4528 por Gustavo Almeida
Respondido por Gustavo Almeida no tópico Re:Cervejas hypadas
As marcas mais citadas nesta discussão são Heineken, Guinness e Baden Baden. E são estas justamente as grandes marcas cervejeiras que consideram o marketing como "quinto ingrediente", o que acaba tornando-as boas, para muitos. Heineken e Guinness usam a cerveja para vender a marca. E isso é visto claramente no site da Heineken, onde eu demorei 10 minutos para achar a descrição das cervejas (é o mais difícil de achar no site, entre músicas e outros entretenimentos).
No caso da Baden Baden, acho que o meio de nascença da cerveja, Campos do Jordão, contribua para que ela seja a vendida a preços tão distantes da sua qualidade.
Abraços
Mais
14 anos 11 meses atrás #4529 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:Cervejas hypadas
Gustavo, acho que das cervejas que você citou, eu salvaria apenas a Guinness.

Ela, principalmente se tomada "na pressão", ainda é referência, na minha opinião, para o estilo dry stout.

Mas que também têm muito marketing por trás, isso tem.
Mais
14 anos 11 meses atrás #4530 por Gustavo Almeida
Respondido por Gustavo Almeida no tópico Re:Cervejas hypadas
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

Gustavo, acho que das cervejas que você citou, eu salvaria apenas a Guinness.

Ela, principalmente se tomada "na pressão", ainda é referência, na minha opinião, para o estilo dry stout.

Mas que também têm muito marketing por trás, isso tem.

Com certeza Mauro que a Guinness é uma referência no estilo e que tem qualidade, mas acaba 'aparecendo' mais que outras stouts igual ou superiormente boas.
Nós, consumidores, acabamos caindo no já falado e traiçoeiro conceito de que 'quanto mais caro, melhor a qualidade' que muitas vezes engana.
Mas, cá entre nós, é muito mais charmoso beber uma Westvleteren (apesar de ser considerada a melhor do mundo), que é encontrada nos cafundós da Bélgica e que não tem nem rótulo na garrafa do que uma cerveja que é vendida em qualquer esquina!
Abraços
Mais
14 anos 11 meses atrás #4531 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Cervejas hypadas
Gustavo,

Eu, siceramente, não vejo quase nenhuma propaganda de nenhuma das marcas que vc citou. Pelo menos não aqui no Brasil. No máximo, algo bem discreto, como um luminoso em um bar, ou um freezer personalizado dentro de um supermercado, mas nada que se compare com as pirotecnias televisivas das grandes marcas (Ambev, Petrópolis, Schin, etc), essas sim grandes "marketeiras".

Eu disse "quase" acima porque na transmissão de jogos da UEFA, a Heineken é patrocinadora, e aparece na televisão (RedeTV, se não me engano), mas não é algo que deva ter muito alcance, creio eu...

Em suma, quem bebe Heineken, Guinness ou Baden Baden, é porque realmente gosta, e não por influência de propaganda.
Tempo para a criação da página:0.365 segundos