Reveillon com Breja

• um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 3 semanas atrás #3513 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Reveillon com Breja
Pois é, Renato, espumante não é meu estilo preferido de vinho e não consigo ver muita diferença entre eles a partir de um certo patamar, provavelmente pela falta de prática.

Tive oportunidade de beber Champagne três vezes (Taittinger, Möet & Chandon e Veuve Clicquot), não senti muita diferença para um espumante brut de melhor qualidade tipo alguns dos que citei. Percebi uma pérlage mais fina e duradoura, na língua a champagne "espeta" mais, os aromas são mais acastanhados e tal, mas nada que justifique o preço.

A propósito, uma cultura inútil: Foi num mosteiro na região de Champagne, na França, que aconteceu uma revolução na enologia. Reza a lenda que o monge beneditino Don Pérignon, que mesmo sendo cego era responsável pela produção dos vinhos, provocou uma segunda fermentação em algumas garrafas, que acabaram estourando. Ao provar o líquido resultante, ele teria dito “parece que estou bebendo estrelas”. Pena que o fato seja bem mais sem graça do que a versão. Na verdade, Don Pérignon era um grande enólogo, cujo conhecimento foi fundamental na criação desta bebida refrescante e saborosa que é o espumante.
Mais
15 anos 3 semanas atrás #3523 por Alexandre Almeida Marcussi
Eu estou meio que planejando uma extravagância com um amigo e a patroa. Acho que vamos nos juntar para dividir uma garrafa magnum de Eisenbahn Lust. Como nenhum de nós nunca tomou nenhuma bière brut, acho que será uma experiência interessante.

Mas, para a ceia, acho que será espumante mesmo. Vou acabar passando em família, e sabem como é o pessoal com essa história de cerveja, né? Aliás, Guima, valeu pelas dicas!

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
15 anos 3 semanas atrás #3558 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Re:Reveillon com Breja
No reveillon retrasado, fui de Piraat. No passado, fui de Fullers Golden Pride. No de agora, ainda não decidi, mas estou pensando em Chimay Blue, Maredsous 10, Tripel Karmeliet, e por aí vai...

Guima, não entendi o "cultura inútil". Qualquer fato passado envolvendo não só cerveja, mas também vinho, ou whisky, etc. e que tenha ficado na História, vale a pena! A "descoberta" do champagne foi, pelo que entendi, "acidental"? :laugh:
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 3 semanas atrás #3563 por um visitante
Cultura inútil foi brincadeira.

Enfim, o champagne na verdade não foi inventado, mas sim descoberto, foi um acidente. Pelo menos é o que dizem os livros. Segundo a Larousse do Vinho, é pouco provável que um vinho como o champagne tenha tido um inventor, mas os escritores atribuem a paternidade a Dom Pierre Pérignon, monge beneditino da abadia de Hautvillers, em fins do século XVII (...) O vinho de Champagne era nessa época um vinho tinto, de cor pálida, aroma intenso, tranquilo e não espumante. As borbulhas são resultado de um acidente natural, cuidadosamente aproveitado. Nessa região setentrional de clima frio o vinho jovem tem, de fato, tendência a voltar a fermentar suavemente na primavera, quando a temperatura ambiente se eleva. Toda fermentação provoca, entre outras coisas, a formação de gás carbônico, cujas borbulhas se perdem no ar. Esse gás carbônico, aprisionado em grossas garrafas bem fechadas, com uma tampa solidamente presa produz a efervescência.
Mais
15 anos 3 semanas atrás #3593 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Reveillon com Breja
Passarei a virada no Peru. Não tenho idéia do que vou beber, só a certeza de que terá Chicha (cerveja caseira de milho), mas acredito que não é como uma BCB e sim uma PCB (Peru Corn Beer), hahaha. Aceito opiniões de quem já esteve lá! Não sei o que os supermercados peruanos terão para oferecer. Fotografarei o máximo de cervejas possíveis e postarei as experiências para o pessoal.
  • um visitante
  • Autor do Tópico
  • Visitante
  • Visitante
15 anos 3 semanas atrás #3594 por um visitante
Vai entrar no Peru, Jean ? Que coisa, hem ?...

Hehehe... Perco a amigo mas não perco a piada !
Tempo para a criação da página:0.383 segundos