German Weizen são refermentadas na garrafa ???

Mais
14 anos 2 semanas atrás #22471 por Tom Adamenas
Marcelo Ricardo Monich escreveu:

David Brun escreveu:

Bruno V. escreveu:

Então uma cerveja não filtrada e pasteurizada não vai ocorrer a refermentação na garrafa, é isso ?

Isso, porque a pasteurização acaba com a ação do fermento na garrafa.

E nesse caso não vai ocorrer a refermentação na garrafa mas o líquido deve ficar turvo é provável que acumule levedo no fundo.

Pois é, a breja fica um pouco mais turva. Mas um coisa precisa ser lembrada: a cerveja pode ser engarrafa com o priming, carbonatar (refermentar, enfim..) e, depois, ser pasteurizada. Então a levedura continua o serviço, mas só pra carbonatação, depois cova! rss
Mais
14 anos 2 semanas atrás #22472 por Bruno B.
Entendi.. :)
Mais
14 anos 1 semana atrás #22790 por Claudinei  
Milu Lessa escreveu:

A weizenbock deles não é ruim, mas tb é muito suave, meramente frutadinha, não tem aquela intensidade de frutas passas, acho que leva uma surra da weizenbock da Eisenbahn

Poizé, Milu, veja como as opiniões divergem. Eu nem vejo uma diferença tão grande assim entre as duas. Do que tenho de memória, a Erdinger é mais carbonatada e a Eisenbahn mais fresca (compreensivelmente mais fresca, já que a Erdinger tem que atravessar um oceano de navio pra chegar aqui). Características de frutas escuras e até chocolate estão presentes em ambas. Alguns blogueiros dos vários blogs que acompanho compartilham opinião parecida, tecendo elogios a esta versão da Erdinger, o que me ajuda a acreditar que não estou louco... :woohoo: Ainda assim, pretendo provar as duas em uma mesma "degustação", pra tirar a prova, pode ser que mude minha opinião!

Ah, ainda não provei a Aventinus e a Weihenstephaner Vitus, não por falta de oportunidade, mas por falta de pressa mesmo... :woohoo:
Mais
14 anos 1 semana atrás #22791 por Claudinei  
Quanto às dúvidas sobre se ocorrerá ou não (re)fermentação na garrafa, segue meu "parecer" a respeito para que a mesma ocorra:

- As leveduras precisam estar presentes e VIVAS na garrafa, já que são elas as responsáveis pela (re)fermentação;

- Como todo ser vivo, as leveduras precisam comer para (sobre)viver e fazer o seu trabalho. É necessária a presença de açúcares fermentáveis, do próprio mosto ou de outras fontes;

- A temperatura precisa estar adequada. A pasteurização é proibida, pois como a mesma implica em aquecimento do líquido, isso é fatal para as leveduras.

Marcussi, sinta-se à vontade para corrigir ou acrescentar o que for necessário.
Tempo para a criação da página:0.417 segundos