German Weizen são refermentadas na garrafa ???

Mais
14 anos 3 semanas atrás #22305 por Alexandre Almeida Marcussi
André Silva escreveu:

Agora acho que falar que uma cerveja é refermentada na garrafa apenas porque não foi filtrada é mais marketing do que qualquer outra coisa. Não houve um real trabalho de refermentar a bebida, ela apenas se vira com o resto da levedura!

Não é exatamente assim. Por menos que haja uma intensa atividade de fermentação dentro da garrafa (se não for adicionado açúcar ou mais mosto), as leveduras continuam agindo. Aumentar a potência alcoólica não é a única coisa que elas fazem: elas também aumentam a carbonatação (alguns cervejeiros acreditam que a carbonatação criada na garrafa se dilui melhor no líquido, mas isso já é controverso), reabsorvem e convertem alguns compostos químicos e, talvez até mais importante, consomem o oxigênio dentro da garrafa, o que aumenta muito a sobrevida do líquido.

À parte isso, acho que a ideia de "marketing" (como se a cerveja não tivesse as características advindas de uma refermentação) não se aplica nesse caso. Características de levedura são bem acentuadas numa Weizen, pois banana e cravo, os dois aromas mais típicos desse estilo, são justamente produtos das leveduras.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22307 por Leonardo Russo
O que eu não entendi é: não existe o termo refermentação, mas uma espécie de continuidade no processo? Um 'reativamento'?

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22308 por Tom Adamenas
Leo, não se incorre no erro ao dizer 'refermentada na garrafa', mas tem-se de entender o que isso pode ser: acréscimo de levedura, de açucares fermentáveis, não pasteurização ou o que for, mas em todos os casos deve haver ação do fermento após o engarrafamento da breja, seja uma nova cepa ou a mesma da primeira fermentação.
Mais
14 anos 3 semanas atrás - 14 anos 3 semanas atrás #22310 por Leonardo Russo
Ahhh, ok. Valeu Tom!

Belo tópico, acho que acrescentou muito.

www.cervezando.wordpress.com

\\\"We\\\'re certain of two things in life: We\\\'re all gonna die one day and that we\\\'ll be drinking beer all the way.\\\" £

\\\"Women and beer: the cause and solution to all our troubles.\\\" £
Ultima edição: 14 anos 3 semanas atrás por Leonardo Russo.
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22316 por Claudinei  
Alexandre Marcussi escreveu:

...consomem o oxigênio dentro da garrafa, o que aumenta muito a sobrevida do líquido.

Exato! O oxigênio, apesar de indispensável a qualquer organismo vivo (inclusive leveduras, certo?), pode deteriorar o produto final, a cerveja. Eu diria que a refermentação na garrafa, na prática, "substitui" a pasteurização! :woohoo:
Mais
14 anos 3 semanas atrás #22317 por Claudinei  
Aproveitando o assunto "Erdinger", discordo de muitas pessoas que simplesmente "execram" essa marca, como se fosse uma das piores coisas do mundo. Calma lá, pessoal! As cervejas podem até ter um caráter mais comercial, mas são boas cervejas, especialmente a Weizenbock. Li hoje uma avaliação da Champ no ranking, a qual considerei bastante útil, apesar de não ter provado ainda esta versão!
Tempo para a criação da página:0.519 segundos