German Weizen são refermentadas na garrafa ???

Mais
14 anos 2 semanas atrás #22442 por Claudinei  
Alexandre Marcussi escreveu:

Concordo contigo, Claudinei. E a Erdinger "normal" tem uma particularidade interessante: é a única Weizenbier que eu conheço que tem fermentação híbrida. A primeira fermentação ocorre a temperaturas de lager, e inclusive por isso ela tem aquele perfil mais "limpo", sem banana-cravo-chiclete tão acentuados como em outras Weizen. Se isso é bom ou não, aí é outra discussão. :-)

Legal, Marcussi, não sabia que essa Erdinger era fermentada a temperatura mais baixa que o usual para este tipo de cerveja. Faz muito tempo que não provo a "normal" clara, pois passei a dar preferência à Franziskaner e à Weihenstephaner (a ótima Paulaner, infelizmente, está difícil de achar). Mas tenho de lembrança que a Erdinger, mesmo sem a intensidade das suas compatriotas, ainda assim apresentava um certo caráter frutado e alta refrescância.

Quanto a Champ, imagino que não seja nada demais mesmo, apenas mencionei-a por causa de uma avaliação no ranking que me agradou pela ponderação e pela ousadia em contrariar um "senso comum" de rebaixamento da marca... ;)
Mais
14 anos 2 semanas atrás - 14 anos 2 semanas atrás #22445 por Milu Lessa
Olha, aprendi muito nesse tópico, fazia tempo que não via um tópico tão produtivo no fórum, parabéns a todos que fizeram perguntas e, obviamente, a quem ajudou a dirimir as dúvidas respondendo.
Como de fazer breja não manjo nada, me limito a pitacar sobre o que entendo um pouco:

Na minha avaliação da Erdinger eu disse que ela não é ruim, mas que há outras muitas outras alemãs na mesma faixa de preço que são muito melhores! Como o Marcussi disse, o fato de ela ter fermentação híbrida atenua bastante as características de uma weizen, daí ela ser suave demais, primando mais pela refrescância do que pela intensidade de aroma e sabor, pra quem está começando blz, mas depois que o cara conhece uma Paulaner, não tem nem comparação, né? ;)

A weizenbock deles não é ruim, mas tb é muito suave, meramente frutadinha, não tem aquela intensidade de frutas passas, acho que leva uma surra da weizenbock da Eisenbahn, por exemplo, e da Aventinus, então, nem se fala! :laugh:

Da Urweisse eu gosto bastante, muito cravo e banana, num bom corpo, pra mim a melhor Erdinger.

A Champ eu nunca tomei, mas pelo que já ouvi falar dela, nem pretendo! :ohmy:
Ultima edição: 14 anos 2 semanas atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 2 semanas atrás - 14 anos 2 semanas atrás #22448 por Tom Adamenas
Bruno V. escreveu:

Muito legal essa discussão, aprendi bastante, inclusive não sabia que havia cervejas não pasteurizadas, no caso essas brejas (não pasteurizadas) é chopp então !?!?!

Uma coisa não ficou muito claro pra mim, todas as crevejas não filtradas vai ocorrer a refermentação na garrafa ?

Valew

Bruno, beleza?
Então, tem uma confusãozinha aqui e que muita gente sempre volta nela, que é a diferença entre chope e cerveja. Fala-se Brasil afora que chope é cerveja não pasteurizada, só. Mas a coisa não é bem assim. Chope, pra gente, é a cerveja acondicionada em barris/tonéis e servidas em torneiras, na pressão. Mundo afora, chope não existe, só cerveja na pressão (draught, draft, tap...).
O que rola é que, pra ter um padrão de qualidade "maior", as brejas embarriladas geralmente não são mesmo pasteurizadas, pois o consumo tende a ser mais acelerado (fique 2 horas sentado em uma mesinha no EAP, sábado a noite, pra ver o sobe e desce de barris! :laugh: ), mas isso não é regra; tem muita cervejaria que esteriliza o "chope" antes de distribuir.

Cerveja na garrafa, não pasteurizada, é só cerveja na garrafa não pasteurizada. rss E a palavra chope, segundo o Ronaldo Morado (tá no Larousse da Cerveja, então confio hahaha), vem do alemão Schoppe, que era uma medida de meio litro utilizada lá. Realmente, nada que ver com nossas tulipinhas de 300ml...

Quanto à não-filtração, a continuidade da fermentação só ocorre se ela não for também pasteurizada.

Marcussi, corrija-me se necessário! hahaha

Abraços
Ultima edição: 14 anos 2 semanas atrás por Tom Adamenas.
Mais
14 anos 2 semanas atrás #22455 por Bruno B.
Blz Tom....

Entendi esse lançe do chopp, eu achei que a única diferença entre chopp e cerveja era a pasteurização, vivendo e aprendendo...bem esclarecedora sua resposta Tom, valew.

OUTRA DÙVIDA:
VC DISSE: "Quanto à não-filtração, a continuidade da fermentação só ocorre se ela não for também pasteurizada". TOM

Então uma cerveja não filtrada e pasteurizada não vai ocorrer a refermentação na garrafa, é isso ?
Mais
14 anos 2 semanas atrás #22458 por David Brun
Bruno V. escreveu:

Então uma cerveja não filtrada e pasteurizada não vai ocorrer a refermentação na garrafa, é isso ?

Isso, porque a pasteurização acaba com a ação do fermento na garrafa.
Mais
14 anos 2 semanas atrás #22461 por MARCELO RICARDO MONICH
David Brun escreveu:

Bruno V. escreveu:

Isso, porque a pasteurização acaba com a ação do fermento na garrafa.

E nesse caso não vai ocorrer a refermentação na garrafa mas o líquido deve ficar turvo é provável que acumule levedo no fundo.
Tempo para a criação da página:0.417 segundos