Paul K escreveu: Pacheco, parece que nos encontramos basicamente no mesmo estágio cervejeiro. Desanimado com a realidade brasileira e vivendo basicamente de Eisenbahn e promos.
Acho que isso vale para boa parte dos entusiastas que (ainda) não ganharam na loteria. Depois de um tempo, e de já ter conhecido a maior parte dos estilos, a empolgação passa e você começa a se dar conta do ridículo que é gastar R$ 20 numa caçulinha que não vai te proporcionar nada de novo.
Hoje vivo de Eisenbahn, Colorado, Dama e Therezópolis, e eventualmente provo um ou outro lançamento que me chama a atenção (normalmente para me arrepender na sequência). Para um dia especial, uma belga de abadia ou uma boa lambic importada pela Bier&Wein. No mais, tenho tido mais satisfação em gastar meu (escasso) dinheiro para conhecer novos vinhos, ali na faixa dos R$ 40-60. O custo-benefício às vezes é questionável (tanto quanto nas cervejas), mas pelo menos estou tendo novas experiências, conhecendo coisas que eu nunca tinha bebido antes. Dessa nova leva de nacionais a R$ 20 pela caçulinha, e importadas a R$ 40-50 pela long neck, tô fora em 90% dos casos.