Divulgação de Blogs

Mais
11 anos 7 meses atrás #47294 por Gabriel Lucas Scardini Barros
Cervejóide #22

- Degustação de uma Dark Lord
- Dia da Cerveja Brasileira
- Cerveja do Twitter
- Uma visita ao bar do Moe
- Stats para o Untappd

E muito mais!

Para ler, CLIQUE AQUI!

Abraços,

Gabriel Lucas
factoide.com.br
Mais
11 anos 7 meses atrás - 11 anos 7 meses atrás #47303 por Alexandre Almeida Marcussi

Gabriel Lucas Scardini Barros escreveu: Existe um serviço que edita os posts de um blog já em um livro. Acho que para você cairia como uma luva.

Vc deve estar louco. Sou muito cioso com meus textos. O último texto que preparei para publicação eu mesmo revisei, aprofundei e ampliei três vezes. No meu texto só mexe o revisor na última revisão. B)

Eu nunca cometeria a picaretagem de dar ctrl+C ctrl+V nos meus próprios textos para fazer um livro. Com certeza seria algo com uma revisão, pesquisa ampliada. Sou um leitor exigente e tenho respeito pelos meus leitores.

Mas, no mais, agradeço a confiança. Como eu disse, continuem lendo o blog, indicando, discutindo, que isso é o que mais dá satisfação a quem escreve.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 11 anos 7 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
11 anos 7 meses atrás #47313 por Gustavo Guedes
Respondido por Gustavo Guedes no tópico Divulgação de Blogs
Parabéns pelos posts sobre lambic, Marcusi! Estou acompanhando desde o 1o. sua maneira de escrever detalhadamente porém ser ser massante nem pedante faz a leitura muito boa. Eu tbm curto mto lambics e flanders red ales. Sera que teria como existir algum cerva tipo lambic brasileira ou o 'terroir' nao daria pra reproduzir??

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 7 meses atrás #47324 por Alexandre Almeida Marcussi

Gustavo Guedes escreveu: Sera que teria como existir algum cerva tipo lambic brasileira ou o 'terroir' nao daria pra reproduzir??

Obrigado, Gustavo. Pode existir lambic em qualquer canto do mundo, teoricamente. O que não daria para fazer é "clonar" uma lambic específica em outro lugar (do tipo, "quero que a minha lambic tenha exatamente o mesmo gosto da Girardin"), devido às diferenças na microflora nativa (que são, no fim das contas, o "terroir" das lambics). Nem os próprios belgas conseguem emular o perfil exato das outras cervejarias. O Jan van Roy, da Cantillon, costumava dizer que você não pode querer reproduzir as lambics já existentes; precisa aprender a adquirir um gosto pela lambic que o seu ambiente pode produzir. Nós temos como "modelo" as lambics bruxelenses, mas isso não quer dizer que os microorganismos selvagens nativos de outros lugares do mundo não possam produzir resultados diferentes, mas igualmente complexos, interessantes e deliciosos. Existem variedades de Saccharomyces, Pediococcus e Brettanomyces em qualquer lugar do mundo, não só na Bélgica.

Além dos métodos tradicionais de "fermentação espontânea", hoje existem ainda laboratórios que fornecem um mix microbiológico que emula as espécies nativas de Bruxelas, e que pode ser inoculado no mosto para produzir um resultado teoricamente compatível com o de uma lambic belga, seguindo os mesmos procedimentos na fermentação, maturação e blendagem. A Wyeast e a White Labs possuem produtos assim. Eu mesmo já provei uma versão caseira de uma lambic com amoras que emulava bem o perfil de uma lambic jovem (estava com apenas um ano de maturação). É só questão de alguém se dispor a fazer algo assim. Há uma controvérsia se uma cerveja assim poderia ser chamada de lambic, já que ela não sofreu fermentação espontânea.

Nos EUA, as microcervejarias que produzem sour ales costumam usar essas cepas de laboratório em suas cervejas. Mas nem sempre seguem os longos períodos de maturação das lambics belgas, experimentando com procedimentos alternativos que têm dado resultados interessantes. No Brasil, ninguém ainda investiu pesado nisso, talvez por receio de contaminação das outras cervejas produzidas na mesma fábrica. Mas vamos ser realistas: se uma imperial stout comum pode chegar às prateleiras custando 60 mangos, quanto ia custar uma breja que precisa de 3 anos de maturação em madeira, como uma gueuze tradicional?

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 7 meses atrás #47329 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Divulgação de Blogs

Alexandre Marcussi escreveu: Mas vamos ser realistas: se uma imperial stout comum pode chegar às prateleiras custando 60 mangos, quanto ia custar uma breja que precisa de 3 anos de maturação em madeira, como uma gueuze tradicional?

Seria uma menção à Colorado Ithaca? :laugh:
Mais
11 anos 7 meses atrás #47330 por Claudinei  
Respondido por Claudinei   no tópico Divulgação de Blogs
Marcussi, seu blog é sensacional mesmo. Aborda de maneira bem ampla e detalhada diversos aspectos técnicos, históricos e culturais relacionados à cerveja. Nem sempre tenho tempo para ler tudo...

Sei que ultimamente você anda bastante empolgado com as cervejas de fermentação espontânea e envelhecidas em madeira (ainda não cheguei a este nível!), mas que tal você colocar na sua pauta futura um "dossiê" sobre as cervejas de abadia? Não apenas as trapistas, mas também as de outras ordens, as que ainda produzem e as que optaram por terceirizar a produção em cervejarias comerciais, origem e evolução dos estilos, receitas (se é que alguma abadia disponibiliza isso!), aspectos históricos, e tudo o mais? Já li sobre isso em livros como o Larousse da Cerveja e em materiais na web, mas acredito que você possa dar uma boa esmiuçada nesse assunto. Fica aí a sugestão de um dos meus temas favoritos no universo da cerveja!
Tempo para a criação da página:0.534 segundos