Bom , bastante já foi dito sobre o azedume que afeta algumas cervejas (em especial as da Schmitt) e pouco foi esclarecido (não chegamos a uma conclusão mais clara em relação a que espécie de contaminação se trata). Também não sei como resolver isto, mas tenho uma observação prática a mostrar:
Há por volta de um mês comprei umas cervejas Montana direto da cervejaria de mesmo nome no Guarujá. Comprei duas das Indian Pales (sem 'Ale' rs.), uma delas que tomei no dia que comprei se mostrou bastante adocicada (mais até do que eu desejava) e pouco ácida. Abri minha outra garrafa (com a mesma data de validade, guardada em local seco e escuro) hoje e ela estava bastante ácida, azeda, "seca", sem sinal dos lúpulos, exatamente como a La Brunette que provei há alguns meses. Detalhe, as cervejas da Montana assim como as da Schmitt são refermentadas na garrafa.
Outra coisa, não sei se estou sentindo aromas do além, mas eu sinto nesta última Montana algo como o aroma de "estábulo" que apontam como resultado da fermentação (contaminação) por bretannomyces.
E aí, o que gorou minha cerveja guardada?