O azedo das cervejas - observação.

Mais
14 anos 8 meses atrás - 14 anos 8 meses atrás #13088 por tiago lucas
Bom , bastante já foi dito sobre o azedume que afeta algumas cervejas (em especial as da Schmitt) e pouco foi esclarecido (não chegamos a uma conclusão mais clara em relação a que espécie de contaminação se trata). Também não sei como resolver isto, mas tenho uma observação prática a mostrar:

Há por volta de um mês comprei umas cervejas Montana direto da cervejaria de mesmo nome no Guarujá. Comprei duas das Indian Pales (sem 'Ale' rs.), uma delas que tomei no dia que comprei se mostrou bastante adocicada (mais até do que eu desejava) e pouco ácida. Abri minha outra garrafa (com a mesma data de validade, guardada em local seco e escuro) hoje e ela estava bastante ácida, azeda, "seca", sem sinal dos lúpulos, exatamente como a La Brunette que provei há alguns meses. Detalhe, as cervejas da Montana assim como as da Schmitt são refermentadas na garrafa.

Outra coisa, não sei se estou sentindo aromas do além, mas eu sinto nesta última Montana algo como o aroma de "estábulo" que apontam como resultado da fermentação (contaminação) por bretannomyces.

E aí, o que gorou minha cerveja guardada? :dry:
Ultima edição: 14 anos 8 meses atrás por tiago lucas.
Mais
14 anos 8 meses atrás #13089 por tiago lucas
Um outro que ponto que pode ser relevante: Achei a tampinha bem fácil de abrir, embora a carbonatação e o creme estivessem bastante presentes.
Mais
14 anos 8 meses atrás - 14 anos 8 meses atrás #13090 por Diego Leonardo Lopes
Tiago, provavelmente a guarda na própria cervejaria não foi adequada, enquento um lote foi bem guardado, o outro já nem tanto,. Provavelmente ela oxidou em decorrência de má armazenagem ou rolou uma contaminação em um dos lotes que a cervejaria nÃo identificou.
Ultima edição: 14 anos 8 meses atrás por Diego Leonardo Lopes.
Mais
14 anos 8 meses atrás #13093 por Renato .
azedume de que tipo tiago?
Latico ? citrico ?
Mais
14 anos 8 meses atrás #13097 por tiago lucas
Acho que seria lático. Cítrico seria algo menos parecido com algo "estragado"?

É o mesmo das Schmitts estragadas!
Mais
14 anos 8 meses atrás #13106 por Alexandre Almeida Marcussi
Tiago, guarda em más condições raramente engendra contaminação; é mais comum que se desenvolvam sinais de oxidação e ligados a maturação e autólise. Minha aposta: contaminação no envase. O que explicaria a discrepância entre as duas garrafas. Escreva para a cervejaria relatando o ocorrido.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.429 segundos