- Postagens: 220
- Obrigados Recebidos: 0
...Tudo isso, contudo, não exclui a possibilidade de existirem (e existem mesmo) pessoas tremendamente ganaciosas que puxam margens abusivas de lucro...
O Guima citou um exemplo legal no outro tópico, que ele foi orçar cartões de visita e em uma gráfica ficou MUITO mais caro que a outra.
Bom, com conhecimento de causa posso dizer a razão disso:
Orçamento mais barato: Gráfica pequena, o cara grava vários cartões de vários clientes em uma mesma chapa de impressão, e rateia o custo dessa chapa para os vários clientes. Quando entra em máquina, o custo/hora da máquina é rateado entre os vários clientes também. Ele faz isto porque o negócio dele é completamente adaptado a impressões de baixa tiragem/formato. O volume dele neste segmento é alto.
Orçamento mais caro: Grafica média/grande, o cara não tem tantos cartões para fechar uma chapa, então ele grava uma chapa só com o seu cartão, ou seja, você paga integralmente pela chapa de impressão.QUando entra em máquina, a hora/máquina é cobrada integralmente de você também. Ele faz isto porque o negócio dele é outro, provavelmente editorial, e não tem volume de cartões suficiente para fechar chapas comunitariamente.
Milu Lessa escreveu:
...Daí fica difícil não queimar a bruxa, na minha visão. A não ser que pra vc, 100% ou até mesmo astronômicos 200% seja uma margem aceitável.
Sobre certezas, eu tenho poucas, menos ainda sobre o negócio dos outros.
Vc colocou duas opções pra mim:
01 - ou fica difícil nao queimar a bruxa
02 - ou pra mim 200% seja margem aceitável.
Nenhuma das acima. E nem esse foi meu ponto. Meu ponto foi: admito que meu conhecimento sobre a questao possa ser incompleto, admito outras possibilidades.
P.S: O caso da Wals não me surpreende. O que realmente me surpreende é o caso das Baden Baden, que aumentaram monstruosamente o volume de vendas e não baixaram 1 centavo do preço.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados