Elevado preço das cervejas especiais nacionais

Mais
14 anos 11 meses atrás #12892 por Milu Lessa
Galera, no embalo do tópico do Pedro sobre o preço extorsivo das FD em alguns lugares, lanço uma pergunta que muito me encafifou desde que adentrei o deslumbrante (e caro!!!) mundo das cervejas especiais: como diabos podem as cervejas da linha especial da Wäls custar, na maioria dos casos, o equivalente às importadas belgas do mesmo estilo??

Ainda na mesma linha de raciocínio, p q a Monsterium da Falke na maioria dos lugares custa o mesmo ou muitas vezes até mais caro que a garrafa tb de 750 ml da Tripel Karmeliet, que pra muito é "a" tripel??

Sempre quando casualmente toco nesse assunto, o time do "deixa disso" contemporiza, obtemperando que a cerveja aqui no Brasil é mais cara pq malte e lúpulo são importados, que nossa carga tributária é dantesca, etc etc, por isso sai mais caro, yadda yadda yadda. Mas isso é justificativa válida quando levamos em conta que as cervejas com as quais comparamos as nacionais são importadas e tb pagam uma porrada de impostos, além de passaremm pelas importadoras, antes de chegar aos bares e empórios e só então ao consumidor final (ou seja, pelo menos um "atravessador" a mais)?

Será que não tem tb a ver com o fato de que enquanto na Europa, por exemplo, trabalha-se com uma margem de X% de lucro em cima da cerveja, aqui no Brasil se trabalhe com 3X%?? Isso pra mim parece fazer muito sentido. O que vcs acham: é culpa dos Gordon Gekko da vida ou da elevadíssima carga tributária e das matérias-primas importadas?? Ou, pra não ser maniqueísta, de outros possíveis fatores, pra não limitar a esses dois?

Ps: pra quem não sabe ou não se lembra, Gordon Gekko é o personagem interpretado pelo ator Michael Douglas no filme Wall Street, do direto Oliver Stone, um entusiasta yuppie já consagrado, riquíssimo e igualmente ganancioso cuja lema é: greed is good! (a ganância é boa!)
Mais
14 anos 11 meses atrás #12900 por Renato .
AI esta uma pergunta que eu diarimente me faço.
Ok não entendo necas de economia, de mercaro financeiro, de impiortações ou o que dira de produção de cerveja.
Mas deixando isso tudo de fora, e tb naum querendo nada UTOPICO (não a Smauel Adans), onde os preços seriam justos e todos teriam acesso a produtos de qualidade etc, etc, etc.
Será que naum tem muita gente querendo ganhar MUITO, digo MUITO MESMO, por exemplo praticamndo margem de lucro de 100% ou mais, em um meio que COM CERTEZA, eh levemente elitizado.
Se fala tanto em BEER EVANGELIZAÇÃO, em cursos tecnicos, em palestras, em degustações e hamronizações.
Mas quando o assunto eh dinheiro SEMPRE tem a turminha do deixa disso que vem fadno de IPI, COFINS, IPS, PQP, FDP, e muitos outros que no fim fala muito e naum diz nada.
Mas não vemos os mesmos entusiastas interessados e novos adeptos da maravilah do mundo da cerveja especial (ou como queiram chamar), intusisamados pela pratica de preços justos.
Ok se, para eles o justo eh 100% de lucro. GRRED IS GOOD, sem duvida eh o lema desse pessoal, são entusistas da cultura cervejeira naum em prol da cultura em si, mas sim da saude dos seus bolsos.
Mais
14 anos 11 meses atrás #12903 por André Costa
Eu acho sacanagem chamar as micros de gananciosas, o pessoal esquece que além de todo o custo Brasil que já falaram essas cervejas especiais não tem escala, são volumes pequenos e isso encarece muito, matéria prima encarece e por aí vai. Sacanagem é uma Skol custar mais que uma Bavaria Premium que é puro malte e ainda ser a mais vendida de longe...
E outra gente não sei porque vcs acham que europeus fazem caridade, margem 3x maior no Brasil??? Se tem alguém que sabe ganhar dinheiro é europeu.
Mais
14 anos 11 meses atrás - 14 anos 11 meses atrás #12907 por Milu Lessa
André, ninguém falou em caridade na Europa, no capitalismo não existe isso, é fato, apenas note que uma Chimay tripel naquelas bandas custa em torno de 2, 3 euros! Aqui uma tripel da Wäls sai em média 20 pilas, como vc explica essa diferença brutal?

E outra, há micro-cervejarias que praticam preços bem mais acessíveis, por exemplo, a Colorado (tirando a Black Rapadura, claro!rs), a Baden Baden, a Bamberg e a Eisenbahn, mesmo antes de ela ser adquirida pelo grupo Schincariol. A Belgian Golden Strong Ale da Eisenbahn (breja excelente, diga-se de passagem) sai em média apenas 4 reais! Não deixo de ter a vívida impressão de que se a Wäls ou a Falke fizessem alguma breja nesse estilo iria custar 4x mais, na faixa da Monasterium e da linha especial da Wäls já existente.
Ultima edição: 14 anos 11 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 11 meses atrás #12910 por Pedro Bianchi
Eu também sempre me perguntei o porque das cervejas nacionais, mesmo com ingredientes importados e de alta qualidade, acabam chegando em nossas mãos por preços idênticos as importadas.
Não sei de nada sobre impostos e diversas taxas que tem por aí. Já não acho justo as importadas chegarem com o preço que chegam aqui, imaginem as nossas cervejarias que estão aqui do lado e "incentivam" a beer evangelização. Por esse preço fica bem difícil uma pessoa que está acostumado a pagar pouco mais de um real numa cerveja, se convencer de que vale a pena gastar 10/15 vezes a mais no "mesmo produto"
Mais
14 anos 11 meses atrás #12912 por Marco A Araujo
A escala pode ser um problema real, especialmente pra uma cervejaria que fabrica mtas variedades. Imagina o poder de compra de uma Ambev, que fabrica só um tipo de cerveja (com uns 15 rótulos diferentes), tem um monte de fábricas pelo país, e tá pouco se lixando pra qualidade?
Pra um cara pequeno, com imaginação, como da Bamberg por exemplo, é bem mais complicado ficar acima da linha do prejuízo (e mesmo assim dá pra achar Bamberg a 8,50 em bar).
Tempo para a criação da página:0.437 segundos