Elevado preço das cervejas especiais nacionais

Mais
14 anos 7 meses atrás #12993 por Renato .
VERDAE SEJA DITA MARCIO

Sempre tem suas excessões, logico que estamso colocando um caso isolado como exemplo, naum sig que TODO DONO DE BAR EH UM CRAPULA CAPTALISTA. Naum quiz generalizar mas sim exemplificar
Mais
14 anos 7 meses atrás #13004 por Marcelo Vodovoz
eu acho que em alguns casos o fabricante tbm pega pesado. acho o caso da backer medieval, das wals e das falke todas, coruja, abadessa, lust...
se a breja é cara em todos os estabelecimentos...
e pelo jeito a falka só nao é muito cara em bh...
Mais
14 anos 7 meses atrás #13012 por Marcio Rossi
Milu Lessa escreveu:

...Daí fica difícil não queimar a bruxa, na minha visão. A não ser que pra vc, 100% ou até mesmo astronômicos 200% seja uma margem aceitável.

Sobre certezas, eu tenho poucas, menos ainda sobre o negócio dos outros.

Vc colocou duas opções pra mim:

01 - ou fica difícil nao queimar a bruxa
02 - ou pra mim 200% seja margem aceitável.

Nenhuma das acima. E nem esse foi meu ponto. Meu ponto foi: admito que meu conhecimento sobre a questao possa ser incompleto, admito outras possibilidades.

Sobre margem, uma coisa é o que o comércio chama de remarcação, a diferença entre o custo e o preço de venda. Outra coisa é a margem do negócio, a diferencá entre todos as receitas e todas as despesas.

Minha esposa trabalha no comércio. Alguns dos itens que ela vende têm um preço duas vezes superior ao que ela pagou. Não obstante, a margem do negócio é, com grandes sacrifícios, de um dígito.

Vc tem suas certezas, eu tenho minhas dúvidas. Não quero que vc tenha minahs dúvidas, não queira que eu tenha suas certezas.

Recomendei cautela, repito a recomendação.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #13015 por Bruno Alves
Eu já acho que a culpa dos preços altos seja realmente o volume.
Peguem por exemplo o volume de unidades vendidas da Eisenbahn e da Falke. Não sei quanto é exatamente essa diferença, mas dápra chutar que a Eisenbahn vende pelo menos 50x mais que a Falke.
Bem, cada garrafa sai com um pouquinho do custo fixo diluido nela, os insumos saem mais barato e tal.

Para exemplificar:

O seu vizinho faz cerveja, para isto consome R$10.000 de agua e vende 50.000 garrafas, cada garrafa absorve R$0,20 deste custo.

Você faz cerveja, para isto consome R$1.000 e vende 2.000 garrafas, cada garrafa absorve R$0,50 deste custo.

Ai precisamos ver o custo de luz, agua, depreciação de equipamentos, mão de obra, marketing, comunicação, transporte, manutenção, pró labore dos donos etc...
Pegar este custo fixo e ratear pelo volume de vendas, acrescer o custo variavel (matéria prima, custo de venda, impostos etc...)
Em cima disso, precisamos acrescer o lucro.

Devemos repetir este procedimento para os distribuidores, depois para os bares.

o Guima citou um exemplo legal no outro tópico, que ele foi orçar cartões de visita e em uma gráfica ficou MUITO mais caro que a outra.
Bom, com conhecimento de causa posso dizer a razão disso:

Orçamento mais barato: Gráfica pequena, o cara grava vários cartões de vários clientes em uma mesma chapa de impressão, e rateia o custo dessa chapa para os vários clientes. Quando entra em máquina, o custo/hora da máquina é rateado entre os vários clientes também. Ele faz isto porque o negócio dele é completamente adaptado a impressões de baixa tiragem/formato. O volume dele neste segmento é alto.

Orçamento mais caro: Grafica média/grande, o cara não tem tantos cartões para fechar uma chapa, então ele grava uma chapa só com o seu cartão, ou seja, você paga integralmente pela chapa de impressão.QUando entra em máquina, a hora/máquina é cobrada integralmente de você também. Ele faz isto porque o negócio dele é outro, provavelmente editorial, e não tem volume de cartões suficiente para fechar chapas comunitariamente.

O que eu quis dizer com isso é que cada negócio tem suas particularidades no momento de composição de custo e preço mais alto nem sempre quer dizer que o cara que vende seja ganancioso e nem que o produto mais caro seja melhor. (no caso do guima, os cartões provavelmente teriam a mesma qualidade).

Precisamos entender melhor as particularidades da industria antes de dizer que tal cervejaria seja gananciosa.

P.S: O caso da Wals não me surpreende. O que realmente me surpreende é o caso das Baden Baden, que aumentaram monstruosamente o volume de vendas e não baixaram 1 centavo do preço.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Bruno Alves.
Mais
14 anos 7 meses atrás #13019 por Marcio Rossi
Bruno Alves escreveu:

Precisamos entender melhor as particularidades da industria antes de dizer que tal cervejaria seja gananciosa.

Aleluia, irmão! É o que eu tenho tentado dizer, incluindo nesse raciocínio todos os atores da cadeia: representante e comerciante.

Não digo que alguém não esteja faturando alto, acho entretanto que faltam elementos para ser conclusivo.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #13021 por Mauro Renzi Ferreira
O custo de cada receita de cerveja também varia. Não se gasta o mesmo para uma Pale Ale e para uma Tripel, por exemplo.

Algumas "micros" como a Colorado, Baden-Baden, Eisenbahn possuem uma estrutura maior e conseguem comprar em maior quantidade. A Falke já é bem menor e a Bamberg é a grande excessão mesmo.

Agora, os preços em bares variam muito mesmo, e conforme postei no tópico sobre as Flying Dogs, alguns fatores explicam essa variação, como uma localização mais "nobre" e portanto mais custosa, brigada especializada, tempo que o cliente permanace ocupando uma mesa etc.

Tudo isso, contudo, não exclui a possibilidade de existirem (e existem mesmo) pessoas tremendamente ganaciosas que puxam margens abusivas de lucro. Mas nem todos são assim. Muitos o fazem por necessidade mesmo.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Mauro Renzi Ferreira.
Tempo para a criação da página:0.406 segundos