Elevado preço das cervejas especiais nacionais

Mais
14 anos 7 meses atrás #12933 por Alexandre Almeida Marcussi
Não vou discorrer sobre o assunto (porque é inútil e já coloquei minha opinião algumas vezes em outros tópicos), mas quero pontuar duas coisas:

1. A Eisenbahn, em especial, é a microcervejaria que mais produz em termos de volume no Brasil, salvo engano. Eu arriscaria dizer que eles já estão naquela linha tênue entre micro e macro. Eles ganham no atacado, e por isso não espanta que consigam praticar preços melhores do que as concorrentes diretas (como a Bamberg). Minha esperança é que, com o tempo e o aumento do mercado, outras artesanais consigam ter a estrutura produtiva da Eisenbahn e possam forçar ainda mais o jogo da concorrência. Agora, e a Lust, hein??? :ohmy:

2. OK, a Colorado Caium até pode ser, no fundo, uma American lager com farinha (o que não é tão diferente de milho, arroz ou high maltose, no efeito final); mas o volume de produção é diferente, o esquema de distribuição é bem menor e a produção é mais caprichada (vc não sente sinais de maturação abreviada, por exemplo). Sem contar que eu tenho a impressão de que o preço total das operações produtivas é distribuído mais ou menos entre todos os rótulos. R$ 10 por meio litro é um bom preço? Seguramente não! Se olharmos o mercado norte-americano, veremos que lá as artesanais são bem mais competitivas. Mas é até compreensível. Com o tempo e o crescimento da produção, é claro que nós esperamos que esse preço diminua um pouco, como ocorreu com a Eisenbahn. Com um número mais expressivo de microcervejarias de grande porte, a pressão pela redução de impostos (como ocorreu nos EUA) é mais eficaz. Menos compreensível, para mim, é a Baden Baden, que pratica exatamente os mesmos preços da Colorado com uma produção mais antiga e estabelecida e um volume de vendas e esquema de distribuição muito melhor por conta da Schin.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12939 por Marcio Rossi
Milu Lessa escreveu:

p q a Monsterium da Falke na maioria dos lugares custa o mesmo ou muitas vezes até mais caro que a garrafa tb de 750 ml da Tripel Karmeliet, que pra muito é "a" tripel??

Em BH encontramos Monasterium a R$ 33,00.
Anexos:
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Marcio Rossi.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12941 por Milu Lessa
Marcio Rossi escreveu:

Milu Lessa escreveu:

p q a Monsterium da Falke na maioria dos lugares custa o mesmo ou muitas vezes até mais caro que a garrafa tb de 750 ml da Tripel Karmeliet, que pra muito é "a" tripel??

Bom, então pelo menos uma dúvida está dissipada: quem mais enfia a faca é quem vende, não quem produz (se bem que mesmo a R$ 33,00 ainda acho caro). Em Sampa e aqui em Campinas, mesmo em lugares com bom preço, a brincadeira não sai por menos de cinquentinha e em outros passa dos sessenta, ou seja, dobra. :blink:
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Milu Lessa.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12942 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Elevado preço das cervejas especiais nacionais
Marcio Rossi escreveu:

Milu Lessa escreveu:

Estive em BH há 2 anos e pegando como exemplo as BCBs, beber ai em bar é muito mais barato mesmo (pelo menos há 2 anos). Lembro que estava com dois amigos no Amarelinho da Prudente e derrubamos muita Serramalte (era o melhor que tinha) e a conta deu R$ 56,00 com a taxa de serviço. Acredito que com as especiais seja por ai, ou não ?
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por um visitante.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12943 por Marcio Rossi
Fábio (Guima) escreveu:

Estive em BH há 2 anos e pegando como exemplo as BCBs, beber ai em bar é muito mais barato mesmo (pelo menos há 2 anos). Lembro que estava com dois amigos no Amarelinho da Prudente e derrubamos muita Serramalte (era o melhor que tinha) e a conta deu R$ 56,00 com a taxa de serviço. Acredito que com as especiais seja por ai, ou não ?

Depende do lugar, Guima, tem vários botecos na linha do Amarelinho, com boa carne e cerveja barata, mas hj já subiu um pouco, mas é normal em uma mesa dessa a conta ficar em torno dos dez/quinze contos por cabeça.

Mas de uma forma geral a noite belorizontina custa menos que as paulistana e campineira.

Como informação adicional para referência, uma cerveja feita em casa, uma produção de 40, 60 litros, dá um custo de uma forma geral algo entre R$ 2.5 e R$ 4 para garrafa de 600 ml (varia com a receita e ingredientes)

Os ingredientes (água, malte, lupulo, fermento, outros) e insumos (sanitizantes, garrafas, tampinhas e gás). Ficam fora dessa conta os custos relativos ao equipamento, instrumentos, espaço e mão de obra (10/12 horas de trabalho considerando da preparação à finalização da limpeza e arrumação); se estimarmos R$ 1.5 pra tudo, o custo final seria de R$ 4 a R$ 5.5. Isso considerando perda zero (contaminação, problemas com fermento que não fermenta...)

Pra vender legalmente, tem os impostos, custos da constituição e manutenção da empresa, embalagem, armazenagem, distribuição (transporte, representante, etc), aos quais se somam os custos e margens de quem vende. Ouso especular que isso tudo triplicaria o custo para compor o preço de venda.

Meramente referencial. O ambiente homebrewer é particular, extremamente variável e possui menos rendimento, paga mais caro nos insumos, etc. E quanto mais cerveja se faz, mesmo em casa, menor o custo relativo. isso tudo foi baseado na minha pequena experiência, colegas mais experimentados podem contribuir com informações mais precisas.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Marcio Rossi.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #12944 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Elevado preço das cervejas especiais nacionais
Marcio Rossi escreveu:

Depende do lugar, Guima, tem vários botecos na linha do Amarelinho, com boa carne e cerveja barata, mas hj já subiu um pouco, mas é normal em uma mesa dessa a conta ficar em torno dos dez/quinze contos por cabeça.

Mas de uma forma geral a noite belorizontina custa menos que as paulistana e campineira.

Se não me falha a memória peguei umas Backer no Carrefour Bairro do Caiçara por menos de R$ 4, a Guinness achei na casa dos R$ 7, mas isso em supermercado mesmo porque nos bares foi só Skol, Brahma, Serramalte e essas coisas (meus amigos ai não foram beerevangelizados ainda e o jeito é acompanhá-los).

Minha esposa esteve recentemente em BH, voltou aterrorizada, preço de muita coisa chegando a super Sampa, e isso no Epa (que trocou o slogan "baratissíssimo" pelo "o seu super visinho"), quem é de BH vai entender. Mas cerveja (BCB pelo menos) segundo ela ainda está bem mais em conta.
Tempo para a criação da página:0.436 segundos