Elevado preço das cervejas especiais nacionais

Mais
14 anos 7 meses atrás #12959 por Renato .
Marcio Rossi escreveu:

Os ingredientes (água, malte, lupulo, fermento, outros) e insumos (sanitizantes, garrafas, tampinhas e gás). Ficam fora dessa conta os custos relativos ao equipamento, instrumentos, espaço e mão de obra (10/12 horas de trabalho considerando da preparação à finalização da limpeza e arrumação); se estimarmos R$ 1.5 pra tudo, o custo final seria de R$ 4 a R$ 5.5. Isso considerando perda zero (contaminação, problemas com fermento que não fermenta...)

Pra vender legalmente, tem os impostos, custos da constituição e manutenção da empresa, embalagem, armazenagem, distribuição (transporte, representante, etc), aos quais se somam os custos e margens de quem vende. Ouso especular que isso tudo triplicaria o custo para compor o preço de venda.

MArcio essa eh a questão
TODAS as micro cervejrias nacionais tem todos esse problemas, naum apenas a materia prima mas como o maquinario eh importado, mão de obra qualificada naum eh barato, isso tudo o pessoal jah esta cansado de saber.
Mas me diz como uma bamberg pilsen conseque custar 3,83 em uma padaria em sorocaba ????????(tenho fotos para provar) E aqui em campinas naum acha por menos de 6 reais, já vi neguinho pedindo 8 e ate 12 ?????

Para mim o vilão da historia naum eh o fabricante e sim as pessoas que vem depois dele. Lucro de 100% (no minimo) tem sido praticado, isso eh um ABSURDO.
Mais
14 anos 7 meses atrás #12967 por Marcio Rossi
Renato . escreveu:

Mas me diz como uma bamberg pilsen conseque custar 3,83 em uma padaria em sorocaba ????????

Não te digo, não faço a menor idéia.

Minha intenção foi dar uma noção do quanto pode custar fazer cerveja em casa comprando os ingredientes e especular sobre o que pode acontecer depois de forma superficial, subjetiva e imprecisa.

Acho que a maioria das coisas resulta de uma combinação de fatores. Talvez não haja "o grande vilão", mas uma série de coisas contribuindo em cadeia, umas mais outras menos; tem impostos, custos logísticos, custos indiretos, margens em cascata (fabricante, representante, comerciante), etc.

É provável que em algum ponto da cadeia um fator se destaque, mas considero a possibilidade de que não seja determinante.

Recomendo cautela antes de se queimar a bruxa.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12969 por Marcio Rossi
Fábio (Guima) escreveu:

...preço de muita coisa chegando a super Sampa, e isso no Epa (que trocou o slogan "baratissíssimo" pelo "o seu super visinho"), quem é de BH vai entender. Mas cerveja (BCB pelo menos) segundo ela ainda está bem mais em conta.

Certamente o custo em BH tem aumentado em diversos setores. No quesito noite, temos os butecos perfil amarelinho, mais em conta, com mesa de plástico na calçada, carne assada e outros tira-gostos e cerveja gelada, normalmente Ambev.

Local badalado de classe média à alta tá salgado, encosta em super-sampa. Mas ainda existe uma coisa média, que em sampa foi extinta, com preço razoável. A conta salta pra R$25/30 por cabeça, com uma fartura e serviço que custariam o dobro na paulicéia desvairada.

Por exemplo, olha a chamada do Frei Tuck para este sábado, vc come um prato de fejoada com chope Faljke por R$ 15... As porçoes são bem servidas pra duas pessoas. E por aí vai.

"No almoço, além do cardápio à la carte, teremos chapas de carnes com fritas como petisco, com preços camaradas. São três chapas:

Chapa 1: alcatra acebolada com fritas (R$19,90)
Chapa 2: frango com catupiry e fritas (R$17,90)
Chapa 3: pernil com jiló, pimenta biquinho e fritas (R$17,90)

No pedido para almoço as chapas acompanham arroz, tropeiro, farofa e vinagrete, e custa apenas mais R$4,00 por pessoa.

E amanhã, sexta-feira, harmonização de feijoada com um chope Falke Bier Ouro Preto por apenas R$14,95."

Claro, temos sempre o nosso mercado municipal, com fartas e excelente porçoes a R$10, R$12, cerveja de todo o jeito (inclusive chope backer). Claro, bebe-se em pé, amontoado em uma faúna diversificada, mas tem lá seu charme.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Marcio Rossi.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12985 por Milu Lessa
Marcio Rossi escreveu:

Renato . escreveu:

Mas me diz como uma bamberg pilsen conseque custar 3,83 em uma padaria em sorocaba ????????

Não te digo, não faço a menor idéia.

Recomendo cautela antes de se queimar a bruxa.

Márcio, essa, ao contrário do imbróglio todo de custos de produção, distribuição, etc, me parece uma questão bem simples: eu já comprei Bamberg pilsen a menos de R$ 4,00 direto da própria Bamberg. Se eles estão me vendendo a esse preço, com certeza estão tendo lucro, essa é uma premissa inegável. No Rei do Joelho (buteco aqui em CPS) estavam vendendo a R$ 6,00 e com certeza tb estavam tendo lucro. Mas como o Renato disse já viu até a R$ 12,00 em alguns lugares. Aí fica bem claro que a única variável é a margem de lucro que está sendo praticada por cada estabelecimento, que nesse último caso está passando de 200%. Daí fica difícil não queimar a bruxa, na minha visão. A não ser que pra vc, 100% ou até mesmo astronômicos 200% seja uma margem aceitável.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Milu Lessa.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12987 por Milu Lessa
Fiz caca, daí duplicou! :laugh:
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #12988 por Milu Lessa

Marcio Rossi escreveu:[/b]

Pois é, Márcio, infelizmnete aqui em Campinas e
Local badalado de classe média à alta tá salgado, encosta em super-sampa. Mas ainda existe uma coisa média, que em sampa foi extinta, com preço razoável. A conta salta pra R$25/30 por cabeça, com uma fartura e serviço que custariam o dobro na paulicéia desvairada.

Por exemplo, olha a chamada do Frei Tuck para este sábado, vc come um prato de fejoada com chope Faljke por R$ 15... As porçoes são bem servidas pra duas pessoas. E por aí vai.

"No almoço, além do cardápio à la carte, teremos chapas de carnes com fritas como petisco, com preços camaradas. São três chapas:

Chapa 1: alcatra acebolada com fritas (R$19,90)
Chapa 2: frango com catupiry e fritas (R$17,90)
Chapa 3: pernil com jiló, pimenta biquinho e fritas (R$17,90)

No pedido para almoço as chapas acompanham arroz, tropeiro, farofa e vinagrete, e custa apenas mais R$4,00 por pessoa.

E amanhã, sexta-feira, harmonização de feijoada com um chope Falke Bier Ouro Preto por apenas R$14,95."

Claro, temos sempre o nosso mercado municipal, com fartas e excelente porçoes a R$10, R$12, cerveja de todo o jeito (inclusive chope backer). Claro, bebe-se em pé, amontoado em uma faúna diversificada, mas tem lá seu charme.

Pois é, Márcio, infelizmente aqui em Campinas e Sampa, de um modo geral, não existe mais o lugar para se beber e comer bem a preços razoáveis. Eu brinco que 10 anos atrás havia o bar caro e o barato. Infelizmente hj em dia há apenaso bar caro e o mais caro ainda. :S[/quote]
Tempo para a criação da página:0.446 segundos