Acabo de voltar do Empório Alto dos Pinheiros, onde tive a oportunidade de provar o chope Alt de 2010. A versão 2009 já havia me agradado bastante, e a 2010 não fica atrás. Percebe-se o amargor mais elevado e persistente e talvez uma citricidade um pouco mais evidente, mas as características de malte e de levedura, pelas minhas anotações do ano passado, mantiveram-se semelhantes - ainda bem! A cor é belíssima, e a espuma teve boa formação e persistência mediana, formando depois curiosos "flocos" sobre o líquido antes de desaparecer de vez. O aroma revelou um lúpulo de perfil floral e cítrico e ésteres frutados sugerindo maçãs vermelhas e cerejas frescas. O malte é mais evidente na boca, onde mostra sabor sólido caramelado e de frutos secos. Há uma doçura maltada inicial que logo é substituída por um destacado amargor, com uma certa riqueza maltada na finalização e um residual bastante perene e amargo. Surpreende por ser uma cerveja de forte amargor lupulado, mas de pouco sabor de lúpulo na boca, dando mais espaço ao sabor dos maltes e ésteres, o que cria um conjunto interessante. Como críticas, eu achei que o amargor acabou ficando um pouco mais intenso do que eu gostaria (o que vai agradar os amantes de lúpulo) e que a acidez cítrica também poderia ser mais atenuada. No mais, um excelente trabalho, meus parabéns à Bamberg!