Marcelo Vodovoz escreveu:(...) eu nao acho que o BJCP é a biblia e temos ade avaliar de acordo com as descriçoes dele. Muitas brejas simplesmente se propoe a fazer algo diferente do que está no bjcp, e nao sao piores por isto!
O BJCP é a referência para todos os julgamentos técnicos dos estilos nele registrados no mundo.
Mas existe uma infinidade de variações de estilo que não são consideradas, as specialities.
A discussão é em outro sentido: o de reconhecer os méritos de cervejas que atendam às especificações do seu estilo.
Se não existem especificações, vale a subjetividade. Por exemplo, O'Driscoll é uma ale com gengibre, não está no BJCP, mas pode ser avaliada conforme sua proposta.
O que está errado é avaliar mal uma lite american lager porque ela é leve quando leveza é uma característica especificada.
E aqui no Brejas temos ao nosso dispor o item Sensação, onde cabe a subjetividade de cada um.
A vantagem de termos muitas avaliações não esta na diferença entre elas, mas na semelhança porque elas convergem para uma média geral e proporcinam um resultado estatisticamente representativo, como a citada Indica. Alguns sites inclusive adotam um critério segundo o qual as melhor avaliadas devam ter um certo número mínimo de avaliações, evitando distorções como as que temos aqui no Brejas, onde as Top 5 dos usuários têm cada uma de 1 a 3 votos (3 delas têm apenas 1); no meu modo de ver, a top dos usuários é a Rochefort 10, mesmo ela estando em décimo, porque 26 pessoas diferentes (uma quantidade que acomoda pontos fora da curva) proporcionaram uma média de 4.5, ao contrário da Chimay Speciale de Poteaupre, que é a top oficial com apenas um voto (aliás, do famoso fundador da ABRADEG...)