Embasamento técnico das avaliações no BREJAS

• um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11370 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Embasamento técnico das avaliações no BREJAS
Tópico bacana !

Eu já pensei nisso que o Gustavo comentou e fiquei meio intrigado mesmo, perdoem-me mas talvez haja alguma incoerência. Avaliando pelo estilo a maior nota deve ser dada àquela cerveja que mais corresponde ao proposto, e se as American Lager devem ser leves, neutras, menor corpo, etc, marcas como Skol, Brahma, Sub-Zero, Nova Schin, Kaiser e tantas outras "de massa" mereceriam notas mais altas. Talvez 4,5 numa Skol seja um pouco de exagero, acho que ela perderia muito no aroma, mas nos demais critérios teria um melhor desempenho.

Ou falei bobagem ?
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por um visitante.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11386 por Renato .
CONCORDO PLENAMENTE GUIMMA

Mas alem do gosto pessoal ainda entra o fator ROTULO na historia, mesmo pratiacmente todos aqui jah tendo sido bebedores devotos de skol brahma bohemia ou outras, o pessoal costuma protituir (se me permitem usar essa termo) as cervejas de massa nacional, eh um preconceito que jah tah meio incluso no contexto, ate aceitavel se não começar a ir para o fanatismo e tal, mas que tem, TEM =]=]=]
Mais
14 anos 7 meses atrás #11390 por Marcio Rossi
Fábio (Guima) escreveu:

(...)Talvez 4,5 numa Skol seja um pouco de exagero, acho que ela perderia muito no aroma, mas nos demais critérios teria um melhor desempenho.

Não apenas aroma, mas sabor, sensação e conjunto seriam prejudicados pelos off flavors marcantes (H2S e DMS), além do sabor por vezes ácido.

Leveza não é pecado, falta de qualidade é, seja qual for o estilo.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11392 por Tom Adamenas
Gustavo, vira e mexe me pego no mesmo questionamento.

O que mais me causou "estranhamento" na verdade, foram as avaliações sobre a Westmalle Tripel. Bom, se a abadia trapista de Westmalle foi a responsável por cunhar o termo 'tripel', por que a breja não recebe sempre a maior nota? A breja que deu nome ao estilo não está, necessariamente, totalmente dentro dos quesítos técnicos necessários? Mesmo eu, que considero essa a melhor breja que já tomei, não dei à ela um 5,0, pois acho que ainda há coisa melhor no mundo, mas não seria isso uma injustiça técnica?

Concordo com o Marcussi com essa designação mais "flexível" do ranking brejas, onde fatores completamente pessoais podem intervir. Até mesmo porque, avaliar de uma maneira precisa, 100% dentro do que propõe o BJCP, é tarefa pra gente que tem o paladar muito mais refinado (que o meu, pelo menos). Eu tento avaliar também amparado pelo BJCP, mas confesso que não tenho capacidade pra pontuar cada nuance destacada por ele, entrando aí a questão mais subjetiva (e prazeirosa) da coisa.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11393 por Marcelo Vodovoz
eu acho que o gosto pessoal tem que ter um bom peso, senao todo mundo avaliaria igual, nao teria pra que ter 80 avaliaçoes pra Indica.

e eu nao acho que o BJCP é a biblia e temos ade avaliar de acordo com as descriçoes dele. Muitas brejas simplesmente se propoe a fazer algo diferente do que está no bjcp, e nao sao piores por isto!
Mais
14 anos 7 meses atrás #11394 por Marcio Rossi
Marcelo Vodovoz escreveu:

(...) eu nao acho que o BJCP é a biblia e temos ade avaliar de acordo com as descriçoes dele. Muitas brejas simplesmente se propoe a fazer algo diferente do que está no bjcp, e nao sao piores por isto!

O BJCP é a referência para todos os julgamentos técnicos dos estilos nele registrados no mundo.

Mas existe uma infinidade de variações de estilo que não são consideradas, as specialities.

A discussão é em outro sentido: o de reconhecer os méritos de cervejas que atendam às especificações do seu estilo.

Se não existem especificações, vale a subjetividade. Por exemplo, O'Driscoll é uma ale com gengibre, não está no BJCP, mas pode ser avaliada conforme sua proposta.

O que está errado é avaliar mal uma lite american lager porque ela é leve quando leveza é uma característica especificada.

E aqui no Brejas temos ao nosso dispor o item Sensação, onde cabe a subjetividade de cada um.

A vantagem de termos muitas avaliações não esta na diferença entre elas, mas na semelhança porque elas convergem para uma média geral e proporcinam um resultado estatisticamente representativo, como a citada Indica. Alguns sites inclusive adotam um critério segundo o qual as melhor avaliadas devam ter um certo número mínimo de avaliações, evitando distorções como as que temos aqui no Brejas, onde as Top 5 dos usuários têm cada uma de 1 a 3 votos (3 delas têm apenas 1); no meu modo de ver, a top dos usuários é a Rochefort 10, mesmo ela estando em décimo, porque 26 pessoas diferentes (uma quantidade que acomoda pontos fora da curva) proporcionaram uma média de 4.5, ao contrário da Chimay Speciale de Poteaupre, que é a top oficial com apenas um voto (aliás, do famoso fundador da ABRADEG...)
Tempo para a criação da página:0.381 segundos