Embasamento técnico das avaliações no BREJAS

Mais
14 anos 7 meses atrás #11404 por tiago lucas
Fábio (Guima) escreveu:

"Penso que com a cerveja seja a mesma coisa, nós (amadores e APENAS apreciadores) comentamos que a carbonatação está assim ou assado, que o aroma apresenta off-flavor, DMS, diacetil, o caralhil..."

Ainda bem que nunca senti caralhil na minha cerveja :woohoo: :woohoo:

Ri muito... :laugh:
Mais
14 anos 7 meses atrás #11405 por Alexandre Almeida Marcussi
Legal a discussão. Quero fazer alguns apontamentos:

1. A Westmalle não inventou o termo tripel, ela apenas produziu a primeira tripel clara (em vez de escura) e, com isso, determinou uma tendência de mercado seguida por outras cervejarias. Quando várias outras cervejarias aderiram, aí sim pode-se dizer que se criou um "estilo".

2. As definições do BJCP não são restritivas a ponto de apenas uma cerveja poder ser considerada como plenamente adequada ao estilo. Se lermos com atenção, notaremos que eles usam o tempo todo termos como "may be present", "optional" ou "sometimes", dando margem de manobra à criatividade do mestre-cervejeiro. Além disso, certos critérios são definidos de forma super ampla, como "ésteres frutados", que podem corresponder a uma ampla gama de aromas e combinações de aromas esterificados. Mesma coisa para os aromas de lúpulo: às vezes o BJCP indica que tipos de aroma lupulado podem ser esperados, mas às vezes não, e vai da criatividade do mestre-cervejeiro achar uma variedade de lúpulo que possa se encaixar bem ali. Duas cervejas bastante diferentes podem, ao mesmo tempo, estar perfeitamente enquadradas no estilo de acordo com o BJCP, e aí vão entrar quesitos como o equilíbrio, a harmonia (super subjetivo), a aspereza do gole, a drinkability etc. As grandes vencedoras de concurso não se destacam simplesmente por estarem adequadas, mas por oferecerem um conjunto interessante e marcante dentro dessa adequação.

3. Mesmo quando estamos nos guiando pelo BJCP (e ainda mais quando não estamos, como é o caso das specialty beers), é preciso saber identificar a proposta e o perfil da cerveja que vc está bebendo. Vc pode preferir uma IPA mais maltada e robusta, digamos, mas quando aparece uma mais seca e delicada, é preciso saber avaliá-la dentro dessa proposta e perfil. Para mim, um bom avaliador não apenas considera a adequação da cerveja ao estilo como avalia seu desempenho de acordo com as características daquele estilo que ela optou por enfatizar. Aí entra aquilo que o Marcelo colocou de avaliar conforme a proposta, e não apenas conforme o BJCP. Vc pode até não gostar da proposta, mas se quer uma avaliação bem-feita, precisa ao menos saber identificá-la.

4. O Brejas não é um campeonato de cerveja, e seu ranking não deveria ser levado tão a sério quanto algumas pessoas levam. É simplesmente um reflexo das preferências dos usuários a cada momento. É uma forma de confraternizar e trocar experiências. Realmente, deixemos os julgamentos mais sérios para os campeonatos compostos por jurados devidamente qualificados para isso!

5. Avaliações mais técnicas e rigorosas demandam um tipo de concentração e ambiente que, para mim, é incompatível com a desejável descontração de uma mesa de bar, como bem colocou o Renato. Eu evito colocar aqui avaliações de cervejas que degustei descompromissadamente, mas isso é uma característica minha, e não uma exigência do ranking. Se passarmos os olhos pelas avaliações, veremos que a maioria foi feita em ambientes mais descontraídos - que é, com efeito, o ambiente em que a maioria das pessoas consome cerveja, então nada de mal com isso também.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás #11406 por Renato .
Esse ponto eh interessante tb Marcio

O ranking pode vir a ser base para melhorias, isso pensando em micro, mas acredito que inicialmente a missão do ranking não é essa, apesar do pessoal se aproveitar dessa brecha. O ranking eh um local para se adiquirir infomrações, com o tempo se pega o jeito, pode ver que ate mesmo as avaliações mais antigas do Mauricio são sucintas e superficiais, mas hoje as avaliação dele tem riquesa de detalhes de sensações praticamnte sentidas ao le-las.
Pois ele prima por passar informação para seus leitores, ai já usar o ranking como estudo de mercado e tal, eh algo que as micros se propoe, com a dificuldade de que nem sempre terão dados precisos, mas dai cabe a equipe dele avaliar quais fontes são melhores =]=]=]
Mas ainda acredito que o ranking em si deve ser uma caisa seria sim, mas não chata com a OBRIGAÇÃO de se saber tudo sobre o estilo, sobre a historia sobre tecnicas e tudo mais.
O meio da cerveja gourmet, especial ou seja lah como o pessoal chama, já conciderado um meio esnobe e chato, assim só piora as coisas
Mais
14 anos 7 meses atrás #11407 por Alexandre Almeida Marcussi
Renato . escreveu:

usar o ranking como estudo de mercado e tal, eh algo que as micros se propoe, com a dificuldade de que nem sempre terão dados precisos, mas dai cabe a equipe dele avaliar quais fontes são melhores

Talvez essa seja a melhor forma de se usar o ranking do Brejas para uma cervejaria, Renato. Se eles querem dados precisos sobre suas cervejas, avaliam diretamente e consultam seus próprios degustadores profissionais (um mestre-cervejeiro precisa saber identificar com precisão os parâmetros técnicos da cerveja que ele mesmo produz), ou então podem contratar uma consultoria externa qualificada. O que eles não podem fazer diretamente, não sem custos altos, é saber a opinião do mercado consumidor; e disso o Brejas oferece pelo menos uma amostra.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11408 por Jean Chris
Eu gosto de avaliar quando possível da seguinte forma: Compro a cerveja num supermercado (pagando menos). Dou uma olhada no Brejas (quando não lembro) para saber a temperatura ideal e o copo. Tiro fotos. Antes e durante minha degustação, dou uma lida nas avaliações dos confrades e procuro concordar ou não com os colegas. Claro que dou preferência aos colegas mais ativos no fórum e nas avaliações:

Renato, Diego Lopes, Márcio Rossi, Marcussi, Guima, Mauro, Marcelo Vodovoz, Castelucci, Anderson Martins, Tom Adamenas, Lucas e claro Maurício e Ricardo.

Tento sentir as mesmas sensações, concordando muitas vezes e discordando poucas vezes. Algumas vezes até tenho sensações que ninguém teve e levo uns votos negativos nas avaliações; faz parte, e quando isto ocorre tento fazer uma nova avaliação pessoal em um outro momento, mudando ou não a anterior.

Foi desta forma que aprendi a destacar muitas sensações que eu não conseguia anteriormente. Enfim, o Brejas e os colegas me ajudaram em 70% do que eu sei hoje sobre cerveja. E participando de tópicos assim, vamos melhorando, equilibrando e nivelando, mesmo que de nosso jeito, nossas avaliações.
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Jean Chris.
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11409 por tiago lucas
Risos à parte,estou aproveitando bastante da discussão.

O ranking aqui sempre serviu como guia para mim, adoro ficar passeando por ele. Não levo a ferro e fogo as avaliações, só as tenho em mente para formar um perfil da cerveja, para tentar acertar em relação às cervejas que mais devem se adequar ao meu gosto ( e as vezes até descolar umas dicas de harmonização - outro dia tomei chá da tarde com Baden Golden Ale, conforme o confrade Marcussi sugeriu aqui no ranking!)
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por tiago lucas.
Tempo para a criação da página:0.428 segundos