- Postagens: 162
- Obrigados Recebidos: 1
Bom, se a abadia trapista de Westmalle foi a responsável por cunhar o termo 'tripel', por que a breja não recebe sempre a maior nota? A breja que deu nome ao estilo não está, necessariamente, totalmente dentro dos quesítos técnicos necessários?
Gustavo, vira e mexe me pego no mesmo questionamento.
(...)se a abadia trapista de Westmalle foi a responsável por cunhar o termo 'tripel', por que a breja não recebe sempre a maior nota? A breja que deu nome ao estilo não está, necessariamente, totalmente dentro dos quesítos técnicos necessários? (...)
(...) Até mesmo porque, avaliar de uma maneira precisa, 100% dentro do que propõe o BJCP, é tarefa pra gente que tem o paladar muito mais refinado (...)
...avaliar de uma maneira precisa, 100% dentro do que propõe o BJCP, é tarefa pra gente que tem o paladar muito mais refinado (que o meu, pelo menos). Eu tento avaliar também amparado pelo BJCP, mas confesso que não tenho capacidade pra pontuar cada nuance destacada por ele, entrando aí a questão mais subjetiva (e prazeirosa) da coisa.
(...)Tom, não existe avaliação precisa, é como na arte e em tudo que envolve prazer. O BJCP orienta, baliza o estilo deixando uma faixa de variação para o que pode ser observado em alguns aspectos.
(...)Para sua Tripel, por ex., são tantas os aromas e sabores enumerados pelo BJCP que fica instituída uma variedade infinita de combinações coerentes com estilo.
(...)O pioneiro é o primeiro a chegar, mas não é o único.
(...)não precisamos seguir à risca os critérios estabelecidos pelo BJCP(...)
Alguém pensa diferente? O desafio é desvendar o que nos agrada, o que nos dá prazer (e o contrário) para ter sucesso nessa busca. Vc pode ser auto-didata, partir do zero ou aproveitar o que os outros já fizeram.
Fábio (Guima) escreveu:(...) eu adore a Heineken de garrafa enquanto outros atribuam defeitos a ela por essa questão da cor da garrafa(...)o famigerado MTB (off flavor oriundo da metabolização estimulada pela luz de um componente do lupulo) é um fato mensurável, não uma atribuição. Depende do lúpulo e da quantidade de luz que passa, independente da cor da garrafa; pode ser verde ou transparente e não ter (lupulo modificado ou embalagem preservada da luz). Pra muitas pessoas, como vc, é positivo e característico e isso está perfeito. Sabendo do que se trata, vc sabe até onde poderá encontrar e até como estimular. Foi batizado como off flavor por uma coletividade que assim decidiu, nada impede que um crescente movimento favorável ao MTB o torne uma característica desejável e perseguida. A diferença entre bom e ruim não está na coisa em si, mas no juízo que a maioria faz dela. Por ora, se vc for enviar uma pilsen para concurso, vc deve se preocupar em evitá-lo.
Fábio (Guima) escreveu:(...)deixar alguém avaliar a Sub-Zero pelos critérios do estilo e dar boa nota enquanto a maioria maciça (e eu me incluo ai) avaliam pelo preconceito da marca/fabricante ou gosto pessoal. Isso é lúdico e é isso que torna o lance um grande barato, é isso que gera bons, didáticos e divertidos debates aqui no fórum.o Forum é livre, essa liberdade dá a ele uma representatividade ímpar. Temos a liberdade de aprovar ou reprovar uma avaliação e prestar atenção nas que nos interessam, sem patrulha.
Conheço produtores, de micro a homebrewer, que colhem aqui no ranking indicações sobre o que mudar em sua cerveja. Claro, eles olham com mais atenção aquilo que entenderam ser mais representativo. Outro dia me escreveu o mestre cervejeiro de uma micro de bh: "Relmente o Marcussi tem uma percepção ímpar, sabe como poucos manipular com palavras as suas sensações, eu também já acompanhava os comentários dele no Brejas.". Cada um escolhe que tipo de recado quer dar. Meu amigo Marcello Prioglio escreve em italiano, sua língua materna, ele deseja registrar suas sensações para a elas recorrer se necessário; é pouco útil para a maioria das pessoas, mas não é este o ponto: são autênticas, úteis para ele (e para quem entende italiano) e contribuem como qualquer outro nas pontuações.
A maioria maciça é preconceituosa quanto a um estilo ou marca? Acho que isso merece atenção da parte dos que se preocupam com autenticidade, mas é uma decisão de cada um, a ser respeitada não importa qual for.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados