Embasamento técnico das avaliações no BREJAS

Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #11428 por Alexandre Almeida Marcussi
Guima, também acho que passa essa impressão para quem acabou de entrar. Quem está aqui há mais tempo (desde antes de o ranking ser interativo) sabe que os confrades do Brejas estão numa parte separada do ranking porque eles foram o grupo de amigos que começaram com a brincadeira; mas para quem entrou agora, pode parecer que o critério da separação é a credibilidade das avaliações. Isso inclusive confunde os recém-chegados, que tendem a descartar avaliações mais novas e se ater a avaliações antigas e imprecisas para muitas cervejas. Isso também cria um efeito indesejável que vicia globalmente o ranking, pois as pessoas tendem a pontuar na faixa da pontuação dos confrades, o que vai sempre reproduzindo as notas antigas.

Eu acho que, quanto mais gente votando, maior é a credibilidade da nota atribuída a uma dada cerveja. Sobretudo quando a votação começa a exibir variações significativas na notas. É como os casos citados pelo Márcio, de cervejas que estão no top dos usuários apenas porque foram degustadas por poucos usuários (muitas vezes, por um só). Para mim, essas classificações não têm tanta credibilidade; muitas vezes a pessoa está pontuando alto simplesmente pela exclusividade de poder degustar um rótulo raro ou pouco acessível.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Alexandre Almeida Marcussi.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11431 por tiago lucas
Alexandre Marcussi escreveu:

tiago lucas escreveu:

outro dia tomei chá da tarde com Baden Golden Ale, conforme o confrade Marcussi sugeriu aqui no ranking!

"Funcionou? Porque eu mesmo não testei!!" :P

Deu certo sim a harmonização da Baden-Baden Golden como chá da tarde, no meu caso com broa de milho e pão de forma com maçã, aqueles que vendem prontos no mercado (gostei sobretudo da harmonização com este último, pois não atenua o dulçor e o sabor de canela caracteristico da Golden Ale).

Aliás, outra harmonização que adorei foi a Leffe Blonde com aquele pão de forma com canela e passas (da marca nutrella, custa uns 3,50). Potencializa bastante as especiarias de Leffe. Limpa o paladar e agrega ao mesmo tempo (aliás esta é a vantagem de harmonizar com estes pãos de forma 'saborizados'). Recomendo!
Mais
14 anos 7 meses atrás #11432 por Gustavo Almeida
Alexandre Marcussi escreveu:

Agora, se os confrades realmente se propusessem a uma avaliação extremamente técnica e imparcial, não haveria ranking geral, no meu entender - e talvez não houvesse nem mesmo atribuição de notas. Se a proposta é fazer um ranking geral que cruza estilos diferentes, então automaticamente se está optando por um modelo menos imparcial e rigoroso de avaliação.

É isso Marcussi, junto com a enumeração das categorias de degustação que você fez logo no começo do tópico, respondeu à pergunta que eu fiz e me fez entender melhor o que acontece.

Quanto ao 4,5 para a Skol, acho que é um exemplo do que ficou claro para todos de que a avaliação estritamente técnica não cabe a este fórum (e também porque quem sou eu pra fazer uma avaiação estritamente técnica; usei esta metodologia pra ver a diferença entre tipos de avaliação, e fiz isso só na minha planilha pessoal, não faria sentido eu postá-la no fórum).

De qualquer forma, estou aprendendo muito a identificar novas sensações, atributos e estilos quando faço a avaliação consultando o que o BJCP fala. Juntando estas informações com as coletadas no fórum (BREJAS e gringos), têm-se um excelente material de apoio para degustações amadoras.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 7 meses atrás #11434 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Embasamento técnico das avaliações no BREJAS
Vamos fazer uma brincadeira ? Vamos fazer uma degustação da Kaiser Pilsen, tentando ser o mais técnico possível, e pontuando de acordo com as características descritas no para as SAL do BJCP ?

Depois fazemos a mesma coisa com alguma outra ai, quem indica uma ótima cerveja (no sentido de drinkability, corpo, creme e tals) mas que foge um pouco daquilo que o estilo reza ?

Hehehehe...
Mais
14 anos 7 meses atrás #11435 por Gustavo Almeida
É uma boa

Esses dias experimentei a Mãe Preta, que se diz Sweet Stout mas parece uma Schwarzbier. Mas não creio que seja bom tomá-la para teste. Nem recebendo por isso.
Mais
14 anos 7 meses atrás #11436 por Alexandre Almeida Marcussi
Fábio (Guima) escreveu:

quem indica uma ótima cerveja (no sentido de drinkability, corpo, creme e tals) mas que foge um pouco daquilo que o estilo reza ?

Se vc quer uma American lager fiel ao estilo, mas simples e leve, e uma boa cerveja que foge aos estilos definidos pelo BJCP sem ser uma specialty, sugiro tentar, por um lado, a Budweiser, e, por outro, a Baden Baden Celebration Inverno ou, talvez, a Maredsous 10. Ambas deliciosas, a meu ver, desde que vc saiba reconhecer a proposta delas e a forma como elas optam por diferir um pouco do estilo que elas propõem.

Uma American lager ótima, mas que destoa da referência do estilo, é a X-Wäls (porque o aroma de lúpulo é mais intenso do que dita o estilo).

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Tempo para a criação da página:0.423 segundos