Avaliação da Aparência

Mais
14 anos 8 meses atrás #10870 por Mauro Renzi Ferreira
Eu acho que a maioria de nós avalia "errado", pois se baseia num estereótipo de "cerveja ideal" e se esquece de olhar para o estilo proposto, pois cervejas do tipo Lambic ou mesmo a já citada Utopias não tem na sua proposta a apresentação de espuma, portanto...

Ou seja, por mais horrível que possa ser uma cerveja (sem formação de espuma, líquido acizentado etc), se ela estiver de acordo com o seu estilo, deve ter nota máxima.

Nisso eu também erro. Tirei um ponto da Utopias na apresentação, por exemplo, até para não completar a avaliação dela com a nota máxima, mas penso que errei ali, pois tirei esse ponto exatamente por causa da espuma, mas ela nunca se propôs a te-la.

:)
Mais
14 anos 8 meses atrás #10875 por Diego Leonardo Lopes
CAros,

Entendo primeiro que, cada breja tem que ter uam avaliação indivudual, levando em consideração o estilo dela. Ao pegarmos uma Lambic, a lambic não produz quase nenhuma espuma, e qdo produz é de curta duração e com bolhas enormes. Normalmente são turvas e de coloração avermelhada. Pois bem, fato é que, para mim, a aparência da breja envolve fatores como Creme/espuma, cor, turbidez/transparência e a vontade que a breja causa (visual em geral). Sei que as lambics não produzem espumas, por sua caracteristica, mas mesmo asism, em minha avaliação ela perde alguns pontos. Agora, pegamos uma Weiss, seja uma kristall ou uma hefe, dentro de suas caracteristicas as weiss tem como principal a formação e duração do creme e ai eu já comparo com brejas do estilo. Penso, nossa essa breja fez menos espuma que tal breja, ou durou menos que outra.

Estando certo ou não, eu achei um método "particular" de avaliar a aparência, afinal, pelo menos 99% dos usuários e avaliadores não tem formação técnica que o capacita como um avaliador de breja, qdo digo isso, quero dizer curso especifico para tal, que nem tem para enólogo.
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 8 meses atrás #10876 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Avaliação da Aparência
Diego Leonardo Lopes escreveu:

...pelo menos 99% dos usuários e avaliadores não tem formação técnica que o capacita como um avaliador de breja, qdo digo isso, quero dizer curso especifico para tal, que nem tem para enólogo.

Fica a dica para as associações, empresas, bares e tal, como Abradeg, as Acervas, A Turma e o que mais tiver por ai (e porque não o Senai ?) Acho até que já comentei isso, falta no Brasil (ou pelo menos em São Paulo) cursos para formação de degustadores e/ou beer sommelier (se existir não são divulgados), nesse mundo o pessoal se preocupa demais com cursos para homebrewing, mas nem todo mundo tá a fim de produzir cerveja, acho até que a maioria só tá a fim de conhecer e beber mesmo.

No mundo dos vinhos até loja especializada promove esses cursos, restaurantes idem. Claro que sem muita profundidade, mas pelo menos fazem alguma coisa, convidam pessoas gabaritadas pra palestrar, fazem material didático, promovem degustações e cobram caaaaro ! Mas isso possibilita muita gente a conhecer um pouco mais, esclarecer dúvidas, etc. Nem todo mundo tem vocação pra ser auto-didata, nem todo mundo domina o inglês ou o alemão e existe uma carência enorme de literatura em português sobre cerveja, e quando se acha, acham-se nelas alguns erros. Enfim...
Mais
14 anos 8 meses atrás #10879 por Paulo Gomes
Respondido por Paulo Gomes no tópico Re:Avaliação da Aparência
Renato e Marcussi,

Concordo com vocês, paesar de ainda não postar no site tenho muitas avaliações de cervejas guardadas comigo (minha coleção de rótulos que o diga) um dia incluirei aqui no Brejas..

Nunca avalio garrafa e rótulo como parte da aparência pois, tento seguir as orientações mais técnicas para avaliação.

E Renato, lebrando um ponto que conversamos quando nos conhecmos pessoalmente, novamente o "estilo" acho que isso é tudo e as cervejas precisam ser avaliadas de acordo com cada estilo. Afinal não podemos esperar algo diferente do que o estilo propõe.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13362 por Fabian Ponzi
Respondido por Fabian Ponzi no tópico Re:Avaliação da Aparência
Apesar de achar que algumas garrafas merecem uma menção honrosa por serem realmente lindas, a aparência a ser avaliada é a do líquido mesmo. Quanto à avaliação do quesito levando em consideração o estilo, eu realmente avalio baseado num ideal comum de cerveja. Não que ela tenha que ser daquelas "cervejas de comercial", com o líquido dourado e a espuma branca e cremosa. Mas também, sem nenhum creme, vai perder pontos na minha avaliação da aparência, não adianta. Ainda não provei a Utopias, mas tenho certeza que não iria avaliar muito bem a sua aparência por conta da sua falta de espuma. Talvez compensasse nos outros quesitos.
Mais
14 anos 6 meses atrás #13366 por Lucas F. Zurwellen
Sempre tento avaliar a aparência dentro de seu estilo, raros os casos em que a breja é diferente no seu estilo.

Porém sempre me baseio no que ela deveria apresentar e a intencidade encontrada desses elementos.

Portanto se a aparência tiver dentro do proposto(com suas exceções) e me agradar aos olhos ela recebera uma qualificação melhor.

"A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER CERVEJA BARATA." (DAVID RAINS WALLACE) - Coleção de Tampas , Copos , Rótulos e Garrafas & Outros Artigos !
Tempo para a criação da página:0.394 segundos