Diego Leonardo Lopes escreveu:...pelo menos 99% dos usuários e avaliadores não tem formação técnica que o capacita como um avaliador de breja, qdo digo isso, quero dizer curso especifico para tal, que nem tem para enólogo.
Fica a dica para as associações, empresas, bares e tal, como Abradeg, as Acervas, A Turma e o que mais tiver por ai (e porque não o Senai ?) Acho até que já comentei isso, falta no Brasil (ou pelo menos em São Paulo) cursos para formação de degustadores e/ou beer sommelier (se existir não são divulgados), nesse mundo o pessoal se preocupa demais com cursos para homebrewing, mas nem todo mundo tá a fim de produzir cerveja, acho até que a maioria só tá a fim de conhecer e beber mesmo.
No mundo dos vinhos até loja especializada promove esses cursos, restaurantes idem. Claro que sem muita profundidade, mas pelo menos fazem alguma coisa, convidam pessoas gabaritadas pra palestrar, fazem material didático, promovem degustações e cobram caaaaro ! Mas isso possibilita muita gente a conhecer um pouco mais, esclarecer dúvidas, etc. Nem todo mundo tem vocação pra ser auto-didata, nem todo mundo domina o inglês ou o alemão e existe uma carência enorme de literatura em português sobre cerveja, e quando se acha, acham-se nelas alguns erros. Enfim...