Avaliação da Aparência

Mais
14 anos 8 meses atrás #10845 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Avaliação da Aparência
No começo eu tb era assim guimma

Hoje em dia dificilmnete avalio apenas pelas minhas impreções, sempre levo em concideração o BJCP, e tento ao maxsimo ser imparcial quanto a isso.
Lembrando que aidna temos que ver qual a proposta da cervejaria, se eh mais tradicional que segue a risca as receitas indicadas ou se eh a inovação em apresentar novas receitas dentro de um estilo jah existente. =]=]=]
Mais
14 anos 8 meses atrás #10846 por Fábio Acioly
Respondido por Fábio Acioly no tópico Re:Avaliação da Aparência
Bom, só pra constar minha opinião sobre o que foi falado, não costumo avaliar a embalagem ou o rótulo, apenas o líquido em si. Muitas cervejas se vendem principalmente pela embalagem mas na hora do "vamos ver" não tem a mesma qualidade. A Bock Damm pra mim é um exemplo. Achei a garrafinha linda e comprei, mas me decepcionei muito com o líquido.
De qualquer forma, como amador que sou, continuo acompanhando as discussões dos confrades mais esclarecidos para que possa aprimorar minha forma de avaliação. :)
Mais
14 anos 8 meses atrás #10852 por Mauricio Beltramelli
Pessoal,

O Anderson Martins pediu, em mensagem privada, que eu me manifestasse nesse tópico. Estou tomando pé agora dessa discussão. E, senhores... Que discussão! Isso é debate cultural-cervejeiro que se preze! Parabéns a todos!

É claro que as notas dos avaliadores também podem obedecer a quesitos subjetivos, como a apresentação. Todavia, creio que, se quisermos ser cada vez mais técnicos, devemos sempre observar parâmetros "oficiais" para que nossa nota não seja tão excêntrica.

Dessa forma, convido-os a observar, sempre e sempre, o ESTILO que cada cerveja se propõe e, dentro desse estilo, procurar saber qual o perfil de cada aparência desejável.

Como? Eu uso o bom e velho BJCP !

Por exemplo, fui jurado do III Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, e o estilo proposto era o Belgian Dubbel (18-B no BJCP). Lá, eles dizem que o estilo deve ter aparência "âmbar escuro para cobre, cor avermelhada atraente, em geral, translúcida, ou com pouca turbidez, creme abundante, esbranquiçado, denso e de longa duração".

Como tínhamos um número muito grande de cervejas para avaliar, então, um líquido muito turvo ou sem creme era automaticamente descartado, por estar fora do estilo proposto. Nesse caso, minha nota seria entre 1 ou 2 aqui no BREJAS.

Bom, acho que esclareci, não?
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 8 meses atrás #10854 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Avaliação da Aparência
Acredito que exista uma diferença significativa entre avaliação profissional x avaliação amadora.

Numa avaliação técnica, principalmente em concursos (logo profissional) esses detalhes precisam ser seguidos à risca, mas em avaliações "amadoras" é mais difícil, talvez não por falta de boa vontade do degustador, mas por falta de conhecimento e experiência suficientes, falta talvez de uma escala de cores para comparações, etc. Ainda penso que para o degustador amador é mais difícil desvencilhar o gosto pessoal. Cito o caso da Flying Dog que bebi, pode ser correta dentro do "estilo" (AHB, ou American Hop Beer, hehehe...) e como ela foi a primeira AMB que bebi nem tenho parâmetros para uma avaliação técnica.
Mais
14 anos 8 meses atrás #10855 por Jean Chris
Respondido por Jean Chris no tópico Re:Avaliação da Aparência
E como esclareceu! Estávamos esperando você aparecer por aqui entre nós!
Mais uma vez obrigado!
Mais
14 anos 8 meses atrás #10867 por Milu Lessa
Respondido por Milu Lessa no tópico Re:Avaliação da Aparência
Fábio (Guima) escreveu:

Cerveja boa pra mim tem que ter espuma, e MUITA !

Guimão, estou com vc! A Clara até brinca que eu tenho fixação com espuma, mas eu adoro uma boa formação de creme! E claro que pra uma Utopias, por exemplo, não ter creme não é falha, mas na minha cartilha cerveja sem creme não é bonita, por isso levaria nota baixa, pq a minha é avaliação amadora, e no quesito aparência me dou ao luxo de avaliar o que é bonito segundo as minhas concepções estéticas, logo, cervejas avermelhadas meio que já levam um 4 automacicamente! :laugh:
Tempo para a criação da página:0.417 segundos