Pessoal,
O Anderson Martins pediu, em mensagem privada, que eu me manifestasse nesse tópico. Estou tomando pé agora dessa discussão. E, senhores... Que discussão! Isso é debate cultural-cervejeiro que se preze! Parabéns a todos!
É claro que as notas dos avaliadores também podem obedecer a quesitos subjetivos, como a apresentação. Todavia, creio que, se quisermos ser cada vez mais técnicos, devemos sempre observar parâmetros "oficiais" para que nossa nota não seja tão excêntrica.
Dessa forma, convido-os a observar, sempre e sempre, o ESTILO que cada cerveja se propõe e, dentro desse estilo, procurar saber qual o perfil de cada aparência desejável.
Como? Eu uso o bom e velho
BJCP
!
Por exemplo, fui jurado do III Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, e o estilo proposto era o Belgian Dubbel (18-B no BJCP). Lá, eles dizem que o estilo deve ter aparência "âmbar escuro para cobre, cor avermelhada atraente, em geral, translúcida, ou com pouca turbidez, creme abundante, esbranquiçado, denso e de longa duração".
Como tínhamos um número muito grande de cervejas para avaliar, então, um líquido muito turvo ou sem creme era automaticamente descartado, por estar fora do estilo proposto. Nesse caso, minha nota seria entre 1 ou 2 aqui no BREJAS.
Bom, acho que esclareci, não?