No meu entendimento o vasilhame que se encontra a cerveja deve ser descartado da avaliação, pois senão, imagine a seguinte situação hipotetica Jean...
Você é chegado do Botto, ele acabou de fazer a brassagem da Dama do Lago que ele ainda vai mandar para o concurso da Eisenbahn e quer lhe dar uma garrafa para que voce avalie, porém as garrafas caçula dele acabaram e então ele pega uma garrafa daquelas de 600ml que as macro usam, enche ela com a cerveja (nesse caso de excelente qualidade) e você leva pra casa pra degustar após a maturação.
Você acha justo que essa cerveja tenha 50% de sua potencial nota eliminada porque esta numa garrafa "feia"??? Eu não acho justo...
Mas como a avaliação é bastante flexivel depende do ponto de vista de cada um...
Existe muita cerveja artesanal que nem rotulo tem e possui uma excelente apresentação.
Eu particularmente avalio na aparencia apenas e simplesmente o liquido e creme, se a garrafa/lata é bonita, tem alguma peculiaridade ou algo do tipo eu apenas menciono no texto e só. A embalagem não tem interferencia na minha nota.
Esse é meu ponto de vista...
Seria bom o Mauricio ou o Ricardo dar um pitaco por aqui já que eles que criaram o ranking, nada melhor que eles para dizerem o que pensaram quando deram o nome do quesito de "aparencia"