Avaliação da Aparência

Mais
14 anos 8 meses atrás #10742 por Jean Chris
Criado por Jean Chris no tópico Avaliação da Aparência
Tenho tido algumas dúvidas em relação à avaliação da aparência das cervejas no Ranking.

Minha maneira de avaliação da aparência inicia-se pela garrafa e ou lata; uma bela lata ou garrafa gera uma boa nota, ou metade dela pelo menos, sendo que a outra metade é dada na cerveja derramada no copo (de preferência no copo da própria cerveja avaliada em questão). Ou seja, a Guinness tem uma bela lata e depois de derramada no copo gera uma nota no mínimo máxima, principalmente devido ao efeito do nitrogênio. Existem algumas cervejas que possuem péssimas outras notas, mas o designer da garrafa e ou do copo desta cerveja fazem desta uma cerveja digna de uma boa nota de aparência, vide a Amstel.

Estou certo nestas impressões, ou não é assim que avalio?

O que me fez criar esse tópico é que em muitas avaliações não vejo alguns confrades levarem em conta estes quesitos. Muitas belas cervejas que chamam a atenção pelas garrafas ou latas tem recebido notas ruins porque alguns confrades simplesmente não gostaram da breja.

Estou avaliando de maneira correta, ou estou viajando?
Mais
14 anos 8 meses atrás #10747 por Alexandre Almeida Marcussi
Jean, normalmente, em julgamentos e campeonatos, o quesito "aparência" leva em conta apenas e tão somente a apresentação do líquido, excluindo a embalagem e o copo proprietário (até porque esses julgamentos são feitos às cegas). Os quesitos efetivamente considerados para avaliação incluem a cor (de acordo com os referenciais do estilo), a transparência, a homogeneidade, o brilho e a densidade e persistência do creme. Algumas pessoas chegam a usar instrumentos como escalas de cor e até lasers para avaliar a adequação de cor e a ausência de opacidade do líquido.

Mas, nas suas avaliações subjetivas no Brejas, nada te impede de levar o design em conta. Eu mesmo confesso que, no caso de algumas cervejas que realmente se destacam nesse quesito, às vezes eu dou uma "aumentadinha" na nota de aparência.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
14 anos 8 meses atrás #10750 por Renato .
Respondido por Renato . no tópico Re:Avaliação da Aparência
NA NOTA eu levo em conta apenas a presentação do liquido

Mas faço questão de comentar sobre o rotulo e casco quando acho legal
  • um visitante
  • Visitante
  • Visitante
14 anos 8 meses atrás #10762 por um visitante
Respondido por um visitante no tópico Re:Avaliação da Aparência
Só o líquido, pela embalagem quem merece ser avaliado é o designer ! Rsrsrs...

Eu avalio a cor e a espuma, mas não levo em consideração o estilo. Primeiro porque, sobre isso, tenho apenas uma vaga noção, algo que já li/vi na Larousse ou em algum site. Segundo porque, sinceramente, não teria paciência de ficar comparando cor de escala com a do líquido (já não basta a Pantone ! hehe...) Terceiro porque prefiro deixar essas avaliações aos cervejólogos, eu sou apenas um cervejófilo e minhas avaliações são mais pautadas nas minhas experiências e gosto pessoal. Uma bela espuma pra mim é aquela que apresenta uma cor intensa, mostrando transparência ou não, que tenha um creme denso, duradouro, sendo uma Trapista ou uma Witbier.

Posso estar sendo ignorante, incompetente ou injusto ao dar uma nota baixa na aparência de uma breja que, pelo estilo, não apresenta muita espuma. A Utopias, por exemplo, merece 1 pra mim. Hehehe...
Mais
14 anos 8 meses atrás #10791 por Leonardo Nunes Vieira
Bom, nas minhas humildes avaliações, eu avalio o líquido em si. Mas também não posso deixar de concordar com o Jean que a embalagem assim como o rótulo de uma cerveja também fazem o diferencial.

Ele deu o exemplo da Amstel, que para mim tem uma bela apresentação (garrafa e tampa), assim também fico com essa dúvida no ar..será que todas as nossas avaliações deveriam apenas ser restritas ao líquido?

Temos a explicação do Marcussi dizendo que nos campeonatos de cervejas pelo mundo à fora, que avaliam apenas o líquido mesmo...

Bom...fico no aguardo da ajuda de vc's..

:blink:
Mais
14 anos 8 meses atrás #10794 por Anderson Martins
No meu entendimento o vasilhame que se encontra a cerveja deve ser descartado da avaliação, pois senão, imagine a seguinte situação hipotetica Jean...
Você é chegado do Botto, ele acabou de fazer a brassagem da Dama do Lago que ele ainda vai mandar para o concurso da Eisenbahn e quer lhe dar uma garrafa para que voce avalie, porém as garrafas caçula dele acabaram e então ele pega uma garrafa daquelas de 600ml que as macro usam, enche ela com a cerveja (nesse caso de excelente qualidade) e você leva pra casa pra degustar após a maturação.

Você acha justo que essa cerveja tenha 50% de sua potencial nota eliminada porque esta numa garrafa "feia"??? Eu não acho justo...
Mas como a avaliação é bastante flexivel depende do ponto de vista de cada um...

Existe muita cerveja artesanal que nem rotulo tem e possui uma excelente apresentação.

Eu particularmente avalio na aparencia apenas e simplesmente o liquido e creme, se a garrafa/lata é bonita, tem alguma peculiaridade ou algo do tipo eu apenas menciono no texto e só. A embalagem não tem interferencia na minha nota.

Esse é meu ponto de vista...
Seria bom o Mauricio ou o Ricardo dar um pitaco por aqui já que eles que criaram o ranking, nada melhor que eles para dizerem o que pensaram quando deram o nome do quesito de "aparencia" ;)
Tempo para a criação da página:0.375 segundos