Pedro Fraga escreveu:
[...]
A fatia de mercado de craft beer nos Estados Unidos representa menos de 5% do total das cervejas vendidas, mas para o Brasil, esse número é muito utópico. Não acredito que podemos chegar lá ou ter ampla difusão de cultura cervejeira se ela requer, de uma vasta maioria da população, um sacrifício ou planejamento de gastos.
Se é para apenas uma elite da elite, isso é um nicho comercial. Pode ser bem sucedido, pode circular bastante grana, pode ser ótimo. Mas é apenas um nicho.
Não acho, em nada, que a cerveja será algo das elites. Eu e você não somos elites, a maioria das pessoas que argumenta e que realmente movimenta o Brejas, que vai nos Encontros; não dirigem Maseratis ou tem iates ancorados no Rio, esperando por aquela viagem mensal até Bahamas. [hehehe]
Sim, claro, os insumos não são baratos. Mas se for pensar, fazer uma cerveja caseira não é algo
muito caro - especialmente quando as pessoas se dividem em grupos - craft breweries(?) - e racham o custo. Penso que fazer uma cerveja caseira, num processo mais rústico, não deva custar mais que 3 salários mínimos (não sei, mesmo).
Lógico, vai demorar para chegarmos nesse nível de conscientização, mas acho possível.