E nem tem nada errado em ter cerveja demais sendo importadas e muitas não sobreviverem. Normal (apesar de eu achar que tem uns malucos trazendo umas porcarias enquanto tem coisa boa aí por fora, mas o problema é dele de estar investindo errado rs). Na verdade eu acredito que muitas delas são importadas em volumes bem pequenos, nenhuma importadora vai a falência por causa disso, tenho certeza - nenhuma delas é boba ou inconsequente.
O pisco, claro, foi um exemplo cômico. Mas a questão é que a cerveja faz parte da cultura brasileira sim, mas é a cerveja barata (na maior parte do país, no Rio é o maldito chopp brahma). E digo mais, não só no Brasil, como em qualquer lugar do mundo.
Agora, convencer alguém que uma Indica de 20 reais é melhor que a originalzinha de 4 pode ser surreal, especialmente se depois falarmos "experimenta agora essa Wals Tripel que custa a mesma coisa em garrafa de 375ml". A pessoa não volta. E nem é questão de beer-evangelização mal feita (por mais que eu não goste do termo evangelização), é questão de ignorar um fator que é extremamente importante. E na boa, quem acha caro não tá nem um pouco errado não.
Tenho amigos que gostam muito de cervejas diferenciadas, mas só bebem quando tá em promoção. Senão é o que tiver mais barato das premium comerciais. Agora que inaugurou um bar que está trabalhando com chopps diversos (já teve até Bamberg Rauchbier e Falke Estrada Real lá), fica mais acessível apresentar boas cervejas e esperar que a pessoa curta a ponto de voltar a consumi-los, pela simples questão de preço benefício (os preços de lá são bons, acho).