ALÔ IMPORTADORAS...

Mais
14 anos 7 meses atrás #19042 por Marcelo Vodovoz
Respondido por Marcelo Vodovoz no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
só comentar 2 pontos.

1-concordo que tem rótulos demais sendo importados, varias não vão sobreviver, como varias francesas, italianas, lituanas e mais algumas.

2-quanto ao crescimento do mercado e o fato de ser "modinha" beber cervejas "diferentes" e "caras", acho que é um caminho meio sem volta.
primeiro que a cerveja em si não é modinha, é parte da cultura brasileira e ninguém vai deixar de tomar uma breja depois do trabalho ou no churrasco pra tomar pisco sour. quando você começa a tomar cervejas melhores, sabemos que é muito difícil você simplesmente desistir da sua indica, daquele choppinho bamberg helles, o aroma de uma wals tripelzinha e voltar a beber skol em lata pro resto da vida.
acho que pode haver um "boom do mercado" que vai passar, e algumas pessoas que estão consumindo cervejas importadas não foram verdadeiramente beer-evangelizadas e retornaram ao brahmismo, mas acho que a maioria não volta não...
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #19043 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
E nem tem nada errado em ter cerveja demais sendo importadas e muitas não sobreviverem. Normal (apesar de eu achar que tem uns malucos trazendo umas porcarias enquanto tem coisa boa aí por fora, mas o problema é dele de estar investindo errado rs). Na verdade eu acredito que muitas delas são importadas em volumes bem pequenos, nenhuma importadora vai a falência por causa disso, tenho certeza - nenhuma delas é boba ou inconsequente.

O pisco, claro, foi um exemplo cômico. Mas a questão é que a cerveja faz parte da cultura brasileira sim, mas é a cerveja barata (na maior parte do país, no Rio é o maldito chopp brahma). E digo mais, não só no Brasil, como em qualquer lugar do mundo.

Agora, convencer alguém que uma Indica de 20 reais é melhor que a originalzinha de 4 pode ser surreal, especialmente se depois falarmos "experimenta agora essa Wals Tripel que custa a mesma coisa em garrafa de 375ml". A pessoa não volta. E nem é questão de beer-evangelização mal feita (por mais que eu não goste do termo evangelização), é questão de ignorar um fator que é extremamente importante. E na boa, quem acha caro não tá nem um pouco errado não.

Tenho amigos que gostam muito de cervejas diferenciadas, mas só bebem quando tá em promoção. Senão é o que tiver mais barato das premium comerciais. Agora que inaugurou um bar que está trabalhando com chopps diversos (já teve até Bamberg Rauchbier e Falke Estrada Real lá), fica mais acessível apresentar boas cervejas e esperar que a pessoa curta a ponto de voltar a consumi-los, pela simples questão de preço benefício (os preços de lá são bons, acho).
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
14 anos 7 meses atrás #19045 por João Gabriel Margutti Amstalden
Por isso que é importante, nós, que ja estamos nesse meio, instruir os amigos onde comprar as brejas, o preço "justo" delas, eu por exemplo fiz o estoque que tenho hoje praticamente comprando em promoções e coisas do tipo. Porque barato não é mesmo, porém não confunda caro com injusto. Sábado mesmo eu meiei uma Urthel com um amigo meu, 40 reais, levamos cerca de uma hora para toma-la, enquanto tomava pensei, isso é como tomar um bom vinho, não tem diferença, pq ng reclama em pagar 40 reais num vinho?

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
14 anos 7 meses atrás - 14 anos 7 meses atrás #19047 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Isso é relativo, bicho.

Eu já contei uma história de ter ido beber um par de cervejas no Xavier em um dia de happy hour e levei uma amiga que estava no Rio. Aí acabou indo uma galera e incluindo um cara que bebe só das mais baratas mesmo. Ele chegou, olhou e olhou as estantes e se amarrou na garrafa e no nome da Delerium Tremens. Veio e me perguntou se a cerveja valia os 70 reais cobrados. Eu disse que não, que pra mim nenhuma cerveja vale esse dinheiro todo. É relativo.

Ser justo não significa que eu vá pagar, prejudicar meu orçamento porque "a cervejaria ou importadora merece". Existem mil realidade aqui nesse fórum, pra um gastar 300 reais numa noite só com bebida pode ser ok, pra mim é coisa de outro mundo.

Enfim, eu acho que a questão do preço é parte integrante de uma discussão sobre cultura cervejeira. Acho que uma coisa é convencer quem gasta 50 reais em uma garrafa de vinho de que uma cerveja pode "valer" a mesma coisa e outra é convencer alguém que uma cerveja artesanal que custe 50% a mais que uma american lager de uma macro é melhor.

Os dois podem ser difusão de cultura cervejeira, mas infelizmente eu vejo mais acontecer uma do que a outra...
Ultima edição: 14 anos 7 meses atrás por Pedro Fraga.
Mais
14 anos 7 meses atrás #19048 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Eu não acho que seja questão de modinha esse "boom" das cervejas diferenciadas. Acho que talvez está acontecendo aqui o que aconteceu faz anos nos USA. Aquilo lá não foi uma modinha passageira, tem crescido cada vez mais e não pára de crescer. Aqui no Brasil também vem crescendo desde que começou, não acho que vá parar. Sem dúvida algumas das cervejas que vemos sendo importadas vão desaparecer no mercado, mas outras aparecerão no lugar.
Mais
14 anos 7 meses atrás #19049 por Paulo Zanello
Respondido por Paulo Zanello no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Nao e' modinha nao. Vai crescer muito ainda.
Quanto a Stone, ouvi da boca do dono, o Greg Koch que eles sao contra importar pois a ideia e' que as cervejas sejam consumidas frescas em sua propria regiao. Por isso eles estao pensando em abrir uma cervejaria da Stone na Europa!
Quem sabe no Brasil daqui uns 5-10 anos!

Outra coisa que eu gostaria muito de ver e' uma cerveja colaborativa entre micros brasileiras (Colorado, Bamberg e Falke) e americanas (principalmente a Flying Dog, Rogue, Anderson Valley e Brooklyn, que ja estao em terras brasileiras). Fica a dica!

Alo Importadoras:

Three Floyds
Brasserie Dieu Du Ciel
Tempo para a criação da página:0.415 segundos