ALÔ IMPORTADORAS...

Mais
15 anos 8 meses atrás #19079 por João Gabriel Margutti Amstalden
Milu Lessa escreveu:

Primeiro gostaria de dar meus parabéns ao Pedro, que escreve de forma muito articulada e coerente, além de argumentar muito bem, way to go, my lad! ;)

Em segundo, como to cansada e de saco cheio de estudar pras provas da facul, gostaria de salientar uma coisa que ele disse e passou meio batida, com a qual concordo deveras: muito me preocupa a nivelação que algumas micros tentam fazer do seu produto com o equivalente importado em termos de preço. Me desculpem, mas não consigo engolir que se uma tripel importada custa 20 pilas é normal ou compreensível uma nacional custar quase a mesma coisa. O produto nacional TEM que ser mais barato, senão é um puta contra-senso! Isso pra mim é uma coisa tão axiomática que fica até difícil argumentar: a breja nacional não atravessa a porra do atlântico pra chegar aqui, não tem as importadoras faturando (alto) em cima; se a carga tributária é alta pra produzir, tb é alta pra importar. Pra mim isso não tem cabimento, se a nacional tiver um preço similar ao da importada, p q diabos eu devo comprá-la em primeiro lugar?? :blink:

A tempo: não vejo a Eisenbahn Weizenbock, Strong Golden Ale ou a 5 Anos, versões tupiniquins muito boas das importadas de mesmo estilo custarem 15 pilas cada. E antes que me respondam que foi comprada pela Schin e que já deixou de ser micro faz tempo, digo que bem antes disso elas já custavam em torno desse preço. Como eles conseguiam, faziam milagre? :angry:

As vezes pode ser pelo fato de que la fora as micros consigam suas matérias primas com muito menos custo que as daqui Milu.

Também não sei, mas pode ser isso...

Gastronomia com cerveja > www.panelademalte.blogspot.com
Mais
15 anos 8 meses atrás #19085 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Tem neste tôpico uma resposta do José Felipe Carneiro, falando um pouco sobre o preço das Wäls:

www.brejas.com.br/cervejas/forum/mercado...s-pre%C3%A7os/10/20/

A tributação realmente é algo absurdo... Não sei detalhadamente o que faz algumas cervejas brasileras serem tão caras, a preços parecidos ou iguais a cervejas européias. Algumas delas certeza que valem o preço (a Ithaca, tão polêmica neste forum, acho que pelos insumos utilizados vale o que é cobrado) outras simplesmente não valem mesmo.
Mais
15 anos 8 meses atrás #19086 por Mauro Renzi Ferreira
Respondido por Mauro Renzi Ferreira no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Essa questão de achar uma cerveja "cara" ou "barata", pra mim, é circunstancial e pessoal. Vai variar de acordo com quanto eu ganho e quanto eu gosto (ou estou disposto a pagar) de determinada cerveja.

Eu mesmo, enquanto educador que sou (e vivendo no Brasil) ganho muito menos do que deveria, mas estou disposto (e posso, pois ainda moro com meus pais, o que facilita) a gastar pelo menos 1/3 do meu salário em cervejas, pois encaro minhas degustações de hoje como um aprendizado, além do prazer implícito, claro. Mas enfim, quero dizer que vai sempre existir um "toque" pessoal na opinião sobre preços. Certamente, a mesma cerveja, com o mesmo preço, seria mais "cara" para a minha percepção se eu tivesse dois filhos e pagasse aluguel.
Mais
15 anos 8 meses atrás #19087 por David Brun
Respondido por David Brun no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
100% de acordo, Mauro...
Mais
15 anos 8 meses atrás #19089 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Opas :)

Certamente os insumos custam menos para cervejarias na Europa e Estados Unidos, isso certamente é decisivo na diferença brutal de preço.

O que eu acho é que existem N custos entre a saída dela da fábrica e a chegada dela na nossa geladeira que talvez possam ser reduzidos ou até eliminados.

A sensação que eu tenho que é o preço que o fabricante vende é X e eu tô pagando as vezes pelo menos 3 vezes X. E sei que muito vendedor final equipara preço de prateleira de nacional com algumas importadas pra não privilegiar o produto mais barato ...

Com certeza essas cervejarias fazem um trabalho com suas revendas e pós-vendas, mas talvez isso tenha que ser verificado. Claro que é mais fácil falar do que fazer, mas quando eu vejo preços de diversas cervejas americanas boas por 1.99 dolares em site de distribuidora online gringa, fico bolado com o salto de preço que faz eu ter que pagar no RJ o dobro (ou mais) do que sai no EAP, por exemplo, por uma garrafa da Bamberg...
Mais
15 anos 8 meses atrás #19091 por Pedro Fraga
Respondido por Pedro Fraga no tópico Re:ALÔ IMPORTADORAS...
Mauro Renzi Ferreira escreveu:

Essa questão de achar uma cerveja "cara" ou "barata", pra mim, é circunstancial e pessoal. Vai variar de acordo com quanto eu ganho e quanto eu gosto (ou estou disposto a pagar) de determinada cerveja.

Você tá certíssimo.

Eu não posso gastar nem 5% do meu salário em cerveja. Adoraria poder não me preocupar com isso e não acho que quem pode e o faz tá errado não, ao contrário do que acreditam que eu acho por aí rs.

A fatia de mercado de craft beer nos Estados Unidos representa menos de 5% do total das cervejas vendidas, mas para o Brasil, esse número é muito utópico. Não acredito que podemos chegar lá ou ter ampla difusão de cultura cervejeira se ela requer, de uma vasta maioria da população, um sacrifício ou planejamento de gastos.

Se é para apenas uma elite da elite, isso é um nicho comercial. Pode ser bem sucedido, pode circular bastante grana, pode ser ótimo. Mas é apenas um nicho.
Tempo para a criação da página:0.422 segundos