- Postagens: 98
- Obrigados Recebidos: 8
Alexandre Almeida Marcussi escreveu:
Thiago Alves escreveu: Meu caro, criticar é de fato algo que você pode e deve fazer. Mas fazer por fazer é por demais inútil. Você generaliza a blogosfera. Você é blogueiro? Já disse que não. Então também talvez não conheça toda a dinâmica do processo. [...]
E cara, sinceramente sobre se o blog aceita jabá ou não, merece mesmo ser discutido com tanto clamor como vc faz? Blogs não necessariamente seguem um código como veículos da mídia precisam e devem seguir. Os blogs de cerveja, muitos aderiram a carta dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja que ajuda a dar luz sobre estes temas.
Lá vou eu tomar as dores alheiras (para provavelmente me arrepender depois).
Thiago, acho que o assunto merece, sim, ser discutido com clamor. Ele é urgente e está tornando a blogosfera cervejeira endemicamente irrelevante e desinteressante. Eu também apresentei aqui uma série de generalizações sobre a blogosfera cervejeira brasileira, e, veja só, no meu caso eu de fato possuo um blog e conheço o processo de escrita e manutenção de um espaço virtual desse tipo. Meu blog não é signatário da carta do BBC, por um motivo que já foi levantado aqui e que o Fernando Pacheco resumiu bem: a carta é vaga e não define nada de substancial. Ela se esquiva de discutir a questão da relação entre blogs e marketing digital e sanciona tacitamente a prática, mesmo implicitamente reconhecendo que ela nem sempre é construtiva. Como autor, não vejo motivo para assinar essa carta; prefiro simplesmente fazer outra coisa. Ademais, o fato de tantos blogs participantes do BBC continuarem a viver predominantemente de marketing digital (publieditorial, jabá e afins) já mostra quão pouco relevante é o selo no sentido de oferecer uma alternativa a essa prática.
O problema existe, é do tamanho de um elefante e é muito difícil de se ignorar; mas, como o Gustavo tem colocado com razão, nunca é discutido. Parece tabu. Eu tento praticar outra coisa no meu blog, está lá para todo mundo ver. E, assim como eu, conheço diversos blogs que não aderem nem abrem espaço para práticas de marketing digital, como o 2 Dedos de Colarinho, O Contador de Cervejas e o Mosto Crítico, para citar alguns nomes (sem com isso querer dizer que não existem outros). Não à toa, acho que são blogs bem mais relevantes do que 90% dos já citados, que tem no publieditorial e em outras formas de marketing digital sua fonte prioritária de conteúdo.
Fabian Ponzi escreveu: Alexandre, você generalizou. Se existe um ou outro blog que viva predominantemente de produtos de marketing digital, não quer dizer que é um problema endêmico. Além disso, o teor do teu comentário faz um julgamento de valor de quem abre espaços - seja predominante, seja eventual - pro marketing digital. Você coloca que é "urgente" discutir esse assunto, demonstrando um desconhecimento do conjunto dos blogs brasileiros de cerveja. Volto a dizer, são poucos os blogs cujo conteúdo é predominantemente feito de releases e publis. Te garanto que tem muito mais blog de cerveja emitindo opinião sincera e isenta e publicando notícia do que simplesmente publicando release.
Odimi Toge escreveu: "O Cru e o Maltado" é o melhor blog brasileiro sobre análise, teoria e história da cerveja. Ponto.
Não há outro como ele e como os outros há centenas.
Copyright ® 2007-2024 BREJAS - Todos os Direitos Reservados