Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás #55861 por Fabian Ponzi

Alexandre Almeida Marcussi escreveu:

Thiago Alves escreveu: Meu caro, criticar é de fato algo que você pode e deve fazer. Mas fazer por fazer é por demais inútil. Você generaliza a blogosfera. Você é blogueiro? Já disse que não. Então também talvez não conheça toda a dinâmica do processo. [...]

E cara, sinceramente sobre se o blog aceita jabá ou não, merece mesmo ser discutido com tanto clamor como vc faz? Blogs não necessariamente seguem um código como veículos da mídia precisam e devem seguir. Os blogs de cerveja, muitos aderiram a carta dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja que ajuda a dar luz sobre estes temas.

Lá vou eu tomar as dores alheiras (para provavelmente me arrepender depois).

Thiago, acho que o assunto merece, sim, ser discutido com clamor. Ele é urgente e está tornando a blogosfera cervejeira endemicamente irrelevante e desinteressante. Eu também apresentei aqui uma série de generalizações sobre a blogosfera cervejeira brasileira, e, veja só, no meu caso eu de fato possuo um blog e conheço o processo de escrita e manutenção de um espaço virtual desse tipo. Meu blog não é signatário da carta do BBC, por um motivo que já foi levantado aqui e que o Fernando Pacheco resumiu bem: a carta é vaga e não define nada de substancial. Ela se esquiva de discutir a questão da relação entre blogs e marketing digital e sanciona tacitamente a prática, mesmo implicitamente reconhecendo que ela nem sempre é construtiva. Como autor, não vejo motivo para assinar essa carta; prefiro simplesmente fazer outra coisa. Ademais, o fato de tantos blogs participantes do BBC continuarem a viver predominantemente de marketing digital (publieditorial, jabá e afins) já mostra quão pouco relevante é o selo no sentido de oferecer uma alternativa a essa prática.

O problema existe, é do tamanho de um elefante e é muito difícil de se ignorar; mas, como o Gustavo tem colocado com razão, nunca é discutido. Parece tabu. Eu tento praticar outra coisa no meu blog, está lá para todo mundo ver. E, assim como eu, conheço diversos blogs que não aderem nem abrem espaço para práticas de marketing digital, como o 2 Dedos de Colarinho, O Contador de Cervejas e o Mosto Crítico, para citar alguns nomes (sem com isso querer dizer que não existem outros). Não à toa, acho que são blogs bem mais relevantes do que 90% dos já citados, que tem no publieditorial e em outras formas de marketing digital sua fonte prioritária de conteúdo.

Alexandre, você generalizou. Se existe um ou outro blog que viva predominantemente de produtos de marketing digital, não quer dizer que é um problema endêmico. Além disso, o teor do teu comentário faz um julgamento de valor de quem abre espaços - seja predominante, seja eventual - pro marketing digital. Você coloca que é "urgente" discutir esse assunto, demonstrando um desconhecimento do conjunto dos blogs brasileiros de cerveja. Volto a dizer, são poucos os blogs cujo conteúdo é predominantemente feito de releases e publis. Te garanto que tem muito mais blog de cerveja emitindo opinião sincera e isenta e publicando notícia do que simplesmente publicando release.

Obrigado por achar meu blog relevante e desculpe se o tom do meu comentário lhe ofendeu, mas não retiro o que disse. Talvez eu não devesse comprar brigas que não são minhas também, já que elas, como eu disse antes, me tiram do sério. Eu realmente tenho orgulho de fazer parte de um coletivo de blogueiros que se auto-regula e que faz seu trabalho - bom ou ruim, relevante ou não, isso depende de cada leitor - por AMOR, praticamente de graça e sempre no sentido de ajudar da forma que podem. Eu me irrito quando a índole dos blogueiros é questionada, pois nenhum que eu conheça é mal-intencionado, lhe garanto.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55863 por Marcio Beck
Marcussi, desculpe, mas não vejo como "degustação patrocinada" se encaixa em marketing digital.

É dizer que uma revista que fale de veículos teria que comprar todos para poder resenhar com propriedade.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion
Mais
11 anos 1 mês atrás #55865 por Alexandre Almeida Marcussi

Fabian Ponzi escreveu: Alexandre, você generalizou. Se existe um ou outro blog que viva predominantemente de produtos de marketing digital, não quer dizer que é um problema endêmico. Além disso, o teor do teu comentário faz um julgamento de valor de quem abre espaços - seja predominante, seja eventual - pro marketing digital. Você coloca que é "urgente" discutir esse assunto, demonstrando um desconhecimento do conjunto dos blogs brasileiros de cerveja. Volto a dizer, são poucos os blogs cujo conteúdo é predominantemente feito de releases e publis. Te garanto que tem muito mais blog de cerveja emitindo opinião sincera e isenta e publicando notícia do que simplesmente publicando release.

Ponzi, acho que você está irritado com coisas que eu não disse e que você, pelo tom inflamado do debate, acabou identificando às minhas opiniões. Sim, eu generalizei, porque não estava comentando este ou aquele blog, mas falando sobre tendências gerais que observo como leitor. Não se pode falar sobre tendências gerais sem generalizar, por definição. E o assunto me parece, sim urgente; não vejo por que isso demonstraria meu desconhecimento do conjunto dos blogs. Não sou só eu que estou incomodado com isso, haja vista as opiniões de outros debatedores aqui no fórum que estão igualmente incomodados com o fenômeno. Também nunca questionei a ética de nenhum blogueiro, seja quem se envolve com marketing digital, seja quem não se envolve. Não ponha isso na minha boca, por favor.

Respondendo a você e ao Márcio ao mesmo tempo, sobre a questão do que definir como "marketing digital" ou não. Uma definição estrita seria considerar que marketing digital abrange apenas a veiculação de materiais escritos por terceiros com o claro intuito de divulgar uma marca ou produto, como publieditoriais e press-releases. Eu estou usando outra acepção, mais lata, que compreende também o conjunto de materiais autorais inspirados por ações de divulgação tomadas por empresas. Nisso se incluiria, por exemplo, o ato de resenhar produtos novos degustados gratuitamente a convite dos produtores ou fornecedores. Estou incluindo isso porque essas ações fazem parte das estratégias de marketing digital das empresas do ramo cervejeiro. Não estou dizendo que isso é a mesma coisa que publieditorial. Reconheço a diferença entre ambos mas entendo que as duas práticas fazem parte de um mesmo campo comunicativo. E acredito que, lendo as opiniões emitidas aqui neste tópico, é possível reconhecer que existe um incômodo de algumas pessoas também com esse tipo de prática editorial. Aliás, o tópico começou falando mais sobre esse tipo de material do que sobre publieditoriais explícitos. Não estou dizendo, tampouco, que essa prática é antiética ou que anula a legitimidade das opiniões emitidas pelos blogueiros, mas apenas expressando meu desconforto com a predominância desse tipo de material na linha editorial de muitos dos blogs que acompanho. Entendam, não estou dizendo que marketing digital é "errado". Estou apenas dizendo que ele define um determinado perfil de comunicação que me incomoda, e que incomoda também outras pessoas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Luiz Gustavo, Alexandre LC
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55866 por Ricardo Sangion
Marcussi, talvez ficasse mais claro pra todos se voce desse alguns exemplos de Blogs que considera ter uma quantidade exagerada de posts de divulgacao de marcas ou produtos.

Nao imagino que isso seja uma critica, apenas uma constatacao, e daria para separar melhor os assuntos, ja que o caso dos publieditoriais parece encerrado.

Talvez o que esteja acontecendo seja uma insatisfacao geral com a falta de conteudo original e muito conteudo parecido, principalmente por parte daqueles que ja conhecem um pouco mais de cerveja, ou que nao tem tanto interesse em ficar por dentro de todos os lancamentos/novidades do mercado.

Ai a discussao sai um pouco do campo da generalizacao e interpretacoes equivocadas e voltamos a falar especificamente de alguns casos. Tenho certeza que o feedback sera muito bem recebido por qualquer blogueiro.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Ricardo Sangion.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55867 por Odimi Toge
"O Cru e o Maltado" é o melhor blog brasileiro sobre análise, teoria e história da cerveja. Ponto.

Não há outro como ele e como os outros há centenas. Se a audiência é baixa, isso apenas confirma a superficialidade da maioria das pessoas ao lidar com abordagens aprofundadas. Como música clássica, seu sucesso não pode ser medido pela relevância popular e sim pela qualidade intrínseca.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55868 por Ricardo Sangion

Odimi Toge escreveu: "O Cru e o Maltado" é o melhor blog brasileiro sobre análise, teoria e história da cerveja. Ponto.
Não há outro como ele e como os outros há centenas.

Odimi, concorco com a primeira afirmacao, mas nao com a segunda.
Vamos voltar a cair nos generalismos, que tanto atrapalham uma boa discussao.

Ha sim outros blogs de cerveja com seus diferenciais, e podem ser considerados os melhores sobre X, Y e Z.

Seria uma injustiça dizer que "como ele ha diversos outros", pois da a entender que os outros nao fazem um bom trabalho, ja que "qualquer outro é igual a ele".

Pode haver o melhor em cobrir eventos, o melhor em anunciar lancamentos, o melhor em conteudo original, o melhor em levantar bandeiras, o melhor em gerar debates, e ai vai...

Por isso a pluralidade é bacana. E as replicas de hoje podem ser os melhores de amanha, basta ver o mercado de carros, de eletronicos e mesmo o mercado de comunicacao de massa.

Se todos olhassem e dissessem "humm.... ja existem nao foi fazer igual" nao teriamos concorrencia, que é tao boa pra saude do mercado e evolucao de todos.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Tempo para a criação da página:0.501 segundos