Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás #55912 por fernando pereira frassetto

Fernando M Pacheco escreveu: Quero aproveitar a presença de todos para jogar na mesa um assunto correlato.

Costumo acompanhar as colunas sobre cervejas nos cadernos de gastronomia dos jornais Folha de SP e Estado de SP.

Gosto muito do trabalho da Heloisa Lupinacci, na coluna/blog Só de Birra, do Estadão. Cada vez mais aprofundada, ela tem emplacado matéria até na capa do caderno Paladar. Duas semanas atrás havia uma matéria bem extensa sobre cervejas para o inverno, com avaliação de muitos rótulos.
Em contrapartida a coluna do Sady Homrich no caderno Comida da Folha de SP é de uma pobreza decepcionante. Além de sair apenas a cada duas semanas nunca vai além do superficial. Na coluna de hoje ele fala da Baden Baden e do Mr. Beer.

E vocês, o que acham?

O Sady tem uma coluna na Revista da Cerveja que também é muito pobre. Não entendo porque um cara bem inserido no mundo cervejeiro como ele não escreve coisas melhores. Parece preguiça pura.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55913 por Ricardo Sangion
O Sady tem um perfil no Brejas, nao sei se costuma entrar com frequencia, mas voces podem convida-lo a deixar a resposta dele aqui: www.brejas.com.br/perfil/3225-sady-homrich

Pra quem gosta de Twitter, uma DM tambem ajuda: twitter.com/burgomestresady

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
11 anos 1 mês atrás #55916 por Thiago Alves
Gustavo, o que o Ricardo apresentou é exatamente a realidade.

Entendo o seu real questionamento, mas você está colocando a coisa muito preto no branco mesmo.
A própria Ambev, que você cita traz boas cervejas especiais em seu portfólio de produtos. Se for assim ninguém pode falar da Baden Baden ou da Eisenbahn porque são de propriedade da Brasil Kirin, que é outra mega player do mercado global.

Se for tudo tão preto no branco, vamos falar que essas duas cervejarias, por exemplo, não são mais artesanais? Não merecem pertencer a este meio? Perderam a qualidade? Acredito que não, muito pelo contrário, mantiveram a qualidade e ficaram ainda mais acessíveis, mas isso é outro tópico.

Retornando ao debate proposto aqui, a resposta do Luan foi bem elucidativa. Foi convidado por uma grande cervejaria e falou de algo ainda assim artesanal. Nem sempre a marca mãe, é a única interessada em aparecer, ainda que seja a anfitriã.

Eu te fiz uma pergunta neste debate que até agora você não respondeu. Se você receber de brinde algo bem interessante, como por exemplo a Dark Lord (em que sonho isso seria possível, mas ok, estou tornando o exemplo radical justamente para ver como o dedo iria coçar mais, ainda que na essência, aceitá-la seja igual a aceitar qualquer outra coisa). Você aceitaria se fosse blogueiro ou iria recusar sob o pretexto de ser um publieditorial?

Você está tão apegado a sua crítica que não vê o outro lado da moeda. Quando o Ricardo menciona que aceitar determinados convites passa por relacionamento, ele está certo. Afinal é por eles que podemos evoluir em muitas coisas em qualquer aspecto das nossas vidas.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55917 por Thiago Alves
Outra coisa, querendo ou não é mérito do blogueiro sim. Sinal que ele tem público e acessos o suficiente para ser convidado para algo. Não estou entrando aqui no quesito de que foi a heineken quem chamou.

Afinal, você já viu alguma marca (seja ela artesanal ou não) apostar em algo que não tem público? Eu não.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Thiago Alves.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55919 por Gustavo Guedes

Thiago Alves escreveu: Gustavo, o que o Ricardo apresentou é exatamente a realidade.

Entendo o seu real questionamento, mas você está colocando a coisa muito preto no branco mesmo.
A própria Ambev, que você cita traz boas cervejas especiais em seu portfólio de produtos. Se for assim ninguém pode falar da Baden Baden ou da Eisenbahn porque são de propriedade da Brasil Kirin, que é outra mega player do mercado global.

Se for tudo tão preto no branco, vamos falar que essas duas cervejarias, por exemplo, não são mais artesanais? Não merecem pertencer a este meio? Perderam a qualidade? Acredito que não, muito pelo contrário, mantiveram a qualidade e ficaram ainda mais acessíveis, mas isso é outro tópico.

Retornando ao debate proposto aqui, a resposta do Luan foi bem elucidativa. Foi convidado por uma grande cervejaria e falou de algo ainda assim artesanal. Nem sempre a marca mãe, é a única interessada em aparecer, ainda que seja a anfitriã.

Eu te fiz uma pergunta neste debate que até agora você não respondeu. Se você receber de brinde algo bem interessante, como por exemplo a Dark Lord (em que sonho isso seria possível, mas ok, estou tornando o exemplo radical justamente para ver como o dedo iria coçar mais, ainda que na essência, aceitá-la seja igual a aceitar qualquer outra coisa). Você aceitaria se fosse blogueiro ou iria recusar sob o pretexto de ser um publieditorial?

Você está tão apegado a sua crítica que não vê o outro lado da moeda. Quando o Ricardo menciona que aceitar determinados convites passa por relacionamento, ele está certo. Afinal é por eles que podemos evoluir em muitas coisas em qualquer aspecto das nossas vidas.

Thiago, a questão não é e nunca foi tão simplista 'se Heineken, baden baden ou a marcas da Kirin são craft beer ou não'. Adoro Heineken é minha cerveja 'de trabalho'.

Eu ilustrei com uma situação preto no branco pra ver se entendem o que eu quero dizer, o que tá difícil.

A questão é : O marketing e a cultura cervejeira estão formando uma simbiose tamanha que os próprios blogueiros não sabem ( ou fingem não saber) até onde é marketing puro e simples e até onde é 'cultura cevejeira'.

Simbiose: Simbiose é uma relação mutualmente vantajosa, na qual, dois ou mais organismos diferentes são beneficiados por esta associação. Há alguma indefinição nos conceitos associados a este termo. Assim, dever-se-á ter presente que a simbiose implica uma inter-relação de tal forma íntima entre os organismos envolvidos que se torna obrigatória.

pt.wikipedia.org/wiki/Simbiose

Ainda, talvez essa relação seja de parasitismo

Parasitismo (do grego παράσιτος, parásîtos: de pará, ao lado, junto de + sîtos, alimento, podendo significar “aquele que come ao lado de outro”1 é a associação entre seres vivos, na qual existe uma unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicado nessa relação. Desse modo, surge o parasita, agente agressor e o hospedeiro, agente que abriga o parasita. O parasita por sua vez, retira os nutrientes do ser o qual está hospedado, representando uma relação desarmônica. Os exemplos mais comuns são o de verminoses (causadas por vermes), o que muita das vezes pode levar o hospedeiro à morte, porém sem essa intenção,pois se o hospedeiro morrer o parasita também morrerá. Os seres que vivem à custa do hospedeiro podem ser de dois tipos: ectoparasitas (fora do corpo do hospedeiro) e endoparasitas (dentro do corpo do hospedeiro).

pt.wikiversity.org/wiki/Ecologia/Parasit...imbiose_e_mutualismo

Some-se a isso um corporativismo militar entre os blogueiros, panelinhas, networking e pronto, taí a blogosfera cervejeira do Brasil.

Mas se todos acham que tá legal, beleza. Vamos continuar com os publieditoriais a torto e à direita. Quem não quiser compactuar com isso, que clique no X do nagegador. Resolvido.

Quanto à Dark Lord, obviamente seria impossível recusar e talvez seja por isso mesmo que eu não dou minha cara a tapa pra escrever um blog e ter que encarar essas questões éticas e ser questionado por leitores chatos iguais a mim.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Gustavo Guedes.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: David Ortiz
Mais
11 anos 1 mês atrás #55926 por Luan Ferre
Gustavo, não vou alimentar mais a discórdia desse diálogo, primeiro porque sou declaradamente da "turma do deixa disso", segundo porque você já tem um exército de opositores a sua opinião.

Só quero te esclarecer uma coisa. Meu blog fala sobre cultura cervejeira sim, eu tenho dezenas de artigos sobre isso sim. Entretanto, em nenhum lugar eu assumo a responsabilidade nem tomo o partido de só falar sobre isso, eu posso falar sobre qualquer coisa relacionada a cerveja, afinal, o público que criamos gosta desses fatos diferentes também.

Vou deixar aqui um exemplo de duas notícias:

brejada.com/beer4u-guarani/

brejada.com/cervejaria-heineken-latitudes/

As duas são notícias ligadas a cerveja e nenhuma é sobre "cultura cervejeira". As duas são basicamente do mesmo tema, uma empresa ligada a cerveja patrocinando uma inciativa de entretenimento. Advinha eu qual eu levaria pedrada?rs

Vi muita gente falando do Marcussi aqui e nem preciso dizer que sou leitor assíduo do blog dele, que pra mim é genial (sou fanático por sours e vintage beer, pra mim aquele conteúdo é um prato cheio). Agora, quem começou agora a beber cerveja artesanal quer ler aquilo? Não, é muito complexo, voltado para os BeerGeeks como nós. Mesmo caso do Degustube, eu adoro e inclusive tive o prazer de conhecer o Paulo, mas vai mostrar um vídeo de 25 minutos de degustação pra um iniciante...esquece.

Cada blog tem seu conteúdo e liberdade editorial para publicar o que entender. A consequência será a resposta do público (e dependendo da pedrada, da justiça).

E ressaltando alguns detalhes do caso Rock in Rio, estavam lá Leornardo Botto, Eduardo Passarelli, Nicholas do Goronah, ou seja, nomes que contribuem e muito para nosso mercado. Outro ponto: a Heineken em momento NENHUM nos pediu para cobrir o evento, registrar, divulgar e etc, ela nos ofereceu os ingressos como forma de estritar nosso relacionamento, fizemos as matérias por dois motivos: tínhamos a oportunidade de gravar coisas legais e como forma de retribuição pelo convite.

Resumindo, eu valorizo o trabalho que faço e sei que colaboro com nosso cultura de alguma forma, sem enganar ninguém tampouco faltar com ética. De novo, clica no X se não é sua preferência de canal, paciência...
Tempo para a criação da página:0.487 segundos