Alexandre Almeida Marcussi escreveu: O problema existe, é do tamanho de um elefante e é muito difícil de se ignorar; mas, como o Gustavo tem colocado com razão, nunca é discutido. Parece tabu. Eu tento praticar outra coisa no meu blog, está lá para todo mundo ver. E, assim como eu, conheço diversos blogs que não aderem nem abrem espaço para práticas de marketing digital, como o 2 Dedos de Colarinho, O Contador de Cervejas e o Mosto Crítico, para citar alguns nomes (sem com isso querer dizer que não existem outros). Não à toa, acho que são blogs bem mais relevantes do que 90% dos já citados, que tem no publieditorial e em outras formas de marketing digital sua fonte prioritária de conteúdo.
Marcussi, so adicionando alguns detalhes importantes para deixar a discussao justa e baseada em fatos:
1) O 2 dedos de colarinho é escrito por um jornalista mesmo e dentro de um veiculo de comunicacao que segue diversas regras que separam drasticamente o editorial do comercial, nao seria um exemplo de comparacao ao meu ver, sem ter que entrar muito mais a fundo na discussao sobre tais veiculos de massa (nao blogs), o que nao vem ao caso.
2) Como coloquei antes, a quantidade de publieditorial, que é bem diferente de nota de imprensa/press release, é muito, mas muito pequena. Pediria que quem afirma que eles dominam a blogsfera realmente conte e traga os links, para que possamos entao ver a quantidade % deles. Posso afirmar pelo Brejas: temos um total de 1461 posts em 7 anos, e 8 Publieditoriais, o que representa 0,55% do nosso conteudo. Nunca fiz uma pesquisa, mas acompanho diversos blogues e acho improvavel que eles tenham tido muito mais publieditoriais do que a gente. E so pra fazer uma conta, vamos dizer que outros blogues tenham tido os mesmos 8 publieditoriais, mas tenham produzido menos conteudo, apenas 100 posts. Seriam ainda apenas 8%, que esta muito longe de poder ser considerado como "fonte prioritária de conteúdo"
3) Divulgar notas de imprensa, lancamentos, cobertura a eventos e demais nao sao considerados como "marketing digital", portanto nao podem entrar na conta do #2 acima.
Volto a pedir que quem tiver mais informacoes a respeito de praticas abusivas por parte de algum blog, coloquem aqui os fatos.