Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás #55838 por Fabian Ponzi
Alexandre, acho que você erra profundamente - apesar de reconhecer - quando generaliza e trata como afirmação uma opinião pessoal. Particularmente, não acho a blogosfera cervejeira irrelevante. São os blogs que trazem informação de qualidade e notícias para os apreciadores de cerveja. A qualidade de cada um deles é uma questão pessoal, assim como a relevância. O que VOCÊ acha relevante, pode não ser para outras pessoas e vice-versa. Além disso, afirmar que os blogs vivem "predominantemente" de publis e jabá é de uma falta de conhecimento do que acontece nos blogs que chega a causar vergonha alheia. Isso somado com a sua postura de "eu não faço o que os outros fazem" me parece que você se julga melhor ou maior que os outros blogueiros. Não posso falar pelos outros, mas pelo contato que tenho com vários outros blogueiros e pela leitura diária que faço de vários blogs, te garanto que você está completamente errado. Muitos blogueiros publicam suas opiniões isentas com a coragem que os seus leitores merecem e esperam. Publicam releases e eventuais publieditoriais também, mas não a ponto de servir como argumento para você dizer que eles vivem predominantemente disso. Para demonstrar isso, seguindo o exemplo que o Ricardo já trouxe do Brejas, trago uma estatística do Bebendo Bem: desde fevereiro de 2010, publiquei 1223 posts, dos quais, QUATRO publieditoriais. Acredito que vários blogs que você julga como escravos do marketing digital, tem estatísticas muito parecidas.

O que parece, em várias discussões que vejo nesse Fórum, é que muita gente acha que rola grana e cerveja a rodo para os blogueiros de cerveja. Parece que bebemos de graça e somos paparicados o tempo todo pelas palavras que escrevemos. Lhes garanto que não é NEM PERTO disso. Muitas cervejarias tem verdadeiro pavor de blogs de cerveja. Outras empresas, simplesmente, não tem cacife para bancar ações de marketing. Me parece, vendo o que vocês falam por aqui, que os blogs de cerveja são como os blogs de moda, em que a grana - e o jabá - rolam soltos. A realidade é beeeeeeeeem diferente.

Você fala que o BBC não apresenta alternativas a respeito do marketing digital (no que eu discordo diametralmente, pois a Carta de Intenções e o próprio grupo fazem disso uma prioridade, sendo o assunto o principal motivador da sua criação). Você tem alguma alternativa? Que tal, como blogueiro de cerveja, entrar no grupo e apresentar as suas ideias? Não é mais digno, já que você faz parte da categoria, tentar mudar as coisas lá dentro, em vez de fazer panfletagem aqui fora?

Usar marketing digital no blog é uma opção de cada um, desde que seja feito com ética e transparência em relação ao leitor. Se você não abre espaço pra isso no seu blog, é seu direito e nunca questionaria. No entanto, é arrogante demais achar que os outros blogs são irrelevantes por terem uma opção diferente da sua. Sobre a relevância ou não de um blog, concordo com o Maurício: é o LEITOR que decide. E como leitor assíduo de blogs de cerveja, daqui e de fora do Brasil, lhe afirmo que alguns blogs que você julga relevantes - inclusive o seu - não são relevantes pra mim.

Vocês me desculpem por ainda não ter me retirado da discussão, mesmo achando que ela não vai levar a lugar nenhum. Mas é que questionamentos a minha honestidade e a de amigos que sei que são honestos me tiram do sério. Ainda mais quando são feitas sem fatos, baseadas apenas em achismos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudio Solstice
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55839 por Ricardo Sangion

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: O problema existe, é do tamanho de um elefante e é muito difícil de se ignorar; mas, como o Gustavo tem colocado com razão, nunca é discutido. Parece tabu. Eu tento praticar outra coisa no meu blog, está lá para todo mundo ver. E, assim como eu, conheço diversos blogs que não aderem nem abrem espaço para práticas de marketing digital, como o 2 Dedos de Colarinho, O Contador de Cervejas e o Mosto Crítico, para citar alguns nomes (sem com isso querer dizer que não existem outros). Não à toa, acho que são blogs bem mais relevantes do que 90% dos já citados, que tem no publieditorial e em outras formas de marketing digital sua fonte prioritária de conteúdo.

Marcussi, so adicionando alguns detalhes importantes para deixar a discussao justa e baseada em fatos:
1) O 2 dedos de colarinho é escrito por um jornalista mesmo e dentro de um veiculo de comunicacao que segue diversas regras que separam drasticamente o editorial do comercial, nao seria um exemplo de comparacao ao meu ver, sem ter que entrar muito mais a fundo na discussao sobre tais veiculos de massa (nao blogs), o que nao vem ao caso.

2) Como coloquei antes, a quantidade de publieditorial, que é bem diferente de nota de imprensa/press release, é muito, mas muito pequena. Pediria que quem afirma que eles dominam a blogsfera realmente conte e traga os links, para que possamos entao ver a quantidade % deles. Posso afirmar pelo Brejas: temos um total de 1461 posts em 7 anos, e 8 Publieditoriais, o que representa 0,55% do nosso conteudo. Nunca fiz uma pesquisa, mas acompanho diversos blogues e acho improvavel que eles tenham tido muito mais publieditoriais do que a gente. E so pra fazer uma conta, vamos dizer que outros blogues tenham tido os mesmos 8 publieditoriais, mas tenham produzido menos conteudo, apenas 100 posts. Seriam ainda apenas 8%, que esta muito longe de poder ser considerado como "fonte prioritária de conteúdo"

3) Divulgar notas de imprensa, lancamentos, cobertura a eventos e demais nao sao considerados como "marketing digital", portanto nao podem entrar na conta do #2 acima.

Volto a pedir que quem tiver mais informacoes a respeito de praticas abusivas por parte de algum blog, coloquem aqui os fatos.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Ricardo Sangion.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Claudio Solstice, Marcio Beck
Mais
11 anos 1 mês atrás #55840 por Bernardo Motta
Discordo COMPLETAMENTE. É impossível acreditar que em pleno século 21 a maioria ainda acredita que a sabedoria de quem lê, consome, utiliza algo, conseguirá superar a pressão de marketing e mercado.

O que vejo nesse post era o que eu sempre esperava: o meio cervejeiro underground tentando legitimar um pensamento baseado em uma lógica que, a longo prazo, e insustentável para seu próprio meio!

Não, Maurício..me desculpe...mas um blog de merda pode se sustentar durante anos e anos..
Bem como qualquer merda ruim pode se sustentar por anos e anos...
Isso é comum demais em qualquer meio no mundo!

Este post demonstra 2 ou 3 candangos apanhando porque tem uma visão crítica do que acontece agora neste meio. E estou com eles..!

Infelizmente o meio craft beer brasileiro está sucumbindo perante a auto-enganação do tá tudo ok, jábá é de boa, vamos levar informação a lá caralha pras pessoas, o que é bom se sustentará no final, blablablablablablablablabla, qualquer um pode falar de cerva sem saber.

Os únicos fato que consigo ver, a curto prazo, para o mercado cervejeiro nacional especializado é:

- está visivelmente inflado e com um marketing sem retorno em volta dele. Número de blogs está crescendo assustadoramente e, para variar, os melhores são os com menos acessos.
- o meio está sofrendo um perigo ALTÍSSIMO para os próximos dois anos: i) consumo recuando e a classe B e C prestes a recuarem também! ; ii) possível crise cambial (destruiria FACILMENTE o setor).
- correntes estão pensando o meio com uma lógica que não condiz com o que sustenta o meio micro e nano cervejeiro... O setor microcervejeiro não tem expansão eterna e não falta MUITO para atingir seu ápice no mercado nacional. NÃO SOMOS OS EUA,GALERA (não estou exaltando os amiguinhos do norte, só estou levantando algo óbvio)!!

Por fim... acredito que a euforia que está se criando em volta do assunto "cerveja artesanal" no Brasil não está bem embasada. E infelizmente os blogs mais "pops", ao mesmo tempo que levantam IMENSAMENTE o setor, podem ser pontos cruciais para a morte desse meio tão criativo e lindo.

Abraços
Mais
11 anos 1 mês atrás #55841 por Fabian Ponzi
Bernardo, gostei da sua análise sobre o mercado cervejeiro do Brasil. Se quiseres aprofundar e escrever um artigo devidamente fundamentado falando nisso, coloco o Bebendo Bem a sua disposição para a publicação.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55842 por fernando pereira frassetto
Vamos ler mais Michael Jackson, Conrad Seidl, Garrett Oliver, Tim Hampson.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por fernando pereira frassetto.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55843 por Tuiuan Almeida Veloso
Também acho que quem determina é o leitor. Mais cedo ou mais tarde quem é ruim fica pra trás, quem é picareta é desmascarado e quem é bom sobrevive no meio.

Só que o que se discutiu aqui nesse tópico é parte desse processo. Quem se importa com o universo cervejeiro no Brasil tem todo o direito de se importar e criticar os blogs de cerveja, apontar processos falhos e informações erradas. Afinal de contas, os blogs funcionam como um mecanismo importantíssimo de disseminação de conhecimento em todos os níveis. Desde um bebedor simples como eu, que deseja ver mais rótulos, melhores cervejas e preços mais competitivos pelo Brasil; até quem realmente está envolvido no negócio como ganha-pão, como donos de cervejarias e importadores. Todos tem o direito de se expressar e são bem-vindos com alguma colocação, observação e crítica, com o devido respeito, óbvio.

Quem sabe absorver a crítica não vê nada de mau nisso, vê oportunidade de crescer. Mesmo quem porventura erra na questão do "jabá", pode ver que o caminho que segue não é o único e é errado e descobrir outros. O importante é estar aberto a sugestões e críticas sem tomar tudo como ofensa pessoal.

Aliás, critiquei o site Maria Cevada aqui, mas queria dar parabéns a Amanda por ao menos ter aparecido aqui e exposto seu ponto. Muitos diante das críticas simplesmente preferem calar e torcer para o assunto sumir. É bom saber que ao menos o site está comprometido com a transparência, que é o básico para as coisas funcionarem bem.
Tempo para a criação da página:0.513 segundos