Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 2 meses atrás #55783 por fernando pereira frassetto
Temos acesso a tantos livros bons sobre cerveja atualmente. Melhor ir à livraria e parar de ler tanta bobagem que se escreve em blogs.
Mais
11 anos 2 meses atrás - 11 anos 2 meses atrás #55790 por Gustavo Guedes
A origem de Jabá não tem mistério. Era uma 'propina' paga para as rádios tocarem a música. Vejam, era pra tocar e divulgar a música, não era pra dizer que a música era boa.

aulete.uol.com.br/nossoaulete/jabacul%C3%AA

Nesse sentido, isso elimina essa história de que só é jabá quando fala-se bem de algo. Pra mim, divulgar num blog algo pelo qual você foi pago para divulgar é jabá, não importa se tenha escrito em baixo 'publieditorial' release etc.

Dizer que é publieditorial, release etc. talvez minimize o jabá, mas não o elimina totalmente. Um risco, por exemplo, é que o blog passe a publicar somente publieditorial, release, em detrimento de qualquer outro post, afinal os jabás são pagos .

O blog do Mosto Crítico ilustrou com precisão o meu ponto de vista:

Diversos colegas blogueiros de cerveja convocaram uma convenção com o intuito de formar uma associação. Acho que é muito difícil juntar blogs com visões tão diferentes em uma associação sem que essa favoreça um dos lados. Não vejo sentido em participar de uma associação ao lado de blogueiros diretamente associados a cervejarias e importadoras ou que vivem de publieditoriais (mais conhecidos como jabá)

mostocritico.blogspot.com.br/2012/02/con...ros-e-se-brinde.html

e
Os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:
De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;" (para ler a carta na íntegra acesse o blog Bebendo Bem)

A retórica deste parágrafo pode parecer simples e direta à primeira vista, mas com um olhar mais cuidadoso logo percebe-se o vazio de tal compromisso. "Nos comprometemos a não fazer tal coisa, porém, quando fizermos, avisamos". Na mesma frase eles assumem um compromisso ético, mas dizem que em determinadas situações (leia-se quando pagarem) ele não será válido, quando isso acontecer deve-se avisar ao leitor. A forma como está escrito passa a impressão de que eles não pretendem vender a sua opinião, mas se porventura algum dos signatários o fizer ele não romperá com o compromisso, desde que assuma claramente. Não é bem assim: diversos membros deste grupo oferecem abertamente a venda de publieditoriais em seus blogs/sites, com tabela de preço e tudo! Se eles já sabem que esse compromisso só será válido as vezes, não seria mais coerente assumir apenas a segunda parte?

mostocritico.blogspot.com.br/2012/03/car...-dos-blogueiros.html

Lembrando que um dois maiores motivos que fez a Fátima Bernardes sair do JN pra ter ser próprio programa é que jornalista não pode fazer propaganda (na teoria), é falta de ética.

-ah é, blogueiro não é jornalista, esqueci! :laugh:

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 11 anos 2 meses atrás por Gustavo Guedes.
Mais
11 anos 2 meses atrás - 11 anos 2 meses atrás #55792 por Gustavo Guedes

Ricardo Martins Sangion escreveu: Gustavo, como fazer a cobertura das noticias, divulgar as novidades, sem usar estas ferramentas?

Se voce achar que alguma destas coisas que falei e que o Fabian compartilhou da maneira como os sites de cerveja trabalham sao erradas ou estao confundindo a cabeca das pessoas, fique a vontade para colocar aqui as suas observacoes e sugestoes de melhoria.

Ricardo, eu não tenho respostas definitivas para as suas questões.

Eu conheço muito bem press release. Por exemplo, revista de carro é movido a isso, se vc entrar num site de uma revista e entrar em outro, estranhamente sempre tem as mesmas notícias. Isso é ético? confunde a cabeça do leitor desavisado? talvez.

Contudo, talvez a resposta a sua primeira questão seja fontes. Se um blogueiro tiver fontes ( pessoas) isentas, creio que as notícias possam ser um pouco mais isentas.

O que é complicado é o jogo de interesses, panelinhas, troca de favores que move o mundo -não só o cervejeiro-, mas o mundo dos blogs em si.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Ultima edição: 11 anos 2 meses atrás por Gustavo Guedes.
Mais
11 anos 2 meses atrás #55793 por Alexandre Almeida Marcussi
Minha opinião pessoal como autor de um blog:

1. Para além das críticas a este ou aquele post específico, este ou aquele blog, o que me incomoda é que se criou uma "cultura do jabá" na blogosfera brasileira. Leio pouquíssimas matérias de opinião ou pesquisa, algumas de notas de degustação, e um mar monótono de divulgações e publieditoriais, de matérias cujo conteúdo praticamente se repete em 2, 3, 5, 10 blogs diferentes. Só se fala sobre lançamentos recentes, e raramente com algum tipo de comparação com outros produtos; parece que dá status falar sobre as novas cervejas que chegaram e praticamente "esquecer" as do ano passado. Os blogs se tornaram grandes espaços de marketing para as cervejarias e principalmente para as importadoras. É errado? Não sei, provavelmente tão errado quanto qualquer tipo de propaganda. Mas o que eu sei é que esse é um dos motivos pelos quais a blogosfera cervejeira anda tão desimportante e desinteressante, do meu ponto de vista.

2. Eu, como blogueiro, muito raramente recebo qualquer tipo de benesse, mas não posso dizer que absolutamente nunca tive acesso a nada que um consumidor normal não teria. Nunca recebi dinheiro (nem um único tostão) e nem recebi garrafas como cortesia de importadoras ou cervejarias para prová-las, mas já ganhei garrafas de cervejeiros que são amigos e já participei de degustações promovidas por importadoras, na faixa. Já até escrevi sobre elas, por exemplo, aqui . Isso torna o conteúdo do meu blog menos isento? Não sei, é uma questão sobre a qual eu gostaria de ouvir a opinião dos meus leitores do Brejas.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Gustavo Guedes, mavigo gosciola
Mais
11 anos 2 meses atrás #55795 por Fernando Passos
Alexandre, praticamente irretocável seu comentário.

Antes de tecer uma resposta ao seu ponto 2 queria fazer um adendo: percebo uma certa sensibilidade exacerbada e pouca maturidade dos blogueiros para lidar com as críticas. Raros são aqueles que têm o distanciamento necessário/humildade para refletir, preferem o embate, troca de farpas ou até mesmo a troca de insultos. Lastimável para quem pretende contribuir para uma suposta 'cultura cervejeira'.

Sobre a questão de receber algumas benesses tornar um blog mais ou menos isento reproduzo de cabeça a opinião que eu ouvi de um escocês crítico de whisky: se você pretende ser um avaliador totalmente independente não pode aceitar nenhum tipo de benesse/brinde/agrado de produtores/distribuidores/varejistas (obviamente excluem-se aqui os presentes recebidos de amigos, familiares etc); claro que o fato de aceitar alguma benesse não diminui o conteúdo do seu trabalho em si, mas de uma forma -talvez até injusta- retira aura de isenção.

Não sei se consegui expor com clareza o argumento, espero que sim.
Mais
11 anos 2 meses atrás - 11 anos 2 meses atrás #55796 por Fabiano Pereira

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Minha opinião pessoal como autor de um blog:

1. Para além das críticas a este ou aquele post específico, este ou aquele blog, o que me incomoda é que se criou uma "cultura do jabá" na blogosfera brasileira. Leio pouquíssimas matérias de opinião ou pesquisa, algumas de notas de degustação, e um mar monótono de divulgações e publieditoriais, de matérias cujo conteúdo praticamente se repete em 2, 3, 5, 10 blogs diferentes. Só se fala sobre lançamentos recentes, e raramente com algum tipo de comparação com outros produtos; parece que dá status falar sobre as novas cervejas que chegaram e praticamente "esquecer" as do ano passado. Os blogs se tornaram grandes espaços de marketing para as cervejarias e principalmente para as importadoras. É errado? Não sei, provavelmente tão errado quanto qualquer tipo de propaganda. Mas o que eu sei é que esse é um dos motivos pelos quais a blogosfera cervejeira anda tão desimportante e desinteressante, do meu ponto de vista.

2. Eu, como blogueiro, muito raramente recebo qualquer tipo de benesse, mas não posso dizer que absolutamente nunca tive acesso a nada que um consumidor normal não teria. Nunca recebi dinheiro (nem um único tostão) e nem recebi garrafas como cortesia de importadoras ou cervejarias para prová-las, mas já ganhei garrafas de cervejeiros que são amigos e já participei de degustações promovidas por importadoras, na faixa. Já até escrevi sobre elas, por exemplo, aqui . Isso torna o conteúdo do meu blog menos isento? Não sei, é uma questão sobre a qual eu gostaria de ouvir a opinião dos meus leitores do Brejas.

Marcussi,

Conheci o seu blog por meio da publicação da série 'Cervejas Selvagens'. Li todas as 'partes/etapas' e, em minha opinião, seu blog é instrutivo e isento. Compartilhaste conhecimentos, curiosidades, fatos históricos e impressões sobre várias cervejas degustadas. Nem por isso eu, como leitor e apreciador, vou sair comprando as cervejas que mencionaste. Posso até fazê-lo, se tiver apreço pelos estilos citados, curiosidade em degustá-los etc. Tá de parabéns!

"Um pouco de cerveja é um prato para um rei." (William Shakespeare - "A Winters Tale").
Ultima edição: 11 anos 2 meses atrás por Fabiano Pereira.
Tempo para a criação da página:0.486 segundos