Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás #55832 por Alexandre Almeida Marcussi

Thiago Alves escreveu: Meu caro, criticar é de fato algo que você pode e deve fazer. Mas fazer por fazer é por demais inútil. Você generaliza a blogosfera. Você é blogueiro? Já disse que não. Então também talvez não conheça toda a dinâmica do processo. [...]

E cara, sinceramente sobre se o blog aceita jabá ou não, merece mesmo ser discutido com tanto clamor como vc faz? Blogs não necessariamente seguem um código como veículos da mídia precisam e devem seguir. Os blogs de cerveja, muitos aderiram a carta dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja que ajuda a dar luz sobre estes temas.

Lá vou eu tomar as dores alheiras (para provavelmente me arrepender depois).

Thiago, acho que o assunto merece, sim, ser discutido com clamor. Ele é urgente e está tornando a blogosfera cervejeira endemicamente irrelevante e desinteressante. Eu também apresentei aqui uma série de generalizações sobre a blogosfera cervejeira brasileira, e, veja só, no meu caso eu de fato possuo um blog e conheço o processo de escrita e manutenção de um espaço virtual desse tipo. Meu blog não é signatário da carta do BBC, por um motivo que já foi levantado aqui e que o Fernando Pacheco resumiu bem: a carta é vaga e não define nada de substancial. Ela se esquiva de discutir a questão da relação entre blogs e marketing digital e sanciona tacitamente a prática, mesmo implicitamente reconhecendo que ela nem sempre é construtiva. Como autor, não vejo motivo para assinar essa carta; prefiro simplesmente fazer outra coisa. Ademais, o fato de tantos blogs participantes do BBC continuarem a viver predominantemente de marketing digital (publieditorial, jabá e afins) já mostra quão pouco relevante é o selo no sentido de oferecer uma alternativa a essa prática.

O problema existe, é do tamanho de um elefante e é muito difícil de se ignorar; mas, como o Gustavo tem colocado com razão, nunca é discutido. Parece tabu. Eu tento praticar outra coisa no meu blog, está lá para todo mundo ver. E, assim como eu, conheço diversos blogs que não aderem nem abrem espaço para práticas de marketing digital, como o 2 Dedos de Colarinho, O Contador de Cervejas e o Mosto Crítico, para citar alguns nomes (sem com isso querer dizer que não existem outros). Não à toa, acho que são blogs bem mais relevantes do que 90% dos já citados, que tem no publieditorial e em outras formas de marketing digital sua fonte prioritária de conteúdo.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
11 anos 1 mês atrás #55833 por Ricardo Sangion
Nao temos regras rigidas aqui no Forum do Brejas, mas:

1) Todo mundo tem direito de colocar sua opiniao, com uma palavra, uma frase, uma carta, nao importa. Até um "+1" é melhor do que nao falar nada
2) O direito de se expressar livremente nao quer dizer que se pode falar qualquer coisa, o que bem entender, pois existem regras na sociedade que seria legal de serem respeitadas, ja tivemos outros posts no Forum falando disso.
3) Seria muito melhor se todas as opinioes fossem colocadas sem ofensas pessoais. Citar nomes, fatos é legitimo, ofensas de qualquer tipo, seja com adjetivos ou ironias, é desnecessario pois nao agrega ao debate
4) Seria triplamente melhor se quem é atacado nao revidasse com novos insultos ou baixando ao mesmo nivel dos ataques iniciais
5) O forum nao é palco para acusacoes pessoais. Vamos tentar manter a discussao sobre fatos e dentro do tema.
6) Todos vamos um dia pisar fora da faixa, e tudo bem, acontece. Ficar insistindo no erro apenas prejudica a imagem das pessoas envolvidas e tambem afugenta quem vem aqui no Forum em busca de uma discussao saudavel, ganhar conhecimento, compartilhar algo legal.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
11 anos 1 mês atrás #55834 por Thiago Alves
Alexandre, pelo menos comigo você não precisa se arrepender do seu comentário.

Você possui o seu ponto de vista e argumenta. Isso por si só pra mim é mais que positivo. Sobre o BBC, você estar fora, respeito sua decisão. E você, por ser blogueiro, sabe como funciona e tem novamente, argumentos, para falar.

O que é diferente do que EU tenho percebido com relação a postura do Gustavo. Que jogou no ventilador sem nada de útil a acrescentar. Pois bem, lendo o que você falou, entendo a necessidade levantada pelo debate.

Se é pra debater, criticar quem possui essa "postura jabazeira", então lancem argumentos, ideias e auxiliem o processo de melhoria. E ainda assim, apesar de qualquer debate de fato construtivo que possa aparecer, no final das contas, o direito de fazer com o blog o que bem entender é do autor dele. Se eu acho isso bom ou ruim? Não tenho uma opinião completamente formada. Mas é um fato.

E pelo tamanho do elefante que você falou, entra ai um paralelo muito interessante. O jornalismo atual é tão jabazeiro quanto essa percepção de vocês perante aos blogs. Matérias pagas e censuras veladas por interesses econômicos. Enfim, não vou discursar sobre isso porque dá uma tese, mas o fato é que o veículo que se preza, ele indica o que é e o que não é patrocinado.

Fora isso, por toda formação e conhecimento que possuo em comunicação, não há muito o que fazer. Você sinaliza, sendo transparente e nesse caso não vê quem não quer.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55835 por Mauricio Beltramelli
No final, quem vai dar o devido valor e tornar o blog realmente respeitável não é carta nem compromisso público. É o leitor. Ninguém pode enganá-lo por muito tempo.

Aliás, essa regra se aplica a todas as atividades. Quem não tem competência, não se estabelece.
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Mauricio Beltramelli.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
11 anos 1 mês atrás #55836 por Thiago Alves
É isso mesmo Maurício.

Foi o que eu já havia comentado, o leitor é o termômetro. Pode ser feita a discussão que for sobre jabá e tudo mais, o blog é propriedade do editor dele e se o caminho que ele está seguindo é bom ou ruim, o leitor que vai determinar. Se for ruim, nitidamente a audiência irá começar a cair.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Mauricio Beltramelli
Mais
11 anos 1 mês atrás #55837 por Marcio Beck
Acho positivo que o tema ética na divulgação de informação sobre cerveja seja levantado, e que os consumidores demonstrem espírito crítico. Mas é pena que, como de costume no mercado cervejeiro, o debate sobre conceitos e pontos de vista fique em segundo plano em relação aos ataques pessoais. Ainda mais que a discussão já comece com estes ataques.

Igualmente triste que, conforme a Amanda mencionou, não tenha havido qualquer contato direto com ela para os questionamentos ao conteúdo. Ou com a página do BBC no facebook - que também não é difícil de localizar (basta clicar na caixinha de "pesquisar"). Oferecer o direito ao contraditório também é uma questão ética.

Sou jornalista profissional há 13 anos, e blogueiro há 3 anos. Como redator da Carta de Intenções do BBC, que foi intensamente debatida pelos integrantes do grupo, creio que posso oferecer algumas considerações sobre o tema.

A definição do dicionário para "jabá", como toda definição de dicionário, não contempla toda a história do termo, bem como a evolução da prática ao longo das décadas. Justamente por saber da amplitude que essas definições podem ter, chegou-se à redação que está na carta, classificada de forma, na minha opinião, infeliz, de "retórica vazia".

Curioso que um comentarista anônimo lá no Mosto Crítico tenha captado a palavra-chave: "indevidas". Influências sempre existem. Isenção e imparcialidade são, na realidade, posições inalcançáveis, como sabe qualquer um que tenha estudado comunicação minimamente.

Os seres humanos são dotados dos mais diferentes vieses. O que o BBC se propõe é a tentar evitar as "influências indevidas" - pelo qual queremos dizer aquelas que derivam de acordos que não estão explícitos para o leitor, e portanto tolhem sua capacidade de julgar a credibilidade aquele conteúdo. Ou seja, se propõe a ampliar a transparência sobre as relações que podem surgir entre os blogueiros e os players – que, é importante ressaltar, não são necessariamente espúrias nem necessariamente afetam significativamente o que está sendo passado ao leitor.

A postura que se tem adotado quanto aos publieditoriais, como no caso das blogueiras de moda, é o da sinalização (flagging) do post como tal - assim como, nos jornais, os anúncios que são diagramados como reportagens pelos anunciantes recebem a etiqueta de "informe publicitário". O conteúdo que não for autoral deve ser marcado como tal.

O BBC e a carta são uma tentativa de, além de dar transparência a este processo, criar uma instância de autorregulação dos blogs. A adesão ao grupo é voluntária, e não se trata de uma organização formal ou reconhecida por lei, dotada de poder de punição. Não somos polícia do pensamento, nem se trata de uma iniciativa que deslegitime os que não aderem a ela, de forma alguma.

O documento é passível de aprimoramentos, sem dúvida, e estamos sim empenhados nesta discussão. Contribuições são bem vindas, e acho que tanto o Marcussi e o Pacheco – que frequentemente adotam posturas que admiro – poderiam contribuir, em vez de simplesmente não aderir. Mas é preciso entender que, quando se fala em um coletivo, é preciso harmonizar da melhor maneira visões divergentes.

Quem tiver reclamações concretas e específicas sobre a atuação de qualquer blogueiro signatário da Carta pode procurar o grupo para discutir o caso e propor alguma medida. Acusações genéricas e generalizadas, principalmente as que não oferecem ao acusado a oportunidade de se manifestar, porém, não são um caminho justo nem válido.

Paz e cerveja para todos.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion, Fabian Ponzi, MARCELO RICARDO MONICH, Alexandre LC
Tempo para a criação da página:0.534 segundos