Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 11 meses atrás #55809 por Gustavo Guedes

Fabian Ponzi escreveu: A questão é que uma discussão dessas é inócua. Quem acha que todo blogueiro é jabazeiro, vai continuar achando e pronto. Nenhum argumento é válido quando não há disposição de que ele seja aceito. De minha parte, tenho a consciência tranquila que a minha opinião é sempre baseada no que eu realmente acho sobre as coisas. Quem quiser acreditar, acredite. Quem não quiser, fique à vontade.

Mas deixo um conselho: se forem julgar o caráter de alguém que vocês não conhecem, que o façam baseado em fatos, e não em suposições.

i
Realmente, é inócua. O ônus da prova é de quem acusa. Eu ilustrei meus argumentos com um publieditorial, que não seria considerado jabá.ok então, provou que você tem caráter, Fa
Bian, parabéns! O mal-carater sou eu.

O que chega a ser engraçado é quem para se defender utuliza-se de chavão de politico corrupto, igual ao Maluf. Não nega a acusação, simplesmente pede provas. "Prova que eu sou jabazeiro" pra mim é diferente de dizer "que eu não sou jabazeiro",categoricamente. Quase que um ato falho. Freud explica.

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 11 meses atrás #55810 por Fabian Ponzi
Como dizia minha avó: "café pra maluco não precisa de açúcar"...
Mais
11 anos 11 meses atrás #55813 por Tuiuan Almeida Veloso
De início, não tenho nada contra o blogueiro receber presentes, convites ou ceder o espaço do seu blog para propaganda. Manter um blog atualizado, ainda mais sobre um tema específico dá trabalho e consome tempo. Caso você queira viver disso ou dedicar uma boa parte do seu tempo com isso, tem que dar um jeito de fazer valer mesmo.

O problema é quando a pessoa começa a vender não o espaço ou a expertise dela para uma empresa, mas sim a opinião dela, aí a coisa muda de figura. Eu abri os olhos para essa questão do "jabá" em blogs com a minha prima, que é entusiasta de moda e começou a ler uma pá desses blogs pra mulheres. E ela começou a me passar uns links e blogs que claramente mostravam a subversão que acontecia naquele meio, com as empresas contratando as blogueiras na surdina, pedindo para que elas "avaliassem" seus produtos, ou então que colocassem nas suas "wishlists" e "dicas do dia" seus produtos. A coisa ficou bem feia, a grita foi grande, gente foi exposta ao ridículo e as coisas diminuíram de tom. Até onde eu saiba agora, os post já são ao menos sinalizados, o que já é um avanço, mas pra mim é longe de restaurar qualquer credibilidade, pois quem faz isso dá a impressão de fazer mais porque tem que fazer do que por uma questão de consciência. Quando você começa a vender demais seu nome para publicidade, francamente parece que você não tem mais opinião própria, que faz apenas a "voz do patrão", fenômeno facilmente observável nesse mundo capitalista.

A coisa ainda não está assim no mundo das cervejas porque francamente o mercado é bem menor e uma AmBev da vida sabe que se pagar para um blogueiro famoso falar que a Brahma hoje é uma cerveja excelente o mesmo vai ser exposto ao ridículo, então o dinheiro grande não corre mesmo nesse mundo. Mas a premissa é a mesma: blogueiros que construíram seu nome agora usam o mesmo para faturar passando coisas para seus leitores que não necessariamente refletem sua opinião, mas a de quem manda brindes, convites para eventos e compra espaço em suas páginas. Até hoje em todo esse universo blogueiro, não só de cerveja, vi pouquíssimas pessoas com coragem para criticar algum produto que recebeu de brinde, ou algum evento no qual foi pago para ir. E criticar não significa falar que tal produto é ruim ou muito ruim, tem gente que fala do produto que recebeu como se estivesse recebendo a melhor coisa do mundo, e tem gente que realmente é sortuda de receber a melhor coisa do mundo várias vezes, pelo jeito.

E o pior é ver que alguns blogs parecem criações quase que exclusivamente destinadas a faturar. Aquele Maria Cevada é um deles, ao que me parece. Um blog muito bem feito, layout bonito, textos bem escritos, o canal no Youtube tem vídeos muito bem produzidos e apresentados por uma menina simpática e bonita, que também é a dona do blog, ao que parece. Porém o conteúdo bem pobre, com muita propaganda, pouca informação relevante...Você compara com o Blog do Marcussi por exemplo, que tem um design bem mais simplório(desculpa) mas que os textos são uma delícia de ler, muito conteúdo e informação, o tipo de site na internet que não dá pra parar de ler, cavar o arquivo e ler mais. São dois estilos quase que contrastantes de blog. O do Marcussi é mais clássico, aquele cara que criou um blog para compartilhar com as outras pessoas suas experiências e os resultados de seus estudos e pesquisas, o da Maria Cevada parece ser feito do início ao fim pra faturar mesmo, entrar no meio. Isso tudo é só impressão, diga-se, mas é o que me parece.

Um blog criado pra faturar pode agregar à "cultura cervejeira" brasileira? Sim, mas os limites tem de ser estabelecidos. Você ceder um post do seu blog para uma empresa divulgar o produto dela não tem nada demais, você querer agir de vendedor para tal empresa tem problema sim. Se eu quiser ouvir as opiniões do pessoal das empresas sobre os produtos delas eu vou no site delas, ora.
Mais
11 anos 11 meses atrás #55814 por Ricardo Sangion

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #55818 por Mauricio Beltramelli
Apenas para esclarecer e dar leveza à discussão, meu último posto no Blog ( www.brejas.com.br/blog/11-07-2014/nao-va...ltakaiserbock-14761/ ) NÃO teve qualquer patrocínio da Heineken!

E também publiquei o release da Baden Baden 15 Anos por achar uma notícia relevante. Não fui à Campos do Jordão porque não pude ir. Mas não vejo problema nenhum nisso, não vai afetar minha opinião sincera sobre a cerveja, e o público do BREJAS entende isso há muitos anos.
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Mauricio Beltramelli.
Mais
11 anos 11 meses atrás - 11 anos 11 meses atrás #55819 por Amanda Henriques
Oi galera, tudo bem? Bem, eu sou a editora da Maria Cevada que incrivelmente nem ia ficar sabendo disso mesmo com toda a liberdade que existe nos comentários do blog e na fanpage da Maria. Acabei chegando nesse post pelo grupo dos Blogueiros Brasileiros de Cerveja do qual faço parte (todos conhecem? E as diretrizes? Espero que sim). Sinceramente não deu pra ler todas teorias da conspiração quando a única resposta é a seguinte: o blog tem um compromisso de transparência, sinalizamos os posts pagos, deixamos bem claras as parcerias e até coisas que "ganhamos". A Maria Cevada não é um blog para mulheres, sempre senti falta de conteúdos na Internet para iniciantes e ele é bem focado em quem está começando a gostar de cervejas artesanais, uma tentativa de trazer mais gente pra esse mundo melhor de cerveja boa.
Resumindo: 1. se não tá sinalizado, é informativo e não propaganda. Falo de bares, eventos e sempre sinalizo! 2. Sobre os vídeos: temos uma loja parceira que fornece as cervejas, o roteiro dos vídeos e a escolha dos rótulos é feita por mim. Não falo bem do que não gosto, não sou louca. Oferecemos a loja no fim do vídeo, porque eles nos cedem a cerveja. Simples. 3. Fiquem tranquilos que os próprios integrantes do BBC ficam atentos ao que estamos fazendo na rede, pois isso afeta o grupo como todo. Quem quiser ler a carta de compromisso está disponível aqui.
www.mariacevada.com.br/2013/04/bbc-blogu...iros-de-cerveja.html

Quem quiser trocar uma ideia comigo estou à disposição e claro, sempre estou aberta à sugestões pra tornar o blog melhor.

Como não dá pra sentar na mesa de bar com cada um pra contar sobre o surgimento do blog, e também já que essa discussão começou porque criticaram o nome do blog (???), fica o link de uma entrevista pra vocês saberem quem eu sou, o que é o blog, etc... www.heinekenbrasil.com.br/?Maria-Cevada-por-Amanda-Henriques
Ultima edição: 11 anos 11 meses atrás por Amanda Henriques.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion, Mauricio Beltramelli, Alexandre LC
Tempo para a criação da página:0.522 segundos