De início, não tenho nada contra o blogueiro receber presentes, convites ou ceder o espaço do seu blog para propaganda. Manter um blog atualizado, ainda mais sobre um tema específico dá trabalho e consome tempo. Caso você queira viver disso ou dedicar uma boa parte do seu tempo com isso, tem que dar um jeito de fazer valer mesmo.
O problema é quando a pessoa começa a vender não o espaço ou a expertise dela para uma empresa, mas sim a opinião dela, aí a coisa muda de figura. Eu abri os olhos para essa questão do "jabá" em blogs com a minha prima, que é entusiasta de moda e começou a ler uma pá desses blogs pra mulheres. E ela começou a me passar uns links e blogs que claramente mostravam a subversão que acontecia naquele meio, com as empresas contratando as blogueiras na surdina, pedindo para que elas "avaliassem" seus produtos, ou então que colocassem nas suas "wishlists" e "dicas do dia" seus produtos. A coisa ficou bem feia, a grita foi grande, gente foi exposta ao ridículo e as coisas diminuíram de tom. Até onde eu saiba agora, os post já são ao menos sinalizados, o que já é um avanço, mas pra mim é longe de restaurar qualquer credibilidade, pois quem faz isso dá a impressão de fazer mais porque tem que fazer do que por uma questão de consciência. Quando você começa a vender demais seu nome para publicidade, francamente parece que você não tem mais opinião própria, que faz apenas a "voz do patrão", fenômeno facilmente observável nesse mundo capitalista.
A coisa ainda não está assim no mundo das cervejas porque francamente o mercado é bem menor e uma AmBev da vida sabe que se pagar para um blogueiro famoso falar que a Brahma hoje é uma cerveja excelente o mesmo vai ser exposto ao ridículo, então o dinheiro grande não corre mesmo nesse mundo. Mas a premissa é a mesma: blogueiros que construíram seu nome agora usam o mesmo para faturar passando coisas para seus leitores que não necessariamente refletem sua opinião, mas a de quem manda brindes, convites para eventos e compra espaço em suas páginas. Até hoje em todo esse universo blogueiro, não só de cerveja, vi pouquíssimas pessoas com coragem para criticar algum produto que recebeu de brinde, ou algum evento no qual foi pago para ir. E criticar não significa falar que tal produto é ruim ou muito ruim, tem gente que fala do produto que recebeu como se estivesse recebendo a melhor coisa do mundo, e tem gente que realmente é sortuda de receber a melhor coisa do mundo várias vezes, pelo jeito.
E o pior é ver que alguns blogs parecem criações quase que exclusivamente destinadas a faturar. Aquele Maria Cevada é um deles, ao que me parece. Um blog muito bem feito, layout bonito, textos bem escritos, o canal no Youtube tem vídeos muito bem produzidos e apresentados por uma menina simpática e bonita, que também é a dona do blog, ao que parece. Porém o conteúdo bem pobre, com muita propaganda, pouca informação relevante...Você compara com o Blog do Marcussi por exemplo, que tem um design bem mais simplório(desculpa) mas que os textos são uma delícia de ler, muito conteúdo e informação, o tipo de site na internet que não dá pra parar de ler, cavar o arquivo e ler mais. São dois estilos quase que contrastantes de blog. O do Marcussi é mais clássico, aquele cara que criou um blog para compartilhar com as outras pessoas suas experiências e os resultados de seus estudos e pesquisas, o da Maria Cevada parece ser feito do início ao fim pra faturar mesmo, entrar no meio. Isso tudo é só impressão, diga-se, mas é o que me parece.
Um blog criado pra faturar pode agregar à "cultura cervejeira" brasileira? Sim, mas os limites tem de ser estabelecidos. Você ceder um post do seu blog para uma empresa divulgar o produto dela não tem nada demais, você querer agir de vendedor para tal empresa tem problema sim. Se eu quiser ouvir as opiniões do pessoal das empresas sobre os produtos delas eu vou no site delas, ora.