Blogs de Cerveja, qualidade e jabá

Mais
11 anos 1 mês atrás #55753 por Fernando Passos
E esse Maria Cevada realmente é horrível.
Mais
11 anos 1 mês atrás #55755 por Rodrigo Ruivo

Gustavo Guedes escreveu: E outra, se vc tava se referindo a mim quando falou que estavam falando pelas costas, com atitude covarde, acho que vc se enganou por dois motivos.

Primeiro, não falei pelas costas. Tai no post, dando nome aos bois.

Seugundo, o mundo não gira ao seu redor, infelizmente. Se eu quiser falar que seu blog é jabazeiro eu falo isso onde eu bem entender. Vc preferia que eu comentasse isso no seu blog? Ok, da proxima vez que eu vir um post com jabá lá vou citar aquela velha música: "mr. Lover Man (Jahbah).

Eu do alto da minha inocência não quis escutar a música e fui ler a letra traduzida e tentei arranjar uma explicação... daí deixei a musica tocar... eu ri!
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55756 por Fabian Ponzi
Fernando, uma opinião não precisa, por essência, ser neutra. Não existe o "dever" de ser neutro e distante quando se emite uma opinião em relação a algo. Por outro lado, concordo que se essa opinião for motivada positivamente por benesses, não é uma opinião, é propaganda. Os blogueiros de cerveja tem a responsabilidade - por serem signatários de uma Carta de Intenções e serem auto-regulados internamente por ela - de deixar bem claro aos seus leitores as motivações de suas opiniões, a fim de manter a sua credibilidade pessoal. E concordo também que devemos ressaltar as boas iniciativas e criticar as más, mas o julgamento de valor deve ser pessoal e isento.

Gustavo, o post que tu citaste não é um jabá, nem um publieditorial, mas um release, como bem discriminado na categoria do post. Você sabe o que é isso? Lhe explico: é um instrumento de divulgação de um produto ou ação, elaborado por uma assessoria de imprensa (citada inclusive no fim do post) e reproduzido a critério do veículo. Sim, eu fui convidado para o lançamento da referida cerveja e publiquei o release por julgar que era uma notícia relevante, assim como publico vários outros de outras cervejarias. Aliás, eu não fiz nenhum post falando bem da cerveja, pois não faço avaliações públicas de cerveja. Mas lá mesmo, diretamente para os cervejeiros da Baden, falei que não gostei muito do resultado, como fiz quando estava também no lançamento da Baden Witbier. O critério de publicação de algum release no Bebendo Bem é, tão somente, a relevância para os leitores, e não alguma benesse que eu, eventualmente, receba. Acredito sinceramente que a minha credibilidade é a minha principal qualidade. Credibilidade essa que faz com que eu não me furte de dar a minha opinião - e sofrer, como já sofri, as consequências disso. Acusações como a que você fez são covardes, pois são simplesmente jogadas ao vento sem provas. Você pode sim falar o que quiser, onde quiser, mas tenha responsabilidade. Acusar alguém sem provas é coisa de moleque.

Ah, e eu ainda estou esperando que alguém diga quem é o funcionário do HNB disfarçado de blogueiro...
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Fabian Ponzi.
Mais
11 anos 1 mês atrás - 11 anos 1 mês atrás #55757 por Ricardo Sangion
Criando este tópico para transferir algumas conversas de outros topicos que nao tinham esse assunto como tema central.

Queria ajudar a direcionar um pouco a conversa, compartilhando com voces algumas definicoes importantes:

Jabá
www.dicionarioinformal.com.br/jab%C3%A1/

Publieditorial
www.brogui.com/2009/02/15/publieditoriais-o-que-sao/

Ética Jornalistica
pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_jornal%C3%ADstica

Pessoas Publicas e Publicidade
www.gostodeler.com.br/materia/11180/publ...pessoas_famosas.html

Colunista:
pt.wikipedia.org/wiki/Colunista

Algumas opinioes que tenho com relacao aos diversos termos e suas relacoes:

- Jabá pra mim seria ficar usando espacos nao publicitarios para dar destaque, elogiar ou incentivar a compra/consumo de produtos e servicos. No classico exemplo, é o DJ tocando uma musica sem parar, o Domingao do Faustao trazendo os artistas que pagam, etc.
- Publieditorial e Notas de Imprensa nao devem, na minha opiniao, ser tratados como Jaba, pois sao classificados adequadamente.
- Opinioes pessoas dos colunistas/editores de Blogs ou outros veiculos tambem nao devem ser considerados jabá, mesmo quando existe uma proximidade da marca com quem escreve. Se em algum momento voces acharem que quem escreve nao esta sendo honesto com seus leitores ou que esta falando algo que nao é verdade e nao acredita, tem diversos outros nomes para este comportamento, mas nao jaba. O fato de uma pessoa ser convidada a conhecer o processo de fabricacao de uma cerveja, de experimenta-la, pode sim mudar a sua visao sobre o produto, e isso nao quer dizer que a pessoa foi paga para ter outra opiniao.
- Banners, Produtos em Destaque, Cobertura de Eventos podem ser consideradas como novas ferramentas dos veiculos de midia para buscar financiamento para seus projetos, em forma de publicidade. O importante é nao misturar o que deve ser organico (como as Mais Acessadas, Mais Votadas, Maiores Notas) com o que pode ser pago (Em Destaque, Avaliacao do Mes).
- O mundo é livre para que qualquer pessoa inicie um projeto qualquer, como um blog que fale de cerveja. Todo mundo tambem é livre para gostar ou nao. Porem, as pessoas nao podem simplesmente julgar o trabalho e classifica-lo de forma absoluta atraves de sua propria visao apenas. Muitas vezes o trabalho feito por um blog nao tem voce como publico-alvo e voce pode nao gostar, o que nao quer dizer que ele seja ruim e que nao tenha o seu papel. O proprio Brejas sofreu muito no comeco com esse tipo de critica. O mesmo acontece com as analises de cervejas, voce nao gosta mas pode ter quem goste.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Ultima edição: 11 anos 1 mês atrás por Ricardo Sangion.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Diogo Olivares
Mais
11 anos 1 mês atrás #55759 por Gustavo Guedes
Obrigado pelos adjetivos "moleque", "covarde". Me ofenderam muito, vou chamar a minha mãe!

O seu post acima, Fabian,é pautado por sofismas.

Se jabá pra vc é só quando alguém é pago pra escrever bem de uma coisa, e "se nao falar bem" ,apenas citar, nao é jaba, beleza! Entendi agora!

Depois quando te chamarem de "parasita da cerveja", não reclame, ok?

Cerveja = Felicidade Líquida.
felicidadeliquida.blogspot.com.br/
Mais
11 anos 1 mês atrás #55762 por Ricardo Sangion

Gustavo Guedes escreveu: Se jabá pra vc é só quando alguém é pago pra escrever bem de uma coisa, e "se nao falar bem" ,apenas citar, nao é jaba, beleza! Entendi agora!

Gustavo, como fazer a cobertura das noticias, divulgar as novidades, sem usar estas ferramentas?

O que os veiculos de noticia que normalmente lemos tambem trabalham assim, como os "press releases". Alguns publicam na integra, como veio, outros editam, mas os usam.

Os veiculos tambem sao convidados a conhecer empresas, produtos e servicos, muitas vezes com todos os custos pagos. Cabe aos profissionais e ao veiculo ter suas regras com relacao a influencia disso na opiniao da materia.

E seu eu for convidado a um evento de degustacao ou lancamento de cerveja, ou receber uma cerveja em casa como brinde, o certo era nao aceitar os convites, nao beber a cerveja, porque senao estou sendo comprado, independente da minha propria etica?

O Brejas, para nao precisar ficar fazendo selecao de quais press releases publicar, optou por abrir o espaco Falando de Cerveja para todos. Assim nao podem falar que a gente rejeitou esse e aceitou aquele. O leitor le se quiser. E quando a gente achar que um acontecimento merece pauta especial, pelos nossos proprios criterios, publicamos no Blog.

Se voce achar que alguma destas coisas que falei e que o Fabian compartilhou da maneira como os sites de cerveja trabalham sao erradas ou estao confundindo a cabeca das pessoas, fique a vontade para colocar aqui as suas observacoes e sugestoes de melhoria.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Tempo para a criação da página:0.487 segundos