mudanças nos hábitos cervejeiros ingleses

Mais
10 anos 10 meses atrás - 10 anos 10 meses atrás #53060 por Fernando Pires

Igor Garcia Pereira escreveu: Hmmm... talvez eu tenha levado azar então. Eu morava no exterior e estou morando no Brasil faz uns 6 meses e até agora não provei nenhuma cerveja nacional com o perfil da Punk IPA, Green Flash West Coast IPA ou Dogfish Head por exemplo. Já provei Wesnky Curupira, Klein Rock IPA, Maracujipa, Indica, Vixnu, Bodebrown Cacau IPA, Way Fizzy Yellow, Way Double APA e nenhuma delas tem o perfil que eu procuro (leve, cítrico de aparência clara). Talvez a Fizzy Yellow foi a que mais chegou perto mas ainda assim peca um pouco pelo desequilíbrio.

Alguma sugestão?

Olá Igor, levando em conta que as nacionais ainda estão em um nível abaixo das que citou por tudo que já sabemos, e pelo seu gosto pessoal, acho mais apropriada pra vc a Júpiter Ipa, talvez ela tenha um amargor mais adstringente e um perfil forte de lúpulo herbal do que as gringas que citou, mas acredito, em termos de Ipas nacionais, ser mais próxima do que espera nas características pretendidas por vc.

Abração.
Ultima edição: 10 anos 10 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
10 anos 10 meses atrás #53061 por Igor Garcia Pereira

Burrito Ortega escreveu: vou dar um pitaco:
no brasil sao feitas IPAS carameladas pois o lupulo é muito inferior ao lupulo gringo, em termos de frescor. E muito mais caro tb. não adianta, quanto mais seca a ipa, mais protagonismo do lupulo. é assim que gosto delas : secas, citricas e sessionable.

Minha experiencia com dry hopping foi sensacional nas minhas caseiras, porém ela murchava brutalmente em questao de poucas semanas, nao permitindo o arredondamento da bira. então ficava na escolha entre uma bira verde explodindo aroma e sabor de lupulo, ou uma mais madura, arredondada, porém sem aquele vigor e resiliencia do lupulo que se confere numa ipa de topo.
trocando ideia com um cervejeiro este me disse que ao invés do dry, ele soca quantidades depravadas de lupulo no final da fervura, tipo 4x mais do que uma receita comum e que, com este metodo, a cerveja pode descansar em paz e maturar como deve, que quando aberta, fica daquele jeito. mas imagina o custo disso numa larga escala... alguem ja experimetou esse procedimeto?

abraços

Muito interessante esta sua colocação Ortega, não tinha parado pra pensar nisso. Pode ser que realmente esse seja o X da questão.

Gostei da sua sumarização da IPA perfeita: secas, citricas e sessionable. Eu não poderia ter me expressado melhor. :)
Mais
10 anos 10 meses atrás - 10 anos 10 meses atrás #53062 por Fernando Pires

Igor Garcia Pereira escreveu: Hmmm... talvez eu tenha levado azar então. Eu morava no exterior e estou morando no Brasil faz uns 6 meses e até agora não provei nenhuma cerveja nacional com o perfil da Punk IPA, Green Flash West Coast IPA ou Dogfish Head por exemplo. Já provei Wesnky Curupira, Klein Rock IPA, Maracujipa, Indica, Vixnu, Bodebrown Cacau IPA, Way Fizzy Yellow, Way Double APA e nenhuma delas tem o perfil que eu procuro (leve, cítrico de aparência clara). Talvez a Fizzy Yellow foi a que mais chegou perto mas ainda assim peca um pouco pelo desequilíbrio.

Alguma sugestão?

Cara, acabei de degustar a Funk Ipa da cervejaria 2Cabeças, ela é uma session Ipa que apesar de ser sentido algum caramelo, ele é bem leve. Até pq o perfil maltado tb é leve com um teor alcoólico baixo pra uma Ipa, mas pelo resultado que a Cervejaria busca, ficou ideal. Ela não tem uma explosão de lúpulos, mas é bem evidente, casando bem com pouco malte e o perfil menos alcoólico.

Ela é leve, cítrica e não tem malte caramelo em excesso, só não é tão clara. Acho que vai gostar.

Abraços.

Anexos:
Ultima edição: 10 anos 10 meses atrás por Fernando Pires.
Mais
10 anos 10 meses atrás #53063 por Alexandre LC

Igor Garcia Pereira escreveu: Faz tempo que eu venho pensando a respeito desse "problema" das IPAs nacionais. De todas as IPAs nacionais que já tomei, nenhuma se destaca de uma forma surpreendente. Ao contrário, todas parecem ter o mesmo backbone de malte caramelizado, com diferença apenas no tipo de lúpulo e outros pequenos fatores. Algumas delas têm um aroma delicioso, como a Maracujipa, lembrando as mais famosas importadas do estilo, como a Punk IPA da Brewdog por exemplo, mas fica nisso. Todas têm o mesmo retrogosto de malte caramelizado, algo que vem me deixando desanimado.

A Indica, segue uma linha levemente diferente, por ter o diferencial da rapadura, mas mesmo assim, no final das contas, esse gosto de rapadura também remete a algo caramelizado. Não sei se vocês também concordam comigo mas fica aqui minha opinião.

PS. Ouvi dizer que a Tormenta e a Fucking Beer não usam maltes nessa linha, então vou procurar provar.

Fala Igor, você já provou a Noi Amara? Ela é bem no estilo que você mencionou, uma Imperial IPa dryhopped bem harmônica com notas herbais bem evidentes dos lupulos usado (tem-se a percepcao do Centenial tipo aqueles usados pelas IPA's das Founders). Na versão on tap não achei ela perfeita não, mas na garrafa (recém produzida) achei ela foda demais e me surpreendeu bastante. Não sei se onde você mora tem acesso a elas, mas poe na sua lista de opção e depois me conta se era isso que procurava em alguma nacional. Abs

PS.: Essa Green Cow não provei não, mas todo mundo que conheço amante de IPA falou que ela ta no top!

Junte-se ao grupo para nos informarmos das principais promoções de cervejas e produtos cervejeiros no Brasil.

www.facebook.com/groups/Cervejeiros.vendas.online
www.facebook.com/cervejaempromocao
Anexos:
Mais
10 anos 10 meses atrás #53064 por Fabio Baeumle

Fernando Pires escreveu:

Alguma sugestão?

Cara, acabei de degustar a Funk Ipa da cervejaria 2Cabeças, ela é uma session Ipa que apesar de ser sentido algum caramelo, ele é bem leve. Até pq o perfil maltado tb é leve com um teor alcoólico baixo pra uma Ipa, mas pelo resultado que a Cervejaria busca, ficou ideal. Ela não tem uma explosão de lúpulos, mas é bem evidente, casando bem com pouco malte e o perfil menos alcoólico.

Ela é leve, cítrica e não tem malte caramelo em excesso, só não é tão clara. Acho que vai gostar.

Abraços.

Ia indicar exatamente a mesma cerveja: Funk Ipa da cervejaria 2 Cabeças. Degustei ela ontem on tap no Festival em Blumenau e achei muito refrescante e leve, e com ótimo aroma e paladar herbal. Gostei tanto que trouxe 2 garrafas!!!
Mais
10 anos 10 meses atrás #53065 por Yuri Lopes
Uma que eu indicaria fácil fácil é a Refrescadô de Safadeza, da Urbana. Session IPA das melhores, peguei algumas garrafas antes de serem pasteurizadas e vou te dizer, a pasteurização é um crime para cerveja, mas infelizmente sem ela ñ seria possível existir cerveja em mercado e por aí vai. Mas acredito que mesmo as pasteurizadas sejam grandes cervejas.

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Tempo para a criação da página:0.504 segundos