André Silva escreveu: No exemplo que fizemos, uma cerveja de 1 euros, acaba sendo vendida por 12, usando 100% de margem do importador. E vimos que segundo essa simulação, ela se encaixa bem no mercado aqui de SP, onde uma belga 330 "comum" custa entre 16 e 24. Seguindo essa proporção, uma cerveja que custa 4 euros, seria vendida a 48, usando 100% de margem, e no mar custaria entre 72 e 96. É exatamente o preço que custa uma Fantôme no mercado.
André, bacana a sua participação aqui no fórum. É bom sinal de transparência que funcionários de importadoras se disponham a um diálogo horizontal com os consumidores.
Uma coisa que torna esse "cálculo burro" mais difícil para o consumidor é o fato de que nós só temos referência de preço de varejo, e vocês importadores trabalham com preço de atacado. No exemplo que você deu, que eu imagino que se aplique à La Corne, e que vale para a maioria das cervejas na faixa das trapistas, o importador compra a cerveja por 1 euro - isso é preço de atacado na fábrica. No empório ou nas lojas online na Bélgica, ela vai sair na faixa dos 2 euros. Esse é o preço de referência para o consumidor.
Aí, acaba que o consumidor faz o "cálculo burro" assim: pega o preço de varejo em euros, multiplica por 10, e vai dar mais ou menos o preço em reais aqui no Brasil (supondo que não haja nenhuma oscilação violenta na cotação do euro). E tem cerveja custando até menos do que esse cálculo aponta, como algumas belgas top da Bier&Wein, por exemplo. Quando estive na Bélgica, encontrei a Fantôme na faixa dos 4 euros
nos empórios. Não sei se era promoção ou algo do tipo, mas estimo que o preço de atacado na fábrica deva ser menor do que isso (na faixa dos 3 euros, talvez?), o que faz com que esse preço a partir de R$ 70 esteja um pouco acima desse cálculo. As De Ranke são mais caras que as Fantôme na Bélgica, mas chegam ao Brasil custando menos. Isso me intriga. Quanto à Horal Megablend, ela está custando 11 euros em lojas online - é impossível para nós saber qual foi o preço na fonte, mas há de ter sido menor que isso, talvez ali nos 8 euros.
Quanto à Best Beers, sei do ótimo trabalho que vocês fazem, por exemplo, com as cervejas da Verhaeghe, que chegam ao Brasil a um preço que não dá para reclamar se considerarmos o estilo. Mas não posso deixar de ter a impressão de que as margens não são as mesmas para produtos "top de linha" como Fantôme ou Horal. E também sei que, no caso da Fantôme, existe um outro fator que distorce o preço para cima: quando vocês trouxeram as Fontôme, o Cartier já tinha trazido o lote dele, que estava no mercado na faixa dos R$ 80. Isso deu à Best Beers uma boa folga para subir a margem e mesmo assim atingir um preço ligeiramente menor.