Custo Real de Importação de Cerveja

Mais
10 anos 11 meses atrás #52206 por Mauricio Beltramelli
Apenas pra enriquecer essa discussão.

Essa imagem foi postada há pouco pelo Ricardo Rossi. Vejam que apenas os impostos perfazem UM TERÇO do preço da nota. A partir daí, vêm TODAS as outras despesas, a começar do frete.
Anexos:
Mais
10 anos 11 meses atrás #52207 por André Silva

Mauricio Beltramelli escreveu: Apenas pra enriquecer essa discussão.

Essa imagem foi postada há pouco pelo Ricardo Rossi. Vejam que apenas os impostos perfazem UM TERÇO do preço da nota. A partir daí, vêm TODAS as outras despesas, a começar do frete.

Concordo!
Se querem achar o maior vilão dos preços altos, ele tem nome: ICMS de Substituição Tributária. Sem ele tudo seria tão diferente, principalmente quando se fala se vendas interestaduais.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Mais
10 anos 11 meses atrás #52209 por Alexandre Almeida Marcussi

André Silva escreveu: No exemplo que fizemos, uma cerveja de 1 euros, acaba sendo vendida por 12, usando 100% de margem do importador. E vimos que segundo essa simulação, ela se encaixa bem no mercado aqui de SP, onde uma belga 330 "comum" custa entre 16 e 24. Seguindo essa proporção, uma cerveja que custa 4 euros, seria vendida a 48, usando 100% de margem, e no mar custaria entre 72 e 96. É exatamente o preço que custa uma Fantôme no mercado.

André, bacana a sua participação aqui no fórum. É bom sinal de transparência que funcionários de importadoras se disponham a um diálogo horizontal com os consumidores.

Uma coisa que torna esse "cálculo burro" mais difícil para o consumidor é o fato de que nós só temos referência de preço de varejo, e vocês importadores trabalham com preço de atacado. No exemplo que você deu, que eu imagino que se aplique à La Corne, e que vale para a maioria das cervejas na faixa das trapistas, o importador compra a cerveja por 1 euro - isso é preço de atacado na fábrica. No empório ou nas lojas online na Bélgica, ela vai sair na faixa dos 2 euros. Esse é o preço de referência para o consumidor.

Aí, acaba que o consumidor faz o "cálculo burro" assim: pega o preço de varejo em euros, multiplica por 10, e vai dar mais ou menos o preço em reais aqui no Brasil (supondo que não haja nenhuma oscilação violenta na cotação do euro). E tem cerveja custando até menos do que esse cálculo aponta, como algumas belgas top da Bier&Wein, por exemplo. Quando estive na Bélgica, encontrei a Fantôme na faixa dos 4 euros nos empórios. Não sei se era promoção ou algo do tipo, mas estimo que o preço de atacado na fábrica deva ser menor do que isso (na faixa dos 3 euros, talvez?), o que faz com que esse preço a partir de R$ 70 esteja um pouco acima desse cálculo. As De Ranke são mais caras que as Fantôme na Bélgica, mas chegam ao Brasil custando menos. Isso me intriga. Quanto à Horal Megablend, ela está custando 11 euros em lojas online - é impossível para nós saber qual foi o preço na fonte, mas há de ter sido menor que isso, talvez ali nos 8 euros.

Quanto à Best Beers, sei do ótimo trabalho que vocês fazem, por exemplo, com as cervejas da Verhaeghe, que chegam ao Brasil a um preço que não dá para reclamar se considerarmos o estilo. Mas não posso deixar de ter a impressão de que as margens não são as mesmas para produtos "top de linha" como Fantôme ou Horal. E também sei que, no caso da Fantôme, existe um outro fator que distorce o preço para cima: quando vocês trouxeram as Fontôme, o Cartier já tinha trazido o lote dele, que estava no mercado na faixa dos R$ 80. Isso deu à Best Beers uma boa folga para subir a margem e mesmo assim atingir um preço ligeiramente menor.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 11 meses atrás #52211 por André Silva
Fala Marcussi!

Acho que você pegou promoção mesmo, porque nunca vi Fantome a 4 euros, a maioria delas custam entre 6 e 10 euros, veja esses links de lojas belgas, e sei que pelo menos 2 dessas tem loga física na Bélgica:

Magic Ghost: 6,20 EUR
www.bieresgourmet.be/catalog/index.php?m...7_70&products_id=189

Magic Ghost: 9,50 EUR
www.beerplanet.eu/catalog/product_info.p...roducts_id=105601205

Saison: 7,50 EUR
www.beermania.be/allnewbm.php?pcon=Single&b_id=190

Brise BonBons: 7,23 EUR
belgiuminabox.com/shop/saison-farmhouse-...e-brise-bonbons.html

Claro, nós importadores não pagamos esse preço, mas no geral, as lojas da Bélgica não costumam trabalhar com margem muito alta.
Quanto à De Ranke realmente não sei dizer, sei apenas que são de uma importação mais antiga(mais de 2 anos), onde o euro era consideravelmente menor, e é uma importadora que acabou fechando as portas e sendo incorporada por outra importadora, então realmente não sei dizer quais foram os termos dessa negociação, só sei que a De Ranke faz cervejas maravilhosas!

O que posso dizer é o que já disse, sempre vou vender o mais barato possível, pois a conta é simples: Quanto mais caro, menos eu vendo.
Não tem sentido cobrar mais caro pelas mais caras na origem.... pois quanto mais tempo eu demorar pra vender, mais essa cerveja vai me gerar de custo. Qualquer cerveja que fica mais de 8 meses parada, me dá prejuízo, pois só com o custo de armazenagem dela, já perdi toda minha margem.
O que fazemos é diminuir um pouco a margem dos produtos que vendem mais.

Quando trouxemos a Duchesse a quase 2 anos atrás, onde o euros estava na casa dos R$ 2,20, ela custava R$ 23 no EAP. Em nossa ultima importação, o euro estava na casa dos R$ 3,10, e ela continua custando R$ 23,00 no EAP. Isso ninguém reclama :laugh:
É normal isso, quanto mais o produto sai, mais o importador/distribuidor/fabricante quer que ela saia, então mantém preços mais competitivos.
Pra cervejas de baixa liquidez, isso não acontece. B)

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Alexandre Almeida Marcussi
Tempo para a criação da página:0.452 segundos