Custo Real de Importação de Cerveja

Mais
10 anos 11 meses atrás #52178 por Yuri Lopes
É que o preço da levedura das lambics subiu, só pode ser isso...

"Era um homem sábio aquele que inventou a cerveja."
Platão
Mais
10 anos 11 meses atrás #52180 por Ricardo Sangion
Existem sim algumas questoes de formacao de preco que maximizam o lucro na unidade, mas nem por isso fazem com que os comerciantes tenham um super lucro. Tudo que se vende em grande quantidade tende a ter uma margem baixa, principalmente quando é uma commoditty. Vejam por exemplo a gasolina, produções agricolas, etc.

Ao mesmo tempo, ha taticas de precos baixos para ganhar mercado ou para construcao de marca. Varias empresas fazem isso e ha casos historicos, como Google e sua rede AdSense e os carros Hyundai.

Indo além, não podemos nem devemos descartar a lei da oferta e da procura.
Quando a Hoegaarden e Leffe chegaram ao Brasil, custavam bem pouco, R$ 3,75 no ponto de venda físico, menos da metade do que custam hoje.
A razão de ter subido? Nenhuma outra cerveja do mesmo nível de qualidade e diferenciacao trabalhavam nesta faixa de preco. A AmBev viu que o produto sobrava em alguns mercados e desaparecia em outros. Fez uma adequacao de distribuicao e foi, gradativamente, elevando os preços junto com os lojistas. Resultado: ainda assim a cerveja acaba rapidamente onde é colocada a venda.

O mesmo podemos dizer que cervejas raras e muito diferentes.
Pra que dar-se ao trabalho de trazer Lambics, que sao cervejas que duram muito tempo e que tem uma saida baixa, para ganhar muito pouco, se podem maximizar os lucros e continuar vendo suas cervejas sairem?

Muitos disseram aqui ja e vou reforcar: se voce acha que esta caro, nao compre. A melhor maneira de fazer os precos abaixarem é quando o produto nao vende. Se a precificacao estiver correta, com margem baixa, e mesmo assim o produto nao vende, o produto nao deve existir, é um produto ruim ou fora da realidade para o preco.

Lembrem-se que muita gente aqui paga de R$ 1,50 a R$ 8,00 em uma lata de Coca-Cola, muitas vezes sem reclamar.

Entender as dinamicas de oferta e procura do mercado sao importantes.
Como é feita a precificacao de produtos tambem.
Como funcionam os mercados de luxo e alto luxo, tambem.

Reclamar é um direito, mas nem sempre esta correto.

Costumo fazer muita comparacao do Ranking do Brejas com carros.
- Um Fusquinha deveria ter nota maxima na categoria dele.
- Uma Ferrari tambem deve ter nota maxima na categoria dela.
- Ambos carros com nota 5 nao o fazem iguais em quase nenhum atributo ou comparacao

Com produtos e precos, a mesma coisa:
- Nao espere que uma Ferrari tenha preco de Fusca
- Nao espere que uma Ferrari tenha margem de lucro de Fusca
- Nao espere que, mesmo que voce tenha dinheiro, voce consiga comprar uma Ferrari
- Mesmo que voce tenha dinheiro e seja aprovado para comprar uma Ferrari, talvez voce seja muito mais feliz tendo um Honda Civic

É uma analise simplista e capitalista? Sim, é, mas muitas vezes precisamos voltar a realidade das coisas e gastar nossos eforcos em coisas que vao fazer diferenca, terao impacto.

Querem algumas sugestoes?
- Organizem grupos que possam encontrar amigos que vao viajar e possam trazer as cervejas mais raras por um preco bem menor
- Frequentem os bares pelo que eles oferecem e nao pelo preco da cerveja. Beber em casa vai ser sempre mais barato, até quando for Coca-Cola.
- Fiquem atentos nas promocoes, elas sempre acontecem. No Forum mesmo tem um espaco para a troca de dicas. Participe mais colocando suas dicas ao inves de ficar apenas esperando as dicas dos outros.
- Ao fazer uma avaliacao aqui no Brejas, diga onde bebeu e quanto pagou. A comunidade agradece ter referencia de precos para a mesma cerveja.
- Achou caro? Nao compre, voce nao é obrigado a comprar. Apoie as cervejarias e importadores que voce confia e concorda com a politica de precos.
- Ha varios importadores aqui no Forum e no Facebook. Fale com eles, quem sabe voce pode comprar uma caixa da breja que mais gosta por preco de loja?
- Abra um topico no Forum, tire fotos dos cardapios de bares e envie para que outros usuarios tenham acesso aos precos que muitas vezes nao estao disponiveis nos sites dos bares.
- Criem uma forma de dizer o quanto estariam dispostos a pagar por um determinado estilo de cerveja. Ter referencias de preco de outras brejas no mesmo estilo podem ajudar os importadores a decidirem se trazem ou nao aquele rotulo e qual a margem que conseguem colocar.
- Facam como alguns degustadores ja fizeram: abram a sua importadora. Mais concorrencia, melhores precos.

Apenas a ação vai mudar alguma coisa.

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
10 anos 11 meses atrás #52181 por Ricardo Sangion
Para quem já quiser começar a colaborar:
www.brejas.com.br/forum/precos-de-bares-e-emporios/

Ricardo Sangion
Fundador e Administrador do Brejas
Mais
10 anos 11 meses atrás #52184 por Alexandre Almeida Marcussi

André Rodrigues escreveu: A partir de dezembro, no entanto a mesma começou a custar R$ 150,00. Coincidentemente, esse aumento no preço aconteceu ao mesmo tempo que chegaram por aqui outros rótulos da cervejaria incluindo as garrafinhas de 375 ml. Hoje, é a garrafinha de 375 ml que custa em torno de R$60,00.

Quem trouxe as Cantillon em dezembro foi a Hors Concours, que, salvo engano, trabalha com as maiores margens de lucro do mercado. É deles também (e da Best Beers) que vêm as Fantôme por R$ 80, quando elas custam 4 euros na fonte. Mas isso ocorre com outras "top" europeias, como as De Molen BA, que custam 5 euros lá, no varejo, e que aqui chegam a R$ 85.

Não sei quem tinha trazido as Cantillon Gueuze que vieram lá pela metade de 2013, mas acho que não houve continuidade nessa importação. Depois, no fim do ano, passou a vir pela Hors Concours. Engraçado que eu não vi as meias garrafas aqui em São Paulo, só as grandes, nessa faixa a partir dos R$120. A Cantillon Gueuze grande custa em torno de 6 euros na Bélgica, preço de varejo. Deveria chegar ao Brasil custando uns R$ 50, se for seguir a mesma lógica de preços que estamos comentando aqui. Sem contar com fatores como o fato de que o frete marítimo é proporcionalmente mais baixo quanto maior o valor unitário da cerveja. Mas OK. A questão é que está custando R$ 120. A Cantillon é a minha cervejaria preferida, mas não tenho condições de comprar. Sorte que eu pude beber quando fui à Bélgica.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 11 meses atrás #52193 por Andi Nousi
Muito legal a discussão, cheio de informações de pessoas que trabalham no meio ou que realmente conhecem.

Criei esse tópico, pois como moro na Europa, tenho a sorte de poder beber varios rótulos com preços bem camaradas.

Com isso, um amigo me sugeriu a entrar no negócio de exportar cervejas para o Brasil, já que alguns amigos seus que são importadores da bebida tem a dificuldade do acesso a algumas cervejarias europeias devido a distância e fazer um parceria comigo seria atrativo, dado que trabalhei por alguns anos com negócios entre Europa e Brasil.

Mas antes de mais nada estou buscando muitas informações...

Pelo que vejo, o mercado ainda é muito pouco explorado, limitando-se a Sao Paulo, com bastante concorrencia, Rio de Janeiro e alguns outros polos com concorrencia acirrada, mas em geral o Brasil a fora ainda tem muito potencial.

Pontos positivos:
-Forte crescimento das classes C e D
-Aumento do nível salarial da classe média
-Aumento do conhecimento sobre cervejas super premium
-A cerveja super premium como um substituto dos vinhos no quesito luxo

Pontos negativos:
-Carga tributária
-Custo Brasil
-Burocracia
-Concorrência exacerbada
-Crescimento limitado

Para os importadores do fórum, quais ainda são os principais desafios que vocês encontram?
Mais
10 anos 11 meses atrás #52205 por André Silva

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: Quem trouxe as Cantillon em dezembro foi a Hors Concours, que, salvo engano, trabalha com as maiores margens de lucro do mercado. É deles também (e da Best Beers) que vêm as Fantôme por R$ 80, quando elas custam 4 euros na fonte. Mas isso ocorre com outras "top" europeias, como as De Molen BA, que custam 5 euros lá, no varejo, e que aqui chegam a R$ 85.

Grande Marcussi! Faz tempo que não tomamos umas, precisamos marcar mais vezes!
As Fantômes hoje custam no mercado realmente entre R$ 70 e R$ 100, mas é legal lembrar que antes de trazermos, elas custavam entre R$ 90 e R$ 150.
Quem é mais próximo sabe como trabalhamos, fazemos questão de manter uma margem baixa, pois assim podemos vender mais.

No exemplo que fizemos, uma cerveja de 1 euros, acaba sendo vendida por 12, usando 100% de margem do importador. E vimos que segundo essa simulação, ela se encaixa bem no mercado aqui de SP, onde uma belga 330 "comum" custa entre 16 e 24.
Seguindo essa proporção, uma cerveja que custa 4 euros, seria vendida a 48, usando 100% de margem, e no mar custaria entre 72 e 96. É exatamente o preço que custa uma Fantôme no mercado.
Lembrando que a Fantôme é uma cerveja que tem uma liquidez menor, então sua margem acaba ficando BEM menor pro importador.

Legal também fala sobre o Megablend 2013 que trazemos pro Brasil. É um exemplo clássico de como nossa margem é exatamente a mesma(15% menor, pra falar a verdade). Ela custa em média R$ 150,00, mas é uma cerveja que na Bélgica custa na casa dos 13 euros.
Sei dizer ao menos 2 cervejas europeias que também custam na casa do 13 euros e estão a venda aqui no Brasil a mais de R$ 300.

Acho que é sempre legal fazer essa "conta burra" entre valor na Bélgica e valor no Brasil pra saber quais importadoras estão abusando do preço e quais não estão.

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Tempo para a criação da página:0.470 segundos