Custo Real de Importação de Cerveja

Mais
11 anos 1 dia atrás #52062 por Andi Nousi
Depois de uma pesquisa sobre o custo de real de importação da cerveja é notório que os intermináveis impostos são o motivo principal das cervejas importadas serem tão caras. Mas a pergunta é: realmente quanto se paga em impostos?

Utilizando alguns artigos bem completos
conscerva.blogspot.ch/2013/01/vale-pena-importar.html
700cervejas.blogspot.ch/2011/11/cascata-...-tambem-para-as.html
g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/de...obre-importados.html
www.aduaneiras.com.br/canais/roteiros/default.asp?roteiro_id=20
www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

Não consegui chegar a uma conclusão. Mas acredito que seja por exemplo:

-Container de 20pés, trazendo uma carga de 17 mil euros (17 mil garrafas de 330ml)
-Frete: 2 mil euros
-Seguro: 1 mil euros
Total carga (VMLD – Valor da Mercadoria no Local de Descarga): 20 mil euros (usando um 3 BRL = 1 EURO) = 60 mil reais

I.I. = 20% (alguém confirma? pois no site da receita não encontrei o NCM para cervejas) = 12 mil reais

IPI = 15% (sobre 60 + 12 mil) = 10.8 mil reais
Pis = 1,65% (sobre soma previa) = 1.4 mil reais
Cofins = 7,60% (sobre soma previa) 6.3 mil reais
ICMS = 18% (P/ SP) (sobre soma previa) = 16.29 mil reais (aqui nao tenho mais certeza, devido a nova MP que elimina o PIS/Confins do calculo do ICMS, vide link acima)

Total = 107 mil reais (78% de encargos)

Agora somando custos aeroportuarios: despachante, obtencao de RADAR, taxa portuaria, armazenagem portuaria:
- uma estimativa conservadora: 5mil reais

Transporte da carga do porto até o destino final:
- uma estimativa conservadora: 1 mil reais

Total de custos: 113 mil reais para 17 mil garrafas de cerveja super premium. Custo unitario de 6.65 reais por garrafa.

Se você não considerar o custo de venda (armazem, marketing, contabilidade, pessoal, etc) e assumindo que essas garrafas chegam ao consumidor final valendo entre 15-20 reais a unidade, representa um lucro entre 200 e 300%...

Entao, sera que a realmente os impostos justificam precos tao altos?
Mais
11 anos 1 dia atrás #52063 por Dennis FM
Trabalho com importacao de itens bem diferentes de cervejas, mas pelo q sei a NCM da cerveja é 2203.00.00...

Na verdade o que mudou agora foi a Base de Calculo de PIS/COFINS, que agora é o próprio valor aduaneiro, ou seja, a mesma base do II, o que acabou por diminuir os valores de tais impostos... Outra recente mudanca, foi que muitos produtos tiveram a aliquota do COFINS aumentada em 1 ponto percentual, subindo para 8,6%...

NCM: 2203.00.00
II: 20%
IPI: 40%

Vale lembrar q o importador tem o direito de se creditar dos impostos recolhidos na importacao, exceto II, quando vender os produtos...
Mais
11 anos 6 horas atrás #52086 por Fernando Passos
Andi, só os impostos de importação em si podem até não justificar.
Mas, como você mesmo coloca o lucro seria de 200-300% SEM considerar os custos fixos de uma empresa, mão-de-obra (mais a oneração sobre a folha de pagamento), risco do negócio, capital investido, custo de capital...

Não estou dizendo que os preços estão bons, justos ou qualquer coisa que o valha. No entanto, se comparados com qualquer outro produto (carros, roupas, tênis, outras bebidas, imóveis, só pra citar um exemplo) os preços refletem sim a realidade do país.

É no mínimo inocência apontar a 'ganância' dos empresários. Assumida essa premissa a conclusão é que fora do Brasil os empresários não visam maximizar o lucro. Teoria que só faz sentido pra quem nunca trabalhou ou estudou o suficiente.
Mais
11 anos 4 horas atrás #52089 por fernando pereira frassetto

Fernando Passos escreveu: Andi, só os impostos de importação em si podem até não justificar.
Mas, como você mesmo coloca o lucro seria de 200-300% SEM considerar os custos fixos de uma empresa, mão-de-obra (mais a oneração sobre a folha de pagamento), risco do negócio, capital investido, custo de capital...

Não estou dizendo que os preços estão bons, justos ou qualquer coisa que o valha. No entanto, se comparados com qualquer outro produto (carros, roupas, tênis, outras bebidas, imóveis, só pra citar um exemplo) os preços refletem sim a realidade do país.

É no mínimo inocência apontar a 'ganância' dos empresários. Assumida essa premissa a conclusão é que fora do Brasil os empresários não visam maximizar o lucro. Teoria que só faz sentido pra quem nunca trabalhou ou estudou o suficiente.

Fernando, só não esqueça que há um aspecto CULTURAL a ser avaliado. Em países pobres como o Brasil as pessoas tendem a comprar as coisas por status, quem tem é alguma coisa e quem não tem não é nada e precisa conseguir, mesmo que a mercadoria muitas vezes seja ruim, mal feita, geralmente pior do que nos países de origem. Nosso mercado consumidor é ingênuo, mal informado e preguiçoso. Isso abre espaço para os malandros de plantão, que cobram o que bem entendem por produtos dos mais diversos, e justificam isso botando a culpa nos impostos.
Óbvio que os impostos fazem diferença no preço final, mas passam longe de ser os únicos culpados.
Eu sempre gosto de utilizar o mercado de automóveis como paradigma. Os grandes conglomerados dizem, para quem quiser ouvir, que ganham dinheiro é no Brasil. Ora, se os impostos são altos e o valor subisse apenas a diferença tributária, eles não ganhariam mais aqui. Entretanto, como o público nacional gosta de se exibir com "carrão", então eles jogam o preço para o alto e esperam alguém, comprar, e tem sempre gente comprando...
Mais
10 anos 11 meses atrás #52127 por Fernando Passos
Xará, concordo plenamente com o que você escreveu sobre a questão cultural.

Minha única intenção foi apontar que, além disso, a tributação e o risco são sim fatores que contribuem bastante para o encarecimento da cerveja. Você citou o exemplo dos preços de automóveis e eu mesmo fiz a ressalva de que o preço das cervejas é pertinente com o preço das demais mercadorias no Brasil.

Agora, quanto a esta questão cultural, quem consegue tirar real proveito são os grandes conglomerados. O micro/médio empresário pode até conseguir algum lucro excepcional por um tempo, mas não no longo prazo.
Mais
10 anos 11 meses atrás - 10 anos 11 meses atrás #52128 por André Silva
Jurei pra mim mesmo e pro Ricardo Sangion que não iria mais discutir sobre preços.... mas sempre acabo querendo falar algo :)

Digamos que o custo seja realmente R$ 6,65... vamos colocar R$ 6,00 pra facilitar as contas.
Quando se está enquadrado em lucro presumido(99% dos casos), os único imposto que você se credita na venda é ICMS e IPI. Para esse exemplo, vamos imaginar que os R$ 6,00 já é o custo sem considerar ICMS e IPI.
Alguns importadores tem beneficios pra IPI, PIS e COFINS, pra esse calculo, vamos assumir q o importador tem esses beneficio.
Digamos que o importador seja de SP e esteja fazendo uma venda pra SP e coloque 100% de lucro, ou seja, vai vender a R$ 12 pro bar.

Na Caixa com 24 garrafas(R$ 288), na emissão de NF você paga:
IPI: R$ 2,35
PIS: R$ 0,39
COFINS: R$ 1,86
ICMS (18%): R$ 51,84
ICMS-ST(18% da base de calculo+IPI+margem de valor agregado): R$ 37,01

Além dos impostos de NF, tem os impostos trimestrais:
IRPJ(1,2%): R$ 3,46
CSSL(1,08%): R$ 3,11

Ou seja, pra uma NF emitida no valor de R$ 288, se paga R$ 100,02 se impostos, sobrando 187,98(R$ 7,83 por garrafa). Lembrando que o custo de R$ 6,00, ou seja, sobra R$ 1,83 por garrafa.

Claro, ainda tem os outros custos como contador, comissão de vendedor, armazenagem e logistica.

Todos aqui sabem que comecei como entusiasta no brejas e acabei virando importador exatamente por pensar que importadores são monstros capitalistas que ganhavam 100% por venda de garrafa, e pensei: "Também quero minha fatia do bolo".
Acreditem, não é esse conto de fadas não.

Já discuti muito aqui sobre preços e custos, mas a coisa que mais me deixou claro que não se pode ter margens altas é simples: CONCORRÊNCIA.

Imagine que você abre uma importadora e você é o único importador no mercado.... você vai colocar a margem que quiser e rir a toa.
Ai chega outro importador e começa a trazer outra cerveja que é concorrente com a sua.... ela quer o seu mercado, então vai abaixar um pouco.... ai chega outro, e abaixa mais, esse é o principio de concorrência, todos querem.

Acreditem, se pudesse vender minhas cervejas a R$ 2,00, tendo 3% de lucro liquido, eu venderia tranquilamente, pois sei que ganharia no volume.
Liquidez alta = Margem baixa
Liquidez baixa = Margem alta

Simples assim :)

Gosta de cerveja e de viagem? Visite meu blog! www.TravelAndBeer.com
www.twitter.com/andre_silva_84
Ultima edição: 10 anos 11 meses atrás por André Silva.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Ricardo Sangion, Alexandre Almeida Marcussi, Tuiuan Almeida Veloso, Mauricio Serafim
Tempo para a criação da página:0.467 segundos