Jurei pra mim mesmo e pro Ricardo Sangion que não iria mais discutir sobre preços.... mas sempre acabo querendo falar algo
Digamos que o custo seja realmente R$ 6,65... vamos colocar R$ 6,00 pra facilitar as contas.
Quando se está enquadrado em lucro presumido(99% dos casos), os único imposto que você se credita na venda é ICMS e IPI. Para esse exemplo, vamos imaginar que os R$ 6,00 já é o custo sem considerar ICMS e IPI.
Alguns importadores tem beneficios pra IPI, PIS e COFINS, pra esse calculo, vamos assumir q o importador tem esses beneficio.
Digamos que o importador seja de SP e esteja fazendo uma venda pra SP e coloque 100% de lucro, ou seja, vai vender a R$ 12 pro bar.
Na Caixa com 24 garrafas(R$ 288), na emissão de NF você paga:
IPI: R$ 2,35
PIS: R$ 0,39
COFINS: R$ 1,86
ICMS (18%): R$ 51,84
ICMS-ST(18% da base de calculo+IPI+margem de valor agregado): R$ 37,01
Além dos impostos de NF, tem os impostos trimestrais:
IRPJ(1,2%): R$ 3,46
CSSL(1,08%): R$ 3,11
Ou seja, pra uma NF emitida no valor de R$ 288, se paga R$ 100,02 se impostos, sobrando 187,98(R$ 7,83 por garrafa). Lembrando que o custo de R$ 6,00, ou seja, sobra R$ 1,83 por garrafa.
Claro, ainda tem os outros custos como contador, comissão de vendedor, armazenagem e logistica.
Todos aqui sabem que comecei como entusiasta no brejas e acabei virando importador exatamente por pensar que importadores são monstros capitalistas que ganhavam 100% por venda de garrafa, e pensei: "Também quero minha fatia do bolo".
Acreditem, não é esse conto de fadas não.
Já discuti muito aqui sobre preços e custos, mas a coisa que mais me deixou claro que não se pode ter margens altas é simples: CONCORRÊNCIA.
Imagine que você abre uma importadora e você é o único importador no mercado.... você vai colocar a margem que quiser e rir a toa.
Ai chega outro importador e começa a trazer outra cerveja que é concorrente com a sua.... ela quer o seu mercado, então vai abaixar um pouco.... ai chega outro, e abaixa mais, esse é o principio de concorrência, todos querem.
Acreditem, se pudesse vender minhas cervejas a R$ 2,00, tendo 3% de lucro liquido, eu venderia tranquilamente, pois sei que ganharia no volume.
Liquidez alta = Margem baixa
Liquidez baixa = Margem alta
Simples assim