(amo muito tudo isso...rsrsr)
Andre: ou vc entendeu mal o que escrevi ... ou o que escrevi não teve a mesma logica que estava na minha cabeça. E estou certo que a 2º opção é a mais válida....rsrsrsrsrs (mea culpa)
Vamos la: o que quis mostrar é que da importação ate a breja na minha boca, temos ai 200/300% de aumento (na media), em especial se eu comprar e bendita em um bar "especializado".
Não da pra generalizar, ate mesmo porque (1) não sabemos REALMENTE o custo da importação nem das negociações que as importadoras fazem com a cervejaria x ou y e (2) existem "rotulos" e "rotulos", ou seja. breja x é tao boa quanto a y, mas é mais conhecida, tem nome, etc etc etc....no final o "nome" a torna mais "cara".
Peguemos 2 exemplos tipicos.
Uma trapista qq, tipo a Chimay Blue. Seguindo a media que ja colocaram ai nos primeiros posts, ele custou com tudo R$6,00 (acho que foi menos, mas...) pra importadora. A mesma vende ela a R$11,73 (100% em cima). No supermercado ela ta a, talvez, R$17,00 (+ 50%). No "Clube do Malte" ela agora esta em R$21,90 (+100%). E duvido que em qualquer bar/restaurante ela seja vendida por menos de R$26,00/28,00 (chutando baixo). Ou seja, ela foi importada por R$6,00, no meu copo em casa eu pago 200% a mais por ela e em um bar, mais de 300%.
Mesma coisa com o rotulo do nosso amigo Leandro. A AC/DC talvez custe, com todos os encargos, etc etc...os mesmos R$6,00. A importadora vende a R$12,30 ... vc encontra on line por R$16,90 e vai pagar em um bar, talvez uns R$23/25. Dos R$6 iniciais ela no meu copo, comprando on line sai quase 200% + o frete .. e no bar beira os 300%.
Novamente...tudo isso é sem "fundamento" ... a melhor coisa seria uma importadora vir aqui pra mostrar o real da coisa, mesmo pq esse é o foco desse topico.
No entanto, quer pelos impostos, quer pelos custos fixos, certo ou errado, exploração ou nao, fica claro que (1) há grandes dificuldades de se tomar boa cerveja aqui, ja que nem o pessoal "das brejas brazukas" se preocupa em colocar bons preços e (2) fica cada vez mais impossivel sair de casa para um bar/restaurante sem matar seu bolso.
Tem solução? Não sou do governo, não sou de importadora e nem tenho um bar. Esses seriam os mais indicados pra responder. Eu acredito que sim....
Nos resta apenas "torcer" ... torcer para que o governo abaixe os impostos (senta e chora...rsrs); torcer para um grande atacadista entender que uma rede como a Wine & More (rede americana) venderia que nem agua aqui no Brasil e ai teríamos preços excelentes; ou torcer para as nossas cervejarias assumirem uma postura mais "caseira" e investisse em produção com quantidade e qualidade, vendo com valores bons, sem "intermediarios"; ou ainda....que eu acho mais viavel de acontecer, bares e restaurantes se ligarem que esse é um grande mercado que cresce a cada ano, e com isso viria a concorrencia ... com a concorrencia melhores preços ... melhores preços, todos felizes.
Bons goles a todos nesse final de semana!