Custo Real de Importação de Cerveja

Mais
10 anos 11 meses atrás #52164 por Alexandre Gheorghiu
(amo muito tudo isso...rsrsr)

Andre: ou vc entendeu mal o que escrevi ... ou o que escrevi não teve a mesma logica que estava na minha cabeça. E estou certo que a 2º opção é a mais válida....rsrsrsrsrs (mea culpa)

Vamos la: o que quis mostrar é que da importação ate a breja na minha boca, temos ai 200/300% de aumento (na media), em especial se eu comprar e bendita em um bar "especializado".

Não da pra generalizar, ate mesmo porque (1) não sabemos REALMENTE o custo da importação nem das negociações que as importadoras fazem com a cervejaria x ou y e (2) existem "rotulos" e "rotulos", ou seja. breja x é tao boa quanto a y, mas é mais conhecida, tem nome, etc etc etc....no final o "nome" a torna mais "cara".

Peguemos 2 exemplos tipicos.

Uma trapista qq, tipo a Chimay Blue. Seguindo a media que ja colocaram ai nos primeiros posts, ele custou com tudo R$6,00 (acho que foi menos, mas...) pra importadora. A mesma vende ela a R$11,73 (100% em cima). No supermercado ela ta a, talvez, R$17,00 (+ 50%). No "Clube do Malte" ela agora esta em R$21,90 (+100%). E duvido que em qualquer bar/restaurante ela seja vendida por menos de R$26,00/28,00 (chutando baixo). Ou seja, ela foi importada por R$6,00, no meu copo em casa eu pago 200% a mais por ela e em um bar, mais de 300%.

Mesma coisa com o rotulo do nosso amigo Leandro. A AC/DC talvez custe, com todos os encargos, etc etc...os mesmos R$6,00. A importadora vende a R$12,30 ... vc encontra on line por R$16,90 e vai pagar em um bar, talvez uns R$23/25. Dos R$6 iniciais ela no meu copo, comprando on line sai quase 200% + o frete .. e no bar beira os 300%.

Novamente...tudo isso é sem "fundamento" ... a melhor coisa seria uma importadora vir aqui pra mostrar o real da coisa, mesmo pq esse é o foco desse topico.

No entanto, quer pelos impostos, quer pelos custos fixos, certo ou errado, exploração ou nao, fica claro que (1) há grandes dificuldades de se tomar boa cerveja aqui, ja que nem o pessoal "das brejas brazukas" se preocupa em colocar bons preços e (2) fica cada vez mais impossivel sair de casa para um bar/restaurante sem matar seu bolso.

Tem solução? Não sou do governo, não sou de importadora e nem tenho um bar. Esses seriam os mais indicados pra responder. Eu acredito que sim....

Nos resta apenas "torcer" ... torcer para que o governo abaixe os impostos (senta e chora...rsrs); torcer para um grande atacadista entender que uma rede como a Wine & More (rede americana) venderia que nem agua aqui no Brasil e ai teríamos preços excelentes; ou torcer para as nossas cervejarias assumirem uma postura mais "caseira" e investisse em produção com quantidade e qualidade, vendo com valores bons, sem "intermediarios"; ou ainda....que eu acho mais viavel de acontecer, bares e restaurantes se ligarem que esse é um grande mercado que cresce a cada ano, e com isso viria a concorrencia ... com a concorrencia melhores preços ... melhores preços, todos felizes.

Bons goles a todos nesse final de semana!
Mais
10 anos 11 meses atrás - 10 anos 11 meses atrás #52165 por Fernando Passos
Sei que o tópico não é exatamente este, mas como citaram o caso das cervejas nacionais vou fazer o adendo. Não sou produtor de cerveja nem coisa parecida, mas trabalho no ramo industrial.

O simples fato de um produto ser importado e outro nacional não significa que este, automaticamente, será mais barato, mesmo que de qualidade inferior. Deve-se levar em consideração que em muitos casos a cadeia de produção (e os respectivos custos) do produto importado pode ser menos onerosa (insumos, incentivos fiscais, oneração sobre mão-de-obra, logística interna, grau de instrução da mão-de-obra). Portanto, talvez (e desconheço totalmente a informação) produzir uma cerveja no Brasil seja mais caro do que nos USA, Bélgica, Holanda, Irlanda, Reino Unido...

Com relação a logística, o custo do frete marítimo geralmente não é muito alto, e o custo logístico dentro do Brasil é o mesmo para cervejas importadas e nacionais (com a óbvia exceção de se tomar uma cerveja regional - situações restritas a poucos estados). Em Curitiba, por exemplo, não é raro encontrar as cervejas da Way on tap por R$10/500ml.

Só a título de comparação, é por estas razões que automóveis chineses chegavam ao Brasil custando muito menos que os nacionais e muito mais equipados. Nesse caso em especial os preços só foram equiparados pela sobretaxação influenciada pelo lobby da indústria automobilística.
Ultima edição: 10 anos 11 meses atrás por Fernando Passos.
Mais
10 anos 11 meses atrás #52167 por Alexandre Gheorghiu
Fernando ... acho que você mesmo deu um exemplo claro do que pode ser aceitavel e alegrar a todos.

Uma pint de way a R$10,00, em um bar, é um preço muito convidativo. A breja é boa, vc ta num ambiente legal ... o dono do bar pra vender nesse valor ta com um lucro razoavel ... ou seja, ta todo mundo feliz e de copo cheio. (imagina....chopp eca da Brahma ta 7,5/8 pilas por aqui....pagaria 10 paus em cerveja de verdade tranquilamente).

O Pacheco deu outro bom exemplo em SP, os R$12 que pagou na DAMA IPA.

Poxa, é claro que o mercado nacional é bom...e da pra bater de frente com a concorrencia gringa (estou falando da cerveja do dia a dia, ok). Se com "pouco movimento" ja vemos boas possibilidades pra todos.....imagina com uma ação maior ... valores correto, todos com sorriso na cara ...
Mais
10 anos 11 meses atrás #52169 por Fernando Passos
Exato Alexandre, apesar das colocações que eu fiz acredito que o ingrediente cultural conta muito.

Reza a lenda (nunca vi nenhuma pesquisa, diz que existe) que o público consumidor em Curitiba é exigente e, em regra, não aceita pagar mais caro. Como disse, acho que seja sim um fator de peso.

Outro fator que ajuda é o tanto de cervejarias artesanais surgindo em Curitiba e região metropolitana. Nesse ponto acho que é uma cidade privilegiada dentro do contexto nacional.
Mais
10 anos 11 meses atrás #52171 por Alexandre Almeida Marcussi
Acho que essa discussão é pertinente, desde que o foco mude um pouco. Os cálculos são esses mesmos presumindo cervejas que custem 1,50-2,00 euros na fonte e que nos chegam nos empórios a R$ 15-20. É assim que funciona para as cervejas belgas mais clássicas.

O que me preocupa são os rótulos que custam 4 euros na fonte e aqui não saem por menos de R$ 80. Ou que custam 6 euros e aqui atingem R$ 120 nos empórios. O que me preocupa é saber que só chegaram ao Brasil duas caixas de determinado rótulo, e ver comentários em 5 diferentes blogs que receberam garrafas gratuitas para fazer divulgação. Isso está se tornando corriqueiro e ninguém está comentando. Também gostaria de saber por que cervejas alemãs custam bem menos do que as belgas, por exemplo. Elas realmente são tão mais baratas na fonte? Reclamar de preços exige que se conheçam os preços na origem, e o nosso mercado ainda não tem a transparência necessária nesse quesito.

ocrueomaltado.blogspot.com
Porque cervejas são boas para beber, mas também são boas para pensar
Mais
10 anos 11 meses atrás #52177 por André Rodrigues

Alexandre Almeida Marcussi escreveu: O que me preocupa são os rótulos que custam 4 euros na fonte e aqui não saem por menos de R$ 80. Ou que custam 6 euros e aqui atingem R$ 120 nos empórios. O que me preocupa é saber que só chegaram ao Brasil duas caixas de determinado rótulo, e ver comentários em 5 diferentes blogs que receberam garrafas gratuitas para fazer divulgação. Isso está se tornando corriqueiro e ninguém está comentando. Também gostaria de saber por que cervejas alemãs custam bem menos do que as belgas, por exemplo. Elas realmente são tão mais baratas na fonte? Reclamar de preços exige que se conheçam os preços na origem, e o nosso mercado ainda não tem a transparência necessária nesse quesito.

Outro ponto a ser observado são cervejas que sobem muito de preço de uma hora pra outra.
A Cantillon Geuze 100% Lambic Bio chegou ao Brasil ano passado. Eu comprei ela em Setembro do ano passado por R$ 69,90 a garrafa de 750ml(não foi em promoção, antes que alguém pergunte).
A partir de dezembro, no entanto a mesma começou a custar R$ 150,00. Coincidentemente, esse aumento no preço aconteceu ao mesmo tempo que chegaram por aqui outros rótulos da cervejaria incluindo as garrafinhas de 375 ml. Hoje, é a garrafinha de 375 ml que custa em torno de R$60,00.
Como explicar isso? Será que tudo no processo mais do que dobrou de preço?
Tempo para a criação da página:0.447 segundos